Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 11 de maio de 2014

JESUS, O PASTOR QUE ABRE A PORTA PARA AS OVELHAS



REFLEXÃO DOMINICAL

4º Domingo da Páscoa – Ano A – 11.05.2014.

1ª Leitura - At 2,14a.36-41

2ª Leitura - 1Pd 2,20b-25

Evangelho: - Jo 10,1-10



EVANGELHO: JESUS, O PASTOR QUE ABRE A PORTA PARA AS OVELHAS.

Caríssimos irmãos em Cristo Jesus.

        Certo dia, aconselhando um jovem lembrei-me do ditado popular: Diga-me com quem andas e te direi quem és”, que mesmo não sendo bíblico tem na bíblia sua inspiração: “Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.” 1 Co 15,33).

        A quem seguir?

        Irmãos não desprezemos nossas estruturas políticas e sociais, mas saibamos como constituí-las e conduzi-las.  O que existe de porcaria por aí abandonando a educação, a saúde, a cultura, a tradição, os bons costumes, colocando minhoca (e podre) nas cabecinhas das crianças e dos jovens, querendo destruir o que de bom se conseguiu através de tantas lutas para que o homem e a família pudessem viver melhor . . .  

        Deus confiou aos homens a guarda deste planeta terra e do universo. Mas não abdicou da sua titularidade como o Criador. Que sentido teria este mundo se Deus Pai não se encarnasse na pessoa de Jesus? E o que seria de Jesus se não tivesse preparado uma estrutura humana para continuar administrando seus bens espirituais em seu nome?

        João transmite muito bem as palavras de Jesus.

        Todos fazem parte da criação. Todos, portanto, pertencemos ao mesmo rebanho de Cristo. Não tem outro jeito! É assim que nós crentes cristãos cremos.

        Pertencer, então, ao rebanho de Cristo exige fé, coerência, responsabilidade, honestidade, lealdade e tantos outros predicados que possam qualificar as pessoas como ovelhas de Jesus.

        Este mundo é um grande redil com uma única porteira de entrada. O porteiro é Jesus. Todos, então, devem passar por ele como único Deus e Senhor. Aquele que não quer submeter-se às suas lições de vida em comum, o Evangelho chama de “ladrão e assaltante”, isto é, não são bem-vindos ao menos enquanto não se converterem.

          Descontraindo um pouco, lembram de quando éramos crianças e para não pagar ingresso no circo tentávamos entrar de “ratão”, passando por baixo da lona? Sem dúvida, uma maneira errada.

        Jesus quer dizer que para pertencer ao seu rebanho existe apenas um caminho “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ninguém consegue a Salvação, o Céu, a não ser passando por Jesus Cristo como bom pastor. Eu sou a porta das ovelhas.

        Essa parábola nos dá uma lição maravilhosa de que Jesus é conhecido, é bom, abre a porta, sua voz é conhecida, que sabe liderar e conduzir suas ovelhas pelo melhor caminho, sempre à frente.

         Mas Jesus é também um pastor exigente para a qualificação divina. Ninguém além dele pode conduzir o povo para o Céu.

        Significa irmãos, que o redil é um só. Não é licito ao homem criar outros redis nem outros Jesus, um para cada campo, assim como não é licito aos homens  proclamarem-se donos de igrejas ou religiões separadas usando o nome do mesmo pastor Jesus porque inevitavelmente já não falarão mais a mesma língua, nem terão as ovelhas a mesma voz.

        Se Deus é único, Jesus também é. Sua voz é única. Foi por Ele que aprendemos e conhecemos o caminho da Salvação. Foi ele quem instituiu a Igreja e a confiou aos apóstolos e sucessores como entidade única. Afinal, foi Jesus quem afirmou: “Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha” MT 12,30.

        Procuremos, então, irmãos em Cristo, a unidade desse enorme rebanho que hoje se divide e façamos da nossa crença, fiéis de um só rebanho e de um só pastor (Jo 10,16) para que tenhamos todos vida e em abundância.

Com Jesus e Maria.
                                                                                                                                          Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário