Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

NATAL DO SENHOR. 2017

Resultado de imagem para natal de jesus
Natal do Senhor
Is 52,7-10; Hb 1, 1-6; Jo 1, 1-18
25.12.2015
Estimados irmãos em Jesus Cristo.


Hoje é o dia do MENINO JESUS. Embora alguns estejam a deturpar as tradições natalinas transformando-as em motivo para exploração comercial e até os símbolos começando a ser substituído por outras figuras perdendo o aspecto religioso, O NATAL SÓ TEM SENTIDO PARA OS CRISTÃOS.


Isto porque para nós, o menino Jesus humano que enxergamos no presépio é verdadeiramente o DEUS ENCARNADO.


O Evangelho narrado por João traz uma das mensagens mais linda das Sagradas Escrituras: 1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo ilumina todo ser humano. 14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”.


Essa passagem bíblica revela que Deus e Jesus é um só.

Palavra, aqui, não se confunde com o substantivo que empregamos normalmente. Mas na tradução do AT do hebraico para o aramaico é entendido como DEUS.


Palavra ou Verbo, aqui, é expressão ou manifestação de Deus. Portanto, quando João fala no principio era a palavra, etc. referia-se a JESUS: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”. E no v. 18: “A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer”. 


Esta é a grande razão pela qual nós festejamos o dia do nascimento de Jesus e devemos fazer dessa data um momento de alegria materialmente falando com ceia em família, saudações aos amigos, e até distribuição de presentes. Contudo, em primeiro lugar deve ficar o lado espiritual, religioso que é o mais importante porque foi através de Jesus que conseguimos nos libertar da escravidão do pecado e as portas do céu se abriram.


Jesus então não é uma entidade fora do contexto da divindade. Jesus como homem nasceu há pouco mais de dois mil anos, ao que chamamos de encarnação (não confundir com reencarnação), sendo Ele o mesmo Deus da Criação do Universo que se deu a conhecer de forma visível na pessoa de Jesus.


Amados irmãos.


Percebemos assim que a festa do Natal vale para lembrar que o nosso Jesus é o mesmo Deus que habita em nós. Esse Deus que outrora falou pelos patriarcas e profetas, e que depois da encarnação passou a falar na pessoa do Filho Jesus que “sustenta o universo com o poder de sua palavra”, diz São Paulo na sua carta.


Porém, a grandiosidade do momento natalício que aconteceu em Belém de Judá à qual nos reportamos hoje não pode ficar nisto. Precisamos aproveitar da oportunidade para uma revisão pessoal. Como foi o meu passado? O que tenho feito para melhorar ou agradecer? Estou sendo um cristão católico atuante, consciente, leal? O que pretendo investir na minha espiritualidade e religiosidade?


Isaias faz soar como poesia o lindo gesto de evangelizar: “Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação". E consolida como pregador dizendo a Sião: “Reina teu Deus!"


Falei que o Natal é dos cristãos porque com tais assumimos uma obrigação já no batismo. Mas a ternura do Natal está intimamente ligada ao amor de Deus por toda a humanidade e também pela presença feminina de MARIA   no Plano da Salvação. Daí porque a magia, a espiritualidade do Natal contagia o mundo todo. Que essa data sirva para que os homens não se deixem levar pelas promiscuidades de uma sociedade descomprometida com o bem, com a moral, com a ética, e se voltem para uma sociedade formada pela comunidade do Povo de Deus que tenha uma religiosidade responsável, uma família como a Sagrada Família de Jesus, Maria e José, que pregue o amor e a paz. E nós poderemos dizer: COMO SÃO BELOS SEUS PÉS QUE TE LEVAM A ANUNCIAR O BEM, A PAZ E A SALVAÇÃO.

Feliz Natal com JESUS e MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário