Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 11 de maio de 2014

VOLTAR AO PASTOR DE VOSSA VIDA




REFLEXÃO DOMINICAL

4º Domingo da Páscoa – Ano A – 11.05.2014.

1ª Leitura - At 2,14a.36-41

2ª Leitura - 1Pd 2,20b-25

Evangelho: - Jo 10,1-10

 2ª LEITURA -  VOLTAR AO PASTOR DE VOSSA VIDA

 Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.

 Poderia iniciar perguntando pra vocês se já passaram por alguma forma de sofrimento.  E com certeza todos responderiam que sim considerando que por se tratar de uma emoção ou sentimento físico ou moral às vezes inevitável, todos estamos sujeitos. E como dói principalmente quando nós mesmos o provocamos ou somos vítimas de maldade alheia.

        Difícil medir qual o pior dos sofrimentos, pois o físico é combatível concretamente enquanto que o moral corrói interiormente muitas vezes escondido tão profundamente a ponto de causar danos e traumas psicológicos.

        Na carta de Pedro encontramos Jesus que sem nenhuma culpa, sem nenhuma provocação, e somente porque amava e queria o bem das pessoas foi martirizado fisicamente com crueldade e, sobretudo, moralmente. Açoites de cordas com alças nas pontas, espinhos na cabeça, esforço físico para carregar a cruz sob a algazarra dos algozes, cuspidas, deboches, pregado nu. Tudo isso fez de Jesus vítima de sofrimento físico e moral.

        Sabemos que Jesus não foi o único a passar por essas crueldades humanas. Instrumentos de tortura física e moral sempre foram utilizados. Ainda hoje acontece!

        Contudo, as Sagradas Escrituras e a carta de Pedro fala sobre Jesus porque sendo ele Deus, e de todos os martirizados o mais santo porque jamais pecou, e tinha por missão justamente exterminar da face da terra a perversidade que religiosamente conhecemos como pecado justamente para que nós outros, por Jesus, pudéssemos nos converter, reencontrar a paz, a fraternidade entre irmãos.

        Jesus revelou um reino melhor do que o nosso, um lugar sem ódio, sem dor, se choro. Deus quer que esse “lugar” já inicie aqui mas a vitória alcançaremos em plenitude no Céu.

         Segundo a Carta, se por um motivo ou outro não pudermos evitar os sofrimentos, que jamais isso aconteça como consequencia de nossas próprias maldades, visto que é muito mais consolador ter a certeza de que nossos atos foram justos, de que praticamos o bem. Com Jesus foi assim: “Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava”.  É a semente do bem que Jesus plantava.

        Pedro ainda ensina que em nossas aflições os conselhos devem ser procurados naqueles que agem com justiça. Não precisa ser necessariamente sacerdote visto que felizmente são inúmeras as pessoas de bem que participam em diversos níveis de ação com seus dons, em todos os lugares dispostos a ajudar.  Mas o apóstolo fala numa pessoa muito mais especial: JESUS, que sendo Deus ainda continua no meio de nós para que mais proximamente pudéssemos contar com ele, ouvir dele seus conselhos, e agradecê-lo pelas graças recebidas. 

        Por isto irmãos e irmãs, voltem para o pastor de vossas vidas, Jesus. Ele está bem ali, no Sacrário. Procure-O.

“Mas Deus salvará o pobre pela sua miséria, e o instrui pelo sofrimento. Jo 36,15.

Amém!
                                                                                                                                         Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário