Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sexta-feira, 31 de maio de 2013

SACRÁRIO - CADEIRA - PRESBITÉRIO - RESPOSTAS QUE ENSINAM



Diácono, qual é a posição correta do Sacrário e as cadeiras dos celebrantes na Igreja?

Resposta:
         Disciplina o assunto a Instrução Geral do Missal Romano e a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Sacramentum Caritatis.

         Na IGMR, parág. 314, estabelece que o Sacrário fique “num lugar de honra da igreja, insigne, visível, devidamente ornamentado e adequado à oração”.

         O parág. 314 traz uma recomendação de que o sacrário não esteja no altar em que se  celebra a Missa.

         O Bispo diocesano pode autorizar que o sacrário fique no presbitério, fora do altar de celebração com forma e localização mais convenientes “ou também nalguma capela adequada à adoração e oração privada dos fiéis, que esteja organicamente unida à igreja e visível aos fiéis”.

         Na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, do parag. 69 podemos destacar:  “por isso, é necessário que o lugar onde são conservadas as espécies eucarísticas seja fácil de individuar por qualquer pessoa que entre na igreja”,  “nas igrejas, onde não existe a capela do Santíssimo Sacramento mas perdura o altar-mor com o sacrário, convém continuar a valer-se de tal estrutura para a conservação e adoração da Eucaristia”, “Nas novas igrejas, bom seria predispor a capela do Santíssimo nas proximidades do presbitério; onde isso não for possível, é preferível colocar o sacrário no presbitério, em lugar suficientemente elevado, no centro do fecho absidal ou então noutro ponto onde fique de igual modo bem visível”.

         Com relação ao local apropriado para o sacrário, a conclusão a que se chega é que o sacrário merece ocupar um lugar digno e a orientação maior da Igreja é o que está na EASC, isto é, no presbitério, em posição mais central e elevada.

         Fora disso, pode existir uma capela própria para o sacrário, mas bem visível e de fácil acesso aos fiéis.

         Portanto, se não ficar bem visível a ponto de dificultar ao fiel que o localize e enxergue facilmente, sempre é preferível permanecer no presbitério.

         Considere-se ainda, que Jesus é o centro da celebração e é a ele que os presentes na celebração devem dirigir seus olhares e devoções. Ao se olhar para o altar, é Jesus que deve atrair a atenção.

         Essa disposição do sacrário deve seguir a orientação do bispo diocesano.
        
Presbitério.

Para entender melhor a questão, “O presbitério é o lugar onde sobressai o altar, donde se proclama a palavra de Deus e onde o sacerdote, o diácono e os outros ministros exercem as suas funções. Deve distinguir-se oportunamente da nave da igreja, ou por uma certa elevação, ou pela sua estrutura e ornamento especial. Deve ser suficientemente espaçoso para que a celebração da Eucaristia se desenrole comodamente e possa ser vista” (parag. 295 e 294 – Secretariado Nacional de Lirturgia)

         O altar é a mesa do sacrifício incruento do Cordeiro que é Jesus, centro do presbitério, motivo pelo qual ninguém, nem outra atividade deve ser exercida no espaço além da presença do sacerdote, diácono e outros ministros em função (não confundir com equipe de música e amontoado de pessoas e instrumentos musicais). Veja a recomendação: para que os serviços litúrgicos desenvolvam-se comodamente e possam ser vista, logicamente, com o sacrário em destaque.

Cadeira dos celebrantes:

O parag. 310 do SNL, reserva ao sacerdote presidente da celebração uma cadeira distinta (sem aspecto de trono), uma para o diácono ao seu lado, outras para os concelebrantes,  e devem se colocar ao fundo do presbitério, de frente para o povo, não devendo ficar de costas para o sacrário nem onde chamem a atenção para si deixando o tabernáculo em segundo plano.  

quinta-feira, 30 de maio de 2013

CORPUS CHRISTI - 2013



 5ª feira – 30.05.2013
Gn 14,18-20; 1Cor 11,23-26; Lc 9,11b-17
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
Corpus Christi.

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.
         Corpo de Deus. A Igreja Católica é mesmo inspirada e dirigida pelo Espírito Santo.
         Desde o nascimento com Jesus e os Apóstolos, temos na Eucaristia o centro de toda a nossa fé porque nela está Jesus.
         Ah, se todos entendessem o que é a Eucaristia! A Igreja cristã não estaria dividida. Os católicos seriam muito mais fiéis e ativos.  Infelizmente nem mesmo alguns católicos entendem.
           Na Eucaristia nós temos Jesus vivo, presente no meio de nós. É um milagre que acontece nas Missas, e somente nas Missas.
Jesus, sabendo o que iria lhe acontecer, isto é, a morte na cruz, antecipou o sacrifício instituindo a Eucaristia na Ceia que teve com os apóstolos.
        Com o pão, ele disse: “Eis aqui o meu corpo”. Com o vinho, disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos”. E ele mesmo o deu aos seus discípulos.  Entende-se, aqui, o porquê na Comunhão o comungante não deve apanhar a hóstia consagrada, mas aguardar que o bispo, presbítero ou o diácono ou o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística lhe entregue.
        Referia-se Jesus ao seu Sacrifício na cruz. O seu corpo e o seu sangue que seriam oferecido e derramado na cruz. Por isso que sempre que acontece a Consagração na missa, vivenciamos o mesmo Sacrifício. Quem participa da Missa, naquele momento entra em sintonia digamos assim, com aquele exato momento do Calvário como partícipe daquele Sacrifício diante de Jesus na Cruz.
            Portanto, o dia de Corpus Christi é de uma grandeza infinita porque, de um modo muito especial, com toda a Igreja, solenemente adoramos e proclamamos o nosso Jesus Eucarístico.
         São Paulo dá o seu testemunho: 23 O que eu recebi do Senhor foi isso que eu Vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: 'Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória'.25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse:'Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes,fazei-o em memória de mim'.26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor,até que ele venha”.
          Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diác. Narelvi.

CORPUS CHRISTI - UM POUCO DA HISTÓRIA



 
Extraída da Canção Nova - http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=234011

“Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
         No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.”
“No Brasil, a festa foi instituída em 1961. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes ornamentados originou-se em Ouro Preto, Minas Gerais e a prática foi adotada em diversas dioceses do território nacional.”

quarta-feira, 29 de maio de 2013

RESPOSTAS QUE ENSINAM

ESTAREI PUBLICANDO NESTA PÁGINA, - RESPOSTAS QUE ENSINAM - RESPOSTAS QUE DEI AOS COMENTÁRIOS E QUESTIONAMENTOS QUE ME FORAM APRESENTADOS.
É UMA MANEIRA DE FACILITAR A BUSCA NO SITE.
Abraços. Diac. Narelvi

O COMENTÁRIO.



Boa noite Narelvi, essa questão do mandamento do Sábado e interessante mas uma coisa sempre me incomodou foi o mandamento que fala em não fazer estatuas e adoralas, esculturas de santos e santas. Se somente Deus é digno de adoração e o próprio Jesus fala que ele é o caminho a verdade e a vida que ninguém vai ao Pai sem ser por Ele, não tem explicação todo esse tipo de idolatria que já fiz por um ensino errôneo. Outra coisa, padre perdoar pecados em nome de Deus,não tem fundamento, a palavra fala em confessar nossos pecados uns aos outros e fala sobre o perdão, mas é o perdão pedido a pessoa que sofreu e não para o padre pois assim fica fácil. Outra coisa ,um padre não pode casar, da onde isso , ele é um ser humano e Deus fez homem e mulher com uma função, multiplicar, se fosse da vontade de Deus , não teríamos tantos problemas com pedofilia e padres com mulheres e filhos na comunidade em que trabalham.O purgatório é uma fraude criada para tirar dinheiro das pessoas, uma coisa que feriu a Igreja Católica na época de Lutero, mas que ainda continua em prática, mas se a palavra de Deus nos fala que a morte é como um sono e que os mortos nada sabem ? Porque fazer tanto alarde com os adventistas que defendem uma coisa que está na palavra? Pois antes tente tirar todas estas traves dos olhos pois não estão te deixando enxergar. Já vivi o catolicismo sincero como Deus tem os sinceros as ovelhas em outro apriscos e hoje ele diz sai dela povo meu.Pense nisso, não foi por um acaso que entrei nesta página hoje. Que Deus ilumine teus pensamentos

INTRODUÇÃO



Estimado Sr. 7 de setembro em Nova Santa Rita (já começamos com uma santa).

Boa noite. Você me deu prazeroso trabalho para responder. Por isso, por favor, leia tudo.

Primeiramente, devo corrigir que não falo como Narelvi, mas como Diácono Narelvi, não como honraria, mas como autorizado por Jesus a falar in persona Christi.  Pelo Sacramento da Ordem recebi um sinal (caráter) que ninguém tem o poder de apagar e que me configura a Cristo como seu servidor.

         Vamos dividir os seus conflitos em itens para favorecer as respostas.

SABADO



1º. A questão do sábado.
         Resposta:

         Se você leu no meu blog inteiramente tudo o que se disse sobre o sábado e achou interessante, ótimo, porque tudo ali é bem claro  e só não convence os teimosos, os que estão na contramão do cristianismo.

IMAGENS - IDOLATRIA?



2º. Uma coisa sempre me incomodou foi o mandamento que fala em não fazer estatuas e adorá-las, esculturas de santos e santas. Se somente Deus é digno de adoração e o próprio Jesus fala que ele é o caminho a verdade e a vida que ninguém vai ao Pai sem ser por Ele, não tem explicação todo esse tipo de idolatria que já fiz por um ensino errôneo.
         Resposta: Quanto ao que você disse “somente Deus é digno de adoração e o próprio Jesus fala que ele é o caminho a verdade e a vida que ninguém vai ao Pai sem ser por Ele”, C e r t í s s i m o !  Mas o que tem isso a ver com as imagens???
         Bem!
         Você está encantado e sendo fundamentalista com o que está em Ex 20, 4-6: "Não terás outros deuses além de mim! Não farás para ti imagem, com semelhança alguma... não te inclinarás diante desses deuses e não os servirás..." (Ex 20,3-6).
         Retroaja, irmão, ao tempo em que isso foi ditado. “No Egito, na "casa da escravidão", a religião dos deuses era usada para reforçar o sistema e o poder do faraó. Ele fazia grandes estátuas e templos para impressionar o povo e mandava que o povo dobrasse os joelhos diante dele próprio, como se fosse um deus”.
         E o bezerro de ouro? Foi construído para ser adorado como deus.
         Desculpe-me, mas sabe porque os protestantes continuam insistindo nesta tecla da imagem? Por é assim que eles conquistam mais facilmente os religiosos fracos na fé.
         O mandamento foi necessário para educar o povo de que existe um único Deus, e que somente a ele será prestado culto. Ou você pensa que não sabemos disso?
         A proibição começa assim: “Não terás outros deuses diante de mim”
         Ora, qualquer pessoa de bom senso mesmo que pouco preparado é capaz de entender que o que Deus não quer é que se faça escultura (imagem, figura ou equivalentes) para substituírem Deus, isto é, para que não sejam adoradas como deuses. A complementação do versículo  como prostrar-se diante dela, é uma contingência.
         Se você fizer uma imagem, figura, escultura, ou qualquer objeto com o propósito de tê-los como deus, prostrar-se diante dela, adorá-la, evidentemente que é pecado gravíssimo. E quem não sabe disso??? Ou é só você quem sabe!  
         Se você obtiver, fabricar, esculpir (obras artísticas), a figura de alguma coisa ou de alguém como recordação, homenagem, convicto de que não se trata de Deus, isso não está incluído na proibição. Tanto faz ser uma escultura de um historiador, de um jogador de futebol, de uma baleia, ou de Santo Antonio, Nossa Senhora, ou do próprio Jesus Cristo, não é pecado, afirmo-vos com toda a certeza do mundo. O que você me diz da fotografia que você tem e guarda de sua família, amigos, esposa, namorada .... É pecado??? 
         Irmão não peque pelo exagero. Eu sou capaz de me ajoelhar diante de minha esposa e dizer-lhe, “Te amo. Te adoro”. E daí, se a minha intenção é apenas de manifestar o quanto gosto dela ou respeito seja lá o que for da linha das “imagens” sem confundir com Deus?
Deus não proíbe que se faça ou fabrique imagens. Ele mesmo mandou fazer algumas como a serpente no poste, os Querubins, etc.
Você diz que praticou idolatria por um ensino errôneo. Amigo, você esta equivocado ou entendeu tudo errado pois que a Igreja Católica nunca ensinou ou pregou a idolatria.
Diac. Narelvi

PADRE PERDOAR OS PECADOS



3º. Outra coisa, padre perdoar pecados em nome de Deus, não tem fundamento, a palavra fala em confessar nossos pecados uns aos outros e fala sobre o perdão, mas é o perdão pedido a pessoa que sofreu e não para o padre pois assim fica fácil.
Resposta:   Primeiro, quem perdoa os pecados é Deus, e não o padre e assim mesmo dependendo da sinceridade do arrependimento do penitente. O padre (presbítero) é apenas um instrumento de Jesus legitimamente constituído pelo Sacramento da Ordem e em obediência ao que diz em Jo 20,22-23: "Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, lhe serão perdoados; aqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos". E agora? Quer dizer que no caso das imagens vale tudo o que está no versículo, mas para o perdão dos pecados, não?  Aliás, como você disse que já foi católico, deve já ter-se confessado. E então deve ter escutado do padre: “E eu te absolvo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. Veja, o perdão não é seu nome, mas em nome da Trindade.
         Quanto a confessar os pecados uns aos outros, não significa que você fique trocando confidencias de arrependimentos a pessoas não envolvidas com seus pecados, como se, por exemplo, você se encontrasse comigo e dissesse, quero confessar pra você e você confessa pra mim. Imaginou o pandemônio que criaria? Agora, procurar o ofensor de você, ou o que foi por você ofendido para pedir perdão, é condição sine quo non para se estabelecer o nível do arrependimento.
Contudo, essa forma de perdão ou desculpa resolve a questão entre ambos, mas não supre a necessidade do perdão de Deus pela confissão auricular. Agora, existem outras formas de confissão válidas, mas exige mais tempo para exposição. 
Diac. Narelvi.

POR QUE OS PADRES NÃO CASAM



4º. Outra coisa, um padre não pode casar, da onde isso , ele é um ser humano e Deus fez homem e mulher com uma função, multiplicar, se fosse da vontade de Deus , não teríamos tantos problemas com pedofilia e padres com mulheres e filhos na comunidade em que trabalham.
Resposta: Para que você fosse mais justo, deveria acrescentar dentre os pedófilos um numero imenso de “pastores”. É só você pesquisar na internet ou prestar atenção no seu reduto. Ademais, os padres pedófilos são infinitamente menores em numero do que os próprios familiares que praticam pedofilia dentro de casa. Também recomendo que se você conhece algum, denuncie à policia ou silencie-se.
         Fica difícil falar sem conhecer você sobre mulheres e filhos avulsos. Isto me permite dizer que padres com mulheres e filhos é uma desobediência, sim, mas não de impossível solução porque esses poderão pedir dispensa do sacerdócio, casarem, e pronto, tudo estará  resolvido!
Porém, muito mais desastroso será quanto maridos e mulheres casados traírem uns aos outros, e tiverem filhos fora do casamento, sem solução prática que nem o divórcio resolve.
Deixando pra lá essa questão sexual, vamos ao celibato sacerdotal.
Primeiramente, não se trata de preceito bíblico, mas de simples preceito da Igreja que depois de alguns séculos resolveu ordenar padre, somente pessoas celibatárias. De um momento para outro, basta o Papa querer, e homens casados poderão ser ordenados. Se você não sabe, eu sou diácono, recebi o mesmo Sacramento da Ordem do padre e do bispo, com função diferente, apenas, e sou casado.
Ademais, como o celibato é para padres, o assunto deve interessar somente aos que aspiram a vocação sacerdotal. Será o seu caso? Não? Então não se deixe preocupar com esse assunto que não lhe diz respeito. A Igreja Católica é instituição divina e dirigida pelo Espírito Santo, por isso sabe o que faz. Ninguém é obrigado a ser padre, e se a vocação maior for para o casamento, então case-se e não seja padre. 
Diac. Narelvi

O PURGATÓRIO



5º. O purgatório é uma fraude criada para tirar dinheiro das pessoas, uma coisa que feriu a Igreja Católica na época de Lutero, mas que ainda continua em prática, mas se a palavra de Deus nos fala que a morte é como um sono e que os mortos nada sabem.
Resposta: Credo, que entortada você deu. Quem te falou do purgatório desse jeito?
         Você citou Lutero. Sabia que ele era padre, o que dá para a Igreja Católica a garantia da anterioridade?
         A existência do purgatório não está bem explicita na bíblia, mas já constituía numa crença deste o AT. Encontra citação, por exemplo, nos livros de Macabeus que recomenda orar pelos mortos, como uma condição salutar. Esse livro não está na bíblia protestante porque foi retirado por Lutero, mas existem varias passagens bíblicas que indicam a existência do purgatório.
         O assunto é longo e como você encontrara explicações aqui mesmo no blog, darei as dicas mais adiante. Mas asseguro que nada tinha e não tem a ver com dinheiro e você verá que o purgatório é de fato uma necessidade.
         Vamos esclarecer, também, que a morte pode ser como um sono, mas não é sono. A idéia de que com a morte a alma fica adormecida até o Juízo Final, é errada. O que se pode considerar adormecido com a morte é o corpo que ressuscitará no Juízo Final, pois a alma sendo imortal, não morre nem dorme e logo após a morte é apresentada diante de Deus para o julgamento particular.
         Para os que pensam assim é uma pena imaginar um céu vazio com Deus lá, sozinho, enquanto que os justos, prontos para a gloria celeste, estão no cemitério, dormindo, esperando o que?
         Irmãos, as almas dos mortos vivem, sim, estão ou no céu ou no inferno e acompanham nossas vidas. Nós sim, não podemos “ver” as almas, mas nos comunicamos com elas pela oração.   
Diac. Narelvi.

PORQUE ALARDE COM OS ADVENTISTAS



6º. Porque fazer tanto alarde com os adventistas que defendem uma coisa que está na palavra?
Resposta: Por que você faz tanto alarde contra a verdade ensinada pela Igreja Católica, única e verdadeira criada por Jesus? Nós também não defendemos o que “está na Palavra?”
         Os adventistas que vivam a fé deles, mas sempre que somos questionados por eles principalmente sobre o sábado, a resposta deve ser dada assim como estou fazendo agora, por uma provocação sua. 
Diac. Narelvi

TIRAR A TRAVE DO OLHO



7º. Pois antes tente tirar todas estas traves dos olhos pois não estão te deixando enxergar. Já vivi o catolicismo sincero como Deus tem os sinceros as ovelhas em outro apriscos e hoje ele diz sai dela povo meu. Pense nisso, não foi por um acaso que entrei nesta página hoje.
Resposta: “Hipócrita, tira primeiro as traves do teu olho”, é assim que está em Mt7,3-5; Lc 6,41-41, serve pra você também.
         Você disse que já viveu o catolicismo sincero. Logo, não vive mais. Então, desculpe-me, não foi tão sincero assim e agora, como a opção foi sua e livre, Deus será o juiz que ira te julgar caso você não retorne.
         Existem sinceros em outros apriscos? Sim! Como existem entre os espíritas, budistas, muçulmanos, e tantas outras crenças.
         Não entendi o “sai dela povo meu”, mas posso emprestar as palavras de Pedro para responder à pergunta de Jesus: «Vós também vos quereis ir embora?» Simão Pedro respondeu: «Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 67,68).
         Creio que você entrou na minha pagina porque um dia você certamente foi batizado, crismado, fez primeira comunhão, enfim, conheceu a verdade, e Jesus pode estar querendo que você aproveite das minhas lições como diácono e amigo para refletir e quem sabe, voltar à Casa do Pai. O Bom Pastor Jesus está procurando você para traze-lo de volta.
Diac. Narelvi

CONCLUSÃO



8º. Conclusão. Como você vê, as suas indagações exigem respostas extensas, impossíveis de serem atendidas aqui. Por isso recomendo leituras na Bíblia, sim, mas também de outros documentos instrutivos.
 Agora, mais perto de você, estão as matérias do blog e observe na pagina principal a capa de meu livro “Conhecer para não ceder aos atrativos protestantes”. É só clicar em cima e aparecerá o livro todo. Procure no índice sobre purgatório e imagens e, por favor, leia com atenção.  
         Consulte ainda no blog: “O caso do Pastor e a imagem de Nossa Senhora”, no assunto POR FALAR NISSO, e “Carta resposta do Pe. Zezinho a um jovem protestante”, no assunto COLUNA PARA TEMAS INTERESSANTES - OUTRAS FONTES.
Diac. Narelvi

terça-feira, 28 de maio de 2013

PARTICIPAR DE UMA RELIGIÃO EXIGE COERÊNCIA - 2ª PARTE



2ª.PARTE.

A Igreja
        Pois bem!
       Essa Igreja, chamada de Igreja Primitiva, conhecida como Igreja Cristã cujos seguidores, por seguirem os ensinamentos de Jesus Cristo e dos Apóstolos, passaram a ser chamados de CRISTÃOS. Não porque seguiam um simples homem, um líder humano, mas principalmente e exclusivamente porque Jesus era o Cristo, o ungido, o Filho de Deus, o próprio Deus.

Religiões cristãs
      Esta Igreja Cristã desde o inicio com Papa, bispos, presbíteros e diáconos, e já conhecida como católica desde os primeiros séculos, definiu-se na Reforma Protestante do ano de 1517 como Igreja Católica, Apostólica Romana e os seguidores de Lutero, de Protestantes, hoje no Brasil, conhecidas como “evangélicas” dividida em algumas religiões mais tradicionais e milhares de seitas, MAS TODAS CRISTÃS apesar das divergências doutrinárias.
       Entre as Igrejas Cristãs, como nasceram da igreja mãe Católica, mantém pontos doutrinários comuns como, por exemplo: JESUS É DEUS. NINGUÉM ALCANÇA A SALVAÇÃO A NÃO SER POR JESUS. EXISTEM O CÉU E O INFERNO. O HOMEM É PECADOR. A BÍBLIA É INSPIRADA POR DEUS. A CONFISSÃO DOS PECADOS. O HOMEM MORRE UMA SO VEZ. A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS.

Divergências:
        Divergem, contudo:
       Para os católicos: a Eucaristia é a presença viva, real, verdadeira, de Jesus; o purgatório existe; veneram e amam Maria mãe de Jesus; existem os Sacramentos; a Bíblia contém 72 livros, 27 do NT e 45 do AT. (73 quando se coloca junto ao Livro do Profeta Jeremias o Livro das Lamentações); acreditam na intercessão dos santos; a alma é imortal e julgada imediatamente após a morte do corpo; oram pelos falecidos; têm como fonte da doutrina cristã o Magistério, a Tradição e a Bíblia; A Bíblia não pode ser interpretada particularmente; veneram e respeitam (mas não adoram) as imagens; os bispos, presbíteros e diáconos assim são assumidos pelo Sacramento da Ordem que iniciou com Jesus e a sucessão apostólica, etc. etc.
      Para os protestantes: Na ceia, Jesus está presente simbolicamente; não existe o purgatório; não valorizam Maria; não possuem Sacramentos; a Bíblia contem 6 livros do AT a menos; não há o julgamento imediato da alma após a morte porque a alma também morre[1] e somente será devolvida com a vinda de Jesus (Juízo Final), daí porque não aceitam os santos, não admitem a intercessão dos santos, não oram pelos falecidos; adotam como fonte doutrinaria somente a Bíblia (sola scriptura); a bíblia pode ser interpretada livremente; repugnam as imagens; os pastores são pessoas leigas que se dedicam ao ministério sem o requisito sacramental e sem anterioridade ao tempo da Reforma, etc. etc.
        Sem dúvida, somos uma família de cristãos em conflito. 
CONTINUA

domingo, 26 de maio de 2013

SANTISSIMA TRINDADE - 2013



Reflexão Dominical – 26.5.2013
Pr 8,22-31; Rm 5,1-5; Jo 16,12-15

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo

1ª PARTE
         Os primeiros capítulos e versículos do Livro dos Provérbios trazem um conjunto de narrativas sobre a Sabedoria. Procurando luz naqueles que sabem mais do que a gente e passando para uma leitura mais atenta ao trecho bíblico que a Igreja nos reserva para o dia de hoje, percebemos que a Sabedoria esta personificada. E como se ela falasse nos dirige a palavra para mostrar que mais do que uma “carteirinha de cristão”, é a Sabedoria que identifica realmente e mais profundamente o senso intimo da crença em Deus.
         A Sabedoria está em Deus  desde a eternidade e Nele viveu a experiência de todas as coisas que ainda não existiam, antes  dos abismos, das águas, das montanhas, das colinas, das terras, das florestas, dos homens ...
         Por isso podemos falar em Sabedoria de Deus que com exclusiva maestria soube desenhar este maravilho mundo em que vivemos  nos brindando com a terra, o sol, a  lua, a natureza toda com as obras da criação que caminham, voam e nadam e como num arremate espetacular tudo aquilo que pudesse nos parecer confuso e disforme transforma-se na beleza impar entregue ao melhor e maior projeto de sua Sabedoria, nós, homens e mulheres como as criaturas mais amadas.
         A Sabedoria, irmãos, também se encontra intrinsecamente em nós a nos permitir que possamos, então, conhecer um pouco mais sobre o nosso Deus e a compreender a Sua Trindade, não como se fosse 1+1+1 = 3,  motivo pelo qual sabemos que Deus é um só, “que Ele é o Pai que criou o universo e que o governa com sabedoria e amor; cremos que Ele não permaneceu no Céu, mas na sua Imagem o Filho, ele veio para este mundo e se fez um de nós; cremos que Ele realiza o seu projeto de amor com a sua força, o Espírito”[1]. São as “funções da Trindade do Pai, Filho e o Espírito Santo cuja crença todas as religiões cristãs devem à Igreja Católica Apostólica que assim confirmou  nos primeiros séculos com a ajuda dos Concílios Ecumênicos de Nicéia (325) e  Constantinopla (381)[2] e Santos Padres.
          
2ª PARTE
São Paulo dá testemunho de que é pelo Espírito Santo que nossas forças são fortalecidas. 
         Estar em paz com Deus.
         “Fique em Paz”, “Que a Paz esteja contigo”. Que belas saudações estamos acostumados a ouvir.
         Mas para alcançar essa paz necessitamos do Espírito Santo, e também de nosso esforço pessoal. É a opção livre de escolher para fazer a diferença entre viver em paz e viver atormentado.
         Justificado é estar arrependido,  em comunhão com Deus, é a “reintegração do homem, na sua verdadeira relação com Deus”.
         Tudo vem de Deus, e Jesus é o nosso mediador, a ponte que nos liga ao Pai.
         Portanto, é por Jesus que, mesmo caminhando por caminhos diferentes, ora em direção ao bem, ora em direção ao mal vamos nos amoldando como barro nas mãos do oleiro,  permitindo que a Sabedoria que antes falamos e o Espírito Santo trabalhem em nós e nos converta todos os dias.
         Os caminhos difíceis não devem destruir os nossos ideais, a nossa fé, ao contrário até, devem servir de estímulos para o reencontro com uma vida nova.
         Sempre que sofremos fisicamente a nossa reação é recuar. Ninguém, ao sentir sua mão queimando em alguma chama deixa-a na chama, mas instintivamente afasta-se dela e aprende a lição.
         São Paulo diz exatamente isso, que devemos nos alegrar na esperança da gloria de Deus, mas também aproveitar dos momentos de tribulações para abrir nossos olhos, sabermos usar das prevenções para nos afastar das armadilhas do pecado aproveitando a fé e a coragem que temos, como escudo para a esperança de uma vida plena e abundante nas graças de Deus.

3ª PARTE
         Jesus, no Evangelho de João, presenteia os homens de fé com a participação no Sagrado ensinando que tudo o que é do Pai, é também dele Jesus,  e que o Espírito Santo, o Espírito de Verdade, como porta voz da verdade,  conduzirá a cada um de nós anunciando-nos a boa noticia que concede paz e salva e aos que abrem seus ouvidos e corações para o amor e uma vida de santidade.
         Vivemos no plano terrestre aonde muitas trevas ainda existem. Os anunciadores são tantos e muitos vestidos de cordeiros são como lobos aproveitadores dos que sofrem enfermidades e entregam-se a milagres teatrais, barganham a  oração e a fé por riquezas materiais, talvez na ingenuidade e por faltar-lhes Sabedoria para discernir se esses agentes ministeriais estão ou não revestidos do Espírito Santo, autorizados por Cristo para conduzir o povo à plena verdade.
         Para que possamos descobrir o espírito da Sabedoria, para que a paz governe a nossa vida, para que tenhamos o apoio de verdadeiros missionários de Cristo, invoquemos:
         Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - Ajudai-nos;
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi


[1] Celebrando a Palavra – Ano C, pag. 205 – Fernando Armellini
[2] Pergunte e Responderemos – 1991, pag. 11

sábado, 25 de maio de 2013

PARTICIPAR DE UMA RELIGIÃO EXIGE COERENCIA - 1ª PARTE

Prezados amigos e irmãos em Cristo.
         Apresento este tema em partes para não tornar cansativa a leitura. Na medida das publicações todas aparecerão em sequencia no assunto "Religião".
           Embora aberto a todos, espero que principalmente os católicos aproveitem com liberdade de apresentar seus comentários.
PARTICIPAR DE UMA RELIGIÃO EXIGE COERÊNCIA.
Diac. Narelvi
1ª PARTE
          Afirmamos hoje que os partidos políticos perderam suas identidades. Comunistas
integram-se a partidos democráticos e vice-versa, não cristãos filiam-se a partidos políticos cristãos que por sua vez nem sempre seguem o cristianismo, pessoas reconhecidamente comprometidas com a violência ditatorial e amantes do regime totalitário pousam de bonzinhos democratas, enquanto que cada partido político deveria seguir a sua filosofia partidária e seus filiados obedecerem às regras estatutárias. Isto não acontece. Falta fidelidade partidária e são vulneráveis às conveniências pessoais conforme as regras do jogo. Não devia ser assim, mas como são organizações de iniciativas do homem, essas coisas acontecem.
        Mas quando se trata de religião que tem a ver com a religação do homem com Deus, portanto, de fundo espiritual, essa deslealdade e sincretismo não podem acontecer.
       Aliás, a verdadeira religião não é democrática, mas teocrática, isto é, vem de cima para baixo. O Criador, quem dita as regras, quem orienta, quem comanda, é Deus que no inicio dirigia o mundo “pessoalmente” e depois de Jesus, pelos seus escolhidos. Nós, como criaturas de Deus devemos fazer o que Deus quer, e jamais Deus fazer o que nós queremos.
        Inegavelmente que Deus permite a liberdade, a utilizar do livre arbítrio, mas sem abdicar da sua essência divina e soberana, como o Senhor do Céu e da Terra com os atributos da Onisciência, Onipotência e Onipresença. O homem é livre até para dizer NÃO a DEUS. Mas no julgamento, no tribunal de Deus, responderá por eventual propositada equivocada opção e pelos atos de desobediência.

Jesus é Deus.
        Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Ap 22,13), diz o Senhor.
      Jesus é Deus feito Homem (Jo 1; 8,58; 10,30; 20,28). Deus encarnado que veio a este mundo para redimir os homens do pecado. E os homens foram confiados a Jesus que não quer que ninguém se perca (Jo 6,39). Jesus é o Messias prometido assim reconhecido por Pedro (Mt 16,16).
       Não esqueçamos de que Jesus, sendo Deus e essencialmente amor, é exigente. “Não deixeis que os outros vos chamem guias, pois um só é o vosso guia: o Messias” Mt 23,10; “Quem não está comigo, está contra Mim. E quem não recolhe comigo, espalha. Jo 12,30; “Quem não toma a sua cruz e Me segue não é digno de Mim. (Mt 10,38).
      Este mesmo Jesus, cumprida a sua missão, retornou ao Céu (Lc 24,50-53), mas antes concedeu poderes aos seus escolhidos, os apóstolos, para continuarem a missão da nova Igreja Cristã (Mc 16,15; Jo 20, 21-31). 
Continua.