Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 29 de novembro de 2015

ABRIR O CORAÇÃO PARA RECEBER JESUS

REFLEXÃO DOMINICAL
1º Domingo do Advento – 29.11.15 – Ano C
Jr 33,14-16; 1Ts 3,12-4,2; Lc 21, 25-28.34-36
ABRIR  O  CORAÇÃO  PARA  RECEBER  JESUS
Irmãos e irmãs.
        O Advento é tempo justamente para que dediquemos esse período como próprio para meditação e espera de uma vida futura com Deus.
        Na situação narrada por Jeremias, vimos que os israelitas ao retornarem para sua terra, a encontrou em alvoroço e desanimaram. Porém, graças ao profeta, retomaram suas forças e reiniciaram a recuperação das casas, criações, plantações, e a alegria voltou a todos.
        Essa força na verdade vem do Senhor que manda a nós crentes, deixar de lado o medo, a incredulidade, e entregar-se inteiramente às providencias divinas. Um rebento sairá da casa de Davi. Refere-se o profeta a Jesus que vem ao encontro dos homens para dar-lhes uma nova chance. Jesus é esse futuro que irá alcançar não somente um povo como de Israel, mas a todos. Logo, não somente a minha, ou tua casa, mas de todos, da comunidade, regiões, e nações, isto é, todo o universo terrestre.
        Um tempo então de preparação para receber Jesus, o Salvador que mais uma vez estará batendo à nossa casa dizendo, estou retornando, não desisto de você!
        Hoje, sabemos historicamente que Jesus já cumpriu pessoalmente essa primeira parte da proposta de salvação completando sua missão aqui na terra. Mas não nos abandonou. Escolheu seus apóstolos, instituiu dentre eles um chefe, fez deles uma Igreja que ordenando presbíteros e diáconos estabeleceu um ponto de nascimento guiado pela Trindade Divina e pelo Santo Papa que juntos com todos dirigiram Sua Igreja até hoje numa sucessão apostólica que avaliza a credibilidade da Igreja Católica. E com ela também todo o povo de Deus chamado a contribuir na evangelização como sacerdotes comprometidos pelo batismo.
Portanto, Jesus continua nos falando e ensinando pela boca de tantos ministros ordenados e leigos engajados, profetas da atualidade.
Neste Advento pensamos então na vinda de Jesus como nascimento do Messias. Tão esperado no Antigo Testamento, tão esperado hoje porque precisamos de fato de constantes conversões.
Estamos preparando nossos corações para um Natal Santo. Queremos meditar muito sobre o passado para que, confiantes em Jesus façamos do nosso futuro uma expectativa de possível realização. Queremos que Jesus mais uma vez nasça renovando nossas esperanças.
O evangelho também nos estimula a meditar sobre outra vinda de Cristo, no Juízo final. Porém, seguramente, se soubermos aproveitar dessa primeira vinda natalícia seremos transformados, rejeitaremos todo tipo de pecado e então poderemos nos colocar de pé diante de Cristo durante nossa vida aqui e começando a descobrir a beleza do céu sem temor dos figurativos tenebrosos sinais na certeza de que ouviremos Jesus na segunda vinda nos chamar para a ressurreição: Vinde benditos de meu pai.
Vinde, Senhor Jesus.

Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário