Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 5 de dezembro de 2010

Os brutos são brutos porque querem

A violência e brutalidade estão bem presentes hoje em nossa sociedade. Como entende-las?  Ai vem uma pergunta: E antetempo como era?
Biblicamente sabemos que o primeiro casal tornou-se mau quando desobedeceu a Deus. Fruto disso é o pecado. Pouco tempo depois, Caim, filho de Adão e Eva, matou seu irmão Abel.  A partir daí a Bíblia narra no Antigo Testamento uma série de desonras, crimes, guerras, cometimentos em sua boa parte atribuidos "a vontade de Deus”.
Vontade de Deus? À primeira vista parece incompreensivel ensejando uma criteriosa interpretação. Mas creio que NÃO pois Deus é infinitamente bondoso e amoroso. Deus é Amor.
Fora da Bíblia, descobertas arqueológicas revelam sacrifícios humanos de primitivos de milhares de anos, com a localização de esqueletos fracionados e crânios esfacelados, sinais de assassinatos e esquartejamentos dos corpos levando a crer que se tratava de um ritual. Macabro sim, mas um ritual de cunho sobrenatural. A historia está ai para contar muito mais a respeito.
Também já na vigência do Novo Testamento, crueldades foram praticadas seja por membros da Igreja seja por pessoas fora dela.
         Mas, o que dizer de hoje?
         O homem “moderno” que progrediu culturalmente falando, não deveria ser superior aos bárbaros antepassados? Claro que sim. Mas, então por que continua bárbaro?
         Estou convencido de que naqueles tempos os homens não tinham plena consciência dos seus atos.  Viviam sob a crendice de  deuses e idolatrias e mesmo com a gradativa compreensão da existência de um único Deus verdadeiro os seus critérios de certo e errado eram diferentes.
         E  os homens (sem generalizar) de hoje, o que fazem?
         Praticam lutas em ringues esbofeteando-se reciprocamente, algumas com regras técnicas, outras não, onde vale tudo, mas todas violentas e agressivas a maioria delas levando os gladiadores  a gravíssimos ferimentos, à invalidez e as vezes até à morte, sob aplausos de uma platéia que assiste e aposta como se estivesse no Coliseu de Roma num espetáculo de morte aos cristãos e escravos.
Torcedores fanáticos que nos campos de futebol agridem e matam.
Os jogos violentos nos computadores com roteiros que ferem, matam, destroçam pessoas, acionados por crianças e jovens  que vão perdendo a sensibilidade emocional e doutrinando-se para o crime.
         Assassinam-se  homens, mulheres, crianças, pais, mães e filhos.  E tem os que praticam aborto. 
E as touradas idiotas maltratando o touro que quando já fraco, é sacrificado pelo “valente” toureiro. E as brigas de galo, de passarinhos, e outros animais, sempre ladeados por tolos humanos?  
E os bandidos dos “famosos” morros do Rio de Janeiro e de outros centros de gangues que sentenciam, torturam e matam cúmplices do tráfico e até  inocentes no chamado micro-ondas (homicídio onde são utilizados pneus ou similares para circundar um corpo após o que o desafeto é  queimado) e outros métodos hediondos. E as agressões contra mulheres e crianças?
Sequestradores e assaltantes impiedosos que assassinam as vítimas por prazer. Guerrilheiros que sob o pretexto de servir a um ideal roubam, assaltam e matam;  Atentados e guerras;  Pessoas que padecem em suas enfermidades e morrem por falta de assistência medica e hospitalar  e outros pobres que passam fome em seus casebres improvisados ou desalojados nas ruas por omissão social e governamental. Acrescentem outros malefícios que vocês conhecem.
         Esses agentes do mal, por acaso não vivem hoje numa época cultural mais sábia? Por acaso não sabem que existe um único Deus Verdadeiro, que Jesus Cristo existe e que como Deus que é quer a paz;  Por acaso esses criminosos não tem família? Não  foram batizados? Não terão eles uma opção religiosa? Quem sabe até vão à Igreja, tenham Bíblia  carreguem crucifixo e façam o sinal da cruz. Mas mesmo assim insistem em permanecer no mal, aparentemente irrecuperáveis, cedendo aos demônios.  
Repito: Vontade de Deus? NÃO!
Refletindo um pouco sobre o passado, não nos esqueçamos da ignorância e das influencias culturais de todas as épocas da existência da humanidade. O que para nós representa um horror, muito provavelmente para aqueles personagens de outrora, não.
Entretanto, aos homens de hoje embora algumas vezes possa se explicar,  não se justifica.  Existem pretextos, falhas na educação,  falta de estrutura familiar. Mas não se justifica.  Erram com consciência do erro. São brutos porque querem, pois que a prática do bem e a proposta de recuperação estão ao alcance de todos e os exemplos nesse sentido são muitos. Basta um pouco de boa vontade.
Apesar da aparente irrecuperabilidade, a sociedade, as autoridades, as famílias, as Igrejas, os políticos, o povo de boa índole e os próprios brutos  precisam e devem fazer muito mais do que fazem para que os brutos deixem de ser brutos.
 Diac. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário