Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal em família

Natal -25/12/2010 - Ano A
A Missa do Natal do Senhor e do domingo reúnem capítulos especiais que envolvem profundamente os sentimentos cristãos. Nascimento de Jesus, Sagrada Família,  Perdão, Paz, Fé, Salvação, enfim, momentos de espiritualidade que tocam os corações de todos os homens, até mesmo daqueles que não professam o cristianismo e nem mesmo acreditam em Deus.

É o amor e a força de Deus que ultrapassam os limites da própria razão humana e atingem os sentimentos fazendo com que o homem e a mulher pensem no transcendente.

Afinal, que homem é este que faz do seu nascimento motivo de euforia para uns,  para outros emoções de saudades e recordações conflitando os sentimentos provocando as vezes até um pouco de tristeza? Balança a incredulidade de muitos  e reforça a fé dos crentes?

Isaias responde em 62,11: “Eis que o Senhor fez-se ouvir até às extremidades da terra”.

Onde quer que se esteja, o Natal  coloca a todos diante de Deus e em família.

Diante de Deus porque Jesus é Deus, e em família porque o Pai quis que seu Filho unigênito se revelasse aos homens nascendo de Maria contando com a proteção de um homem que se dispôs a ser o seu pai adotivo, José.

Uma família: Maria e José que juntos traziam a responsabilidade de cuidar do Filho de Deus, o Filho de Maria. Nesta família estava o Salvador  da humanidade que precisava ser protegido :  “Jose, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito”. “José, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel”.

Este menino cresceu obediente ao Pai, a Jose e Maria. Jesus é a figura central da Família Sagrada que pelo livro Eclesiástico nos ensina a honrar o pai, respeitar a mãe, e a educar bem os filhos.

Natal é inspiração para a prática do bem, justificando-se plenamente a reunião em família cantando e  louvando  o nascimento de Jesus. É o modelo das famílias cristãs embora a nossa sociedade esteja sofrendo agressões contra os valores morais, éticos e religiosos tão intencionalmente promovidas por segmentos, principalmente por algumas televisões que tentam com seus noticiários e programas, desacreditar a religiosidade e impingir um desvirtuado conceito de família, inclusive banalizando o Natal.

São Paulo na carta aos  Colossenses que hoje é lida, lembra que somos chamados como membros de um só corpo. A Família  Cristã deve formar um só corpo.
 

Que neste Natal, as nossas famílias procurem imitar a Família Sagrada, e que o nascimento de Jesus seja para cada um de nós, um momento fecundo para nos reencontrarmos com Cristo em nossas casas e especialmente na Casa de Deus que é a Igreja. 
Feliz Natal com Jesus e Maria
Diac. Narelvi e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário