Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 26 de maio de 2013

SANTISSIMA TRINDADE - 2013



Reflexão Dominical – 26.5.2013
Pr 8,22-31; Rm 5,1-5; Jo 16,12-15

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo

1ª PARTE
         Os primeiros capítulos e versículos do Livro dos Provérbios trazem um conjunto de narrativas sobre a Sabedoria. Procurando luz naqueles que sabem mais do que a gente e passando para uma leitura mais atenta ao trecho bíblico que a Igreja nos reserva para o dia de hoje, percebemos que a Sabedoria esta personificada. E como se ela falasse nos dirige a palavra para mostrar que mais do que uma “carteirinha de cristão”, é a Sabedoria que identifica realmente e mais profundamente o senso intimo da crença em Deus.
         A Sabedoria está em Deus  desde a eternidade e Nele viveu a experiência de todas as coisas que ainda não existiam, antes  dos abismos, das águas, das montanhas, das colinas, das terras, das florestas, dos homens ...
         Por isso podemos falar em Sabedoria de Deus que com exclusiva maestria soube desenhar este maravilho mundo em que vivemos  nos brindando com a terra, o sol, a  lua, a natureza toda com as obras da criação que caminham, voam e nadam e como num arremate espetacular tudo aquilo que pudesse nos parecer confuso e disforme transforma-se na beleza impar entregue ao melhor e maior projeto de sua Sabedoria, nós, homens e mulheres como as criaturas mais amadas.
         A Sabedoria, irmãos, também se encontra intrinsecamente em nós a nos permitir que possamos, então, conhecer um pouco mais sobre o nosso Deus e a compreender a Sua Trindade, não como se fosse 1+1+1 = 3,  motivo pelo qual sabemos que Deus é um só, “que Ele é o Pai que criou o universo e que o governa com sabedoria e amor; cremos que Ele não permaneceu no Céu, mas na sua Imagem o Filho, ele veio para este mundo e se fez um de nós; cremos que Ele realiza o seu projeto de amor com a sua força, o Espírito”[1]. São as “funções da Trindade do Pai, Filho e o Espírito Santo cuja crença todas as religiões cristãs devem à Igreja Católica Apostólica que assim confirmou  nos primeiros séculos com a ajuda dos Concílios Ecumênicos de Nicéia (325) e  Constantinopla (381)[2] e Santos Padres.
          
2ª PARTE
São Paulo dá testemunho de que é pelo Espírito Santo que nossas forças são fortalecidas. 
         Estar em paz com Deus.
         “Fique em Paz”, “Que a Paz esteja contigo”. Que belas saudações estamos acostumados a ouvir.
         Mas para alcançar essa paz necessitamos do Espírito Santo, e também de nosso esforço pessoal. É a opção livre de escolher para fazer a diferença entre viver em paz e viver atormentado.
         Justificado é estar arrependido,  em comunhão com Deus, é a “reintegração do homem, na sua verdadeira relação com Deus”.
         Tudo vem de Deus, e Jesus é o nosso mediador, a ponte que nos liga ao Pai.
         Portanto, é por Jesus que, mesmo caminhando por caminhos diferentes, ora em direção ao bem, ora em direção ao mal vamos nos amoldando como barro nas mãos do oleiro,  permitindo que a Sabedoria que antes falamos e o Espírito Santo trabalhem em nós e nos converta todos os dias.
         Os caminhos difíceis não devem destruir os nossos ideais, a nossa fé, ao contrário até, devem servir de estímulos para o reencontro com uma vida nova.
         Sempre que sofremos fisicamente a nossa reação é recuar. Ninguém, ao sentir sua mão queimando em alguma chama deixa-a na chama, mas instintivamente afasta-se dela e aprende a lição.
         São Paulo diz exatamente isso, que devemos nos alegrar na esperança da gloria de Deus, mas também aproveitar dos momentos de tribulações para abrir nossos olhos, sabermos usar das prevenções para nos afastar das armadilhas do pecado aproveitando a fé e a coragem que temos, como escudo para a esperança de uma vida plena e abundante nas graças de Deus.

3ª PARTE
         Jesus, no Evangelho de João, presenteia os homens de fé com a participação no Sagrado ensinando que tudo o que é do Pai, é também dele Jesus,  e que o Espírito Santo, o Espírito de Verdade, como porta voz da verdade,  conduzirá a cada um de nós anunciando-nos a boa noticia que concede paz e salva e aos que abrem seus ouvidos e corações para o amor e uma vida de santidade.
         Vivemos no plano terrestre aonde muitas trevas ainda existem. Os anunciadores são tantos e muitos vestidos de cordeiros são como lobos aproveitadores dos que sofrem enfermidades e entregam-se a milagres teatrais, barganham a  oração e a fé por riquezas materiais, talvez na ingenuidade e por faltar-lhes Sabedoria para discernir se esses agentes ministeriais estão ou não revestidos do Espírito Santo, autorizados por Cristo para conduzir o povo à plena verdade.
         Para que possamos descobrir o espírito da Sabedoria, para que a paz governe a nossa vida, para que tenhamos o apoio de verdadeiros missionários de Cristo, invoquemos:
         Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - Ajudai-nos;
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi


[1] Celebrando a Palavra – Ano C, pag. 205 – Fernando Armellini
[2] Pergunte e Responderemos – 1991, pag. 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário