Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 15 de novembro de 2015

DEUS ESTA FAZENDO A PARTE DELE - 15.11.15

REFLEXÃO DOMINICAL
Dn 12,1-3; Hb 10,11-14.18; Mc 13,24-32
15.11.2015 – Ano B

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.

        
Estamos a cada dia sendo desafiados em nossa fé.
         Aprendemos a amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.  Mas coisas terríveis chegam aos nossos conhecimentos ainda hoje que nos levam a questionar Deus como os fenômenos de causa e efeito naturais ou como causas provocadas pelos homens que praticamente exterminam comunidades inteiras. 

Outras situações igualmente nos desesperam e nos fazem até mesmo odiar tantos malfeitores carrascos que chacinam pessoas por puro fanatismo religioso, por ideias politicas, ou pela simples vontade de matar que sobrecarregam nossos sentimentos a ponto de reprimir nossa capacidade de amar e de perdoar. É o caso de grupos islâmicos que se autodenominaram de Estado Islâmico, que diferentemente dos verdadeiros seguidores muçulmanos eles são terroristas e agem conforme ocorreu nesta semana em Paris, na França. Matança, atrocidades! E clamamos meu Deus!

Sim clamamos a Deus porque muita violência se pratica na humanidade mostrando que nem todos ainda conseguem viver a prática do bem. Isso nos aflige porque não suportamos a injustiça e como os homens não estão sabendo resolver queremos a intervenção divina direta contra essas pessoas.

 Parece que nos sentimos perdidos. Mas debruçando na Palavra de Deus, na convivência com Jesus na Eucaristia, somos reanimados pelo maior dos Mandamentos que ensina a amar incondicionalmente ao Pai Criador que nos seus atributos da onisciência, onipresença e onipotência acaba nos convencendo de que na verdade Deus é bom e justo e já mostrou por Jesus Cristo os caminhos que levam à paz.  

Tanto a primeira leitura como o evangelho de hoje falam justamente sobre o destino dos homens bons e maus.

Ensina-nos a Sagrada Escritura que os homens passam por um tempo de angustia, mas que os justos serão salvos.

Portanto, existirá um julgamento, ou melhor, todos os homens prestarão contas diante de Deus. Esse julgamento, chamado de julgamento particular ocorre imediatamente após a morte.

Quando o profeta fala em “inscritos no Livro” e “dormem no pó da terra” não pode ser interpretados literalmente, pois que são expressões metafóricas que na verdade significam respectivamente todos os merecedores do Céu sem anotação gráfica dos nomes, e o corpo sepultado. No Juízo Final ocorrerá a revelação publica digamos assim, dos salvos e dos condenados.

E diz que os sábios é que brilharão no firmamento, isto é, aqueles que em vida souberam viver, corresponder e evangelizar de alguma forma colaborando para a Salvação própria e dos homens.

No evangelho, esse final dos tempos cujo dia ninguém sabe quando poderá acontecer, os sinais do sol, da lua e das estrelas nada mais são do que simbologias do que os povos da antiguidade tinham como deuses.  Tudo isso desaparecerão, isto é, deixarão de existir para dar lugar a adoração de um único Deus, valorizando-se a presença de Jesus na sua glória, vitorioso. Com a vinda de Jesus e crença num único Deus isso já aconteceu.

Mas o principal da mensagem não é impor ao crente medo e pavor desse final dos tempos ou do mundo. Não é da índole de Deus criar pânico nas suas criaturas.

Sendo Deus todo amor, o que prevalece para nós não é o fim do mundo, mas a preocupação com o dia de hoje, a busca do bom caminho, de uma vida cheia de paz. É buscar todos os dias a conversão deixando para trás as tristezas do pecado e olhar para o alto e para frente guiado pela luz de Cristo para que chegado o momento tenhamos a alegria da coroa celeste e sejamos, aí sim, na segunda volta de Cristo, apresentados como membros da família celeste.

Portanto irmãos e irmãs, que nenhum dos sofrimentos deste mundo, por mais que aos nossos olhos pareçam injustos destruam nossa fé e nos afastem de Deus. Deus tudo sabe e nossos pensamentos não são como o pensamento de Deus. A felicidade terrena é possível e o Senhor quer, mas o que se deve plantar para colher é a felicidade e a graça da Salvação.

Já não vivemos mais a angustia do passado nem dependemos dos sacrifícios de animais cujos cultos são incapazes de apagar os pecados. Hoje vivemos o tempo e Cristo que como sumo sacerdote ofereceu-se em sacrifício por todos nós uma única e definitiva vez. Por Ele somos salvos. Por Ele a humanidade como ovelhas aprendeu que deve unir-se ao único pastor Jesus Cristo que leva a única oferenda ao Pai e como diz Paulo, resta-nos aguardar até que os inimigos sejam postos debaixo de seus pés.
Os que deliberadamente praticam o mal como os terroristas do “Estado Islâmico” e todos os demais endemoniados estão usando do seu livre arbítrio e se não converterem-se pagarão pelo seu ato no inferno.
Façamos irmãos e irmãs a nossa parte, pois Deus está fazendo a dele.
Coração sacratíssimo e misericordioso
 de Jesus, dai-nos a paz!

Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário