Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de novembro de 2015

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO - 22.11.2015

REFLEXÃO DOMINICAL
Dn 7,13-14; Ap 1,5-8; Jo 18,33b-37
34º DTC – 22. 11.2015

Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Introdução.
            O Ano Litúrgico é o "calendário religioso" que começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina na última semana do Tempo Comum, onde se celebra a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (Cristo Rei).  
Por ele, o povo cristão revive anualmente todo o Mistério da Salvação centrado na Pessoa de Jesus, o Messias. O Ano Litúrgico contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Essas datas mais importantes são o Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma e Tempo Pascoal. As outras datas encontram-se no Tempo Comum.
O Ano litúrgico divide-se em Ano A, Ano B e Ano C, com reflexões bíblicas que a Igreja divide nos três anos, podendo se dizer que passados esses tempos toda a Bíblia foi lida e meditada nas celebrações.
            Hoje, portanto, terminamos de reviver a História da Salvação elencada no Ano B que termina com a proclamação do Cristo Rei, Jesus vitorioso, com sua missão salvífica contextualizada.
Sem duvida é um momento de reflexão sobre que proveito trouxe as leituras bíblicas do Ano B. Somente você meu irmão e irmã poderão concluir e responder se de prepararam-se para proclamar o CRISTO REI.
Não apenas hoje, mas principalmente no Juízo Final quando o nosso tempo realmente terminará na terra e compareceremos os vivos e mortos, os salvos e os condenados para ultima revelação pública do premio que cada um recebeu para a vida eterna.  
Daniel
O Profeta Daniel em sua visão enxergou um homem vindo entre as nuvens e apresentado aos anciões. A Esse homem foi dado todo o poder, glória e realiza sobre todos os povos. E poder eterno que jamais lhe será tirado.
A alusão é a Jesus Cristo.
Apocalipse
São João dá o merecido destaque a Jesus que nos ama, quando o reconhece como o primeiro a ressuscitar, o soberano de todos os reis e governantes da terra.
Como Daniel, Jesus é o homem que surge das nuvens e todo o verão, até mesmo os pecadores.
Nenhuma nação deixará de conhecer Jesus e alegrar-se de te-Lo como rei, pois Jesus sendo Deus é o principio e o fim, “aquele que é, que era e que vem”, num declaração de plena divindade.
Evangelho
Hoje, quando celebramos o Cristo Rei, o tomamos por Rei do Universo, aquele que não veio para ser rei da terra. Respondendo a Pilatos Jesus afirmou que o seu reino não é deste mundo.
Realmente, Jesus jamais usou do seu lado divino para fugir à sua missão. Jamais usou de força e impedir que o prendesse e fosse crucificado. Bem que poderia!
A missão de Jesus é missão de paz.
Hoje então celebramos a vitória da vida sobre a morte, do bem sobre o mal, da paz sobre a guerra.
Não posso deixar de observar como o islamismo seria diferente se Jesus fosse o rei deles ao invés do fanatismo e fundamentalismo religioso que na ação dos rebeldes inescrupulosos envergonham o próprio muçulmanismo por praticam os maiores atos de barbárie contra seus próprios irmãos.
E lamento acrescentar, mas ter Jesus como Rei do Universo é muito mais do que praticar um cristianismo de fachada, superficial, apenas de rótulo. Também temos entre “cristãos” quem pratique atos de terrorismos nos conhecidos redutos dos traficantes, assaltantes, malfeitores que ceifam vidas inocentes em todo o Brasil.
Irmãos e irmãs.
Estamos completando o tempo do ano B. Não é o fim, mas um ponto de partida para o ano C, e assim sucessivamente enquanto nossa vida durar. Devemos ter consciência de que nossa vida que deve ser moldada nos ensinamento de Cristo e da sua Igreja.
Jesus calou a boca de Pilatos ao responder: “Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz". 
Tenho convicção de fé que os crentes perseverantes e fiéis a Jesus e sua Igreja, e os que estarão lendo esta reflexão, serão merecedores da vitória de Cristo e conscientemente podem proclamar que JESUS É O NOSSO REI.
Viva Cristo.


Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário