Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 26 de dezembro de 2010

NOVO ANO. RECOMEÇAR PARA CRESCER.

O Ano Litúrgico católico começa com o Advento – 4 semanas antes do Natal e termina no último sábado do tempo comum que  corresponde a véspera do 1º domingo do Advento, terminando o ano com  a Solenidade de Cristo Rei. Logo, o ano litúrgico atual iniciou no dia 30 de novembro de 2008 e terminará no dia 29 de novembro de 2009, e assim vai se repetindo de três em três anos chamados de Ano A, Ano B e Ano C.
            Cada período, cada tempo litúrgico tem o seu significado próprio e de uma profunda espiritualidade com uma seqüência de leituras bíblicas e ritos nas Missas onde “o Pai realiza o "mistério de sua vontade" entregando seu Filho bem-amado e seu Espírito para a salvação do mundo e para a glória de seu nome”.
            Essas constantes variações da liturgia são importantes e, além do sentido acima, conduzem a todos a uma permanente revisão de vida fazendo lembrar da necessidade de uma contínua conversão pessoal em torno de um único Deus Trino que divinamente atrai a todos para Si como uma força gravitacional para cujo propósito serve-se da religião como um dos melhores caminhos.
            Assim como o Advento litúrgico significa um início e aguardo cheio de esperanças e expectativas da chegada do Salvador, também o mês de janeiro é o primeiro do ano civil e tem a sua finalidade. Será um começar tudo de novo? Sim, mas com uma convocação a todos para as correções dos rumos da vida. O mesmo exame de consciência religioso deve influenciar no comportamento social humano de maneira tão forte que até os não-religiosos realizem as suas boas ações exemplarmente.
Portanto, festejar um ano novo deve ter um sentido muito mais profundo e sério do que uma justa ceia e fogos de artifício. Deve, acima de tudo, ser um momento de olhar para dentro de si procurando sentir se a consciência e o coração estão puros, maravilhosamente ligados ao Divino, ou  “caiado por fora parecendo formoso, mas por dentro cheio de defeitos” no dizer de Jesus em Mt 23,27; De olhar para trás e comparar os rastros deixados pela caminhada avaliando se as boas ações predominaram.
            Começo de ano. Renovação dos bons propósitos. Momento de afastar as maldades e as injustiças. Oportunidade especial para se lembrar orgulhosamente de todas as boas obras praticadas como decorrência da fé (Tg 2, 18.20.26), boas obras que se refletem no sentido verdadeiro do amor, do perdão, da caridade e da fraternidade e dizer obrigado Senhor!
            Vale a pena aproveitar do vai-e-vem dos anos litúrgicos; vale a pena aproveitar do vai-e-vem do ano civil, para que todas as pessoas possam evoluir, crescer, colaborar para o bem comum de uma sociedade sem discriminação ou preconceito, e a se reencontrar com o irmão excluído que muitas vezes está bem próximo e, acima de tudo, para se reencontrar verdadeiramente com o Deus verdadeiro.
Na paz de Cristo. Tenham um ótimo ano.
Diac. Narelvi
Publicado no Jornal MNLitoral, edição de janeiro/2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário