Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Reflexão dominical: A nossa sabedoria e a Sabedoria de Deus



23º DTC - Ano C - 05/09/2010
(Sb 9, 13-18b; Fm 9b-10.12.17; Lc 14, 25-33)

Prezados amigos e irmãos em Cristo.

     Começamos as leituras falando em conhecimento. Conhecimento lembra sabedoria.
     Leva-nos a refletir sobre a noção que temos a respeito de tudo aquilo que aprendemos durante a nossa vida.
     Quando a discussão é sobre quem sabe das coisas, somos levados a analisar primeiramente o conteúdo intelectual das pessoas através das suas escolaridades. E ai nos deparamos com médicos, advogados, professores, cientistas, psicólogos, técnicos, homens e mulheres diplomados  nas diversas áreas das ciências humanas. Não podemos deixar de reconhecer a enorme relevância que têm esses exímios conhecedores nas relações humanas, inclusive aqueles que aprenderam nas pequenas escolas primárias e nas escolas da vida.  Como é importante nesse sentido a intelectualidade para quem quer ensinar, administrar, governar e dirigir materialmente e até espiritualmente as pessoas do seu reduto. E nos admiramos e exclamamos: “Como são inteligentes!”
     Porém, no livro da Sabedoria, traz um outro desafio. É o da sabedoria que antes das nossas escolas e faculdades, vem de Deus.
    “Qual o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Quem pode sondar as intenções do Senhor?”. “Quem poderá então descobrir o que há nos céus?”.
    Deus aprova a sabedoria humana. Mas acima de tudo, Ele quer que tenhamos uma sabedoria que venha Dele. Uma sabedoria gratuita que não dependa só da intelectualidade acadêmica, mas acima de tudo, que não precise ver, palpar, mas que se expresse através do sentir.
    Nenhuma ciência conseguira dar respostas às perguntas retro apresentadas. Somente o nosso coração com inspiração no Sagrado é que conseguirá se manifestar sobre o que existe de melhor na honestidade, no amor, na fraternidade, na caridade, no perdão, através do que sentimos e dita a nossa consciência.
    Os conhecimentos materiais, humanos, poderão se perder e serem desprezados  antes ou após a morte. Mas a sabedoria que vem de Deus permanecerá conosco até na eternidade.

     E foi justamente pela sabedoria de Deus que São Paulo se tornou o grande evangelizador a ponto de por causa da sua fé, como crente em Cristo, ser preso em Roma.  E até na prisão vivendo a caridade e a fraternidade, converte Onésimo que lhe confessou ter sido escravo de Filêmon de quem havia roubado, lá numa província da Ásia. Paulo também conhecia Filêmon, igualmente por ele convertido e batizado.

Vejam! Lá estava Paulo entre dois amigos ressentidos para quem os serviu com sua sabedoria evangélica. E a predisposição do perdão e da reconciliação são resultados da conversão que leva a incondicionalidade do amor, razão do pedido que faz na carta a Filêmon: receba-o, não mais como escravo ou inimigo, mas como irmão, lembrando que esse gesto fraterno é agradável ao Senhor.
      Para quem realmente é servidor e seguidor de Jesus Cristo, não há prisão,  nem perseguição, nem obstáculo algum que possa impedir de praticar o bem.


    Aliás, a grande mensagem de Jesus no Evangelho de hoje está exatamente no mandamento Amar a Deus sobre todas as coisas. É a opção preferencial ensinada por Jesus Cristo que mesmo respeitando o amar ao próximo, ensina que viver a religiosidade cristã seja como bispo, padre ou diácono, ou como fiel leigo, impõe uma renuncia muitas vezes daquilo que nós amamos e nos apegamos familiarmente e materialmente falando, lançando o desafio: “Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo”.
    É, meus irmãos. Somos criaturas e filhos de Deus colocados neste mundo para servir. Com o batismo, recebemos dentro de nós metas e projetos santificantes que deverão ser cultivadas até o fim. Jesus não quer que criemos embaraços e se interfira negativamente na caminhada  de ninguém que possa interromper o projeto de Deus.

Louvado seja N.S. Jesus Cristo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário