Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 24 de março de 2013

DOMINGO DE RAMOS: QUAL SERÁ O NOSSO GRITO?



REFLEXÃO DOMINICAL

DOMINGO DE RAMOS – Ano C - 24.03.2013

Is 50,4-7; Fl 2,6-11; Lc 19,28-40



Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.


1ª PARTE

         Saindo da Quaresma, hoje domingo de ramos, amanhã iniciaremos a Semana Santa. Estaremos sentindo o ontem e o hoje de Cristo. Um ontem de sofrimentos e um hoje de vida renovada, páscoa da ressurreição.

         Passaremos alguns dias da semana sofrendo com Jesus a sua crucificação e morte, e terminaremos no domingo com a ressurreição, vitória de Cristo sobre a morte.

         Testemunharemos hoje uma face dos homens gritando vivas a Jesus para, já na próxima quinta feira muitos desses mesmos homens gritarem: CRUCIFICA-O.

         Os desígnios de Deus são insondáveis.  Como entender o porquê do sofrimento de Jesus que mesmo sabendo tudo o que iria acontecer prepararia uma grande procissão de entrada em Jerusalém?

         Isaias escreve como viria Jesus a falar grato ao Pai, porque sabia muito bem o que dizer ao seu povo, antes ouvindo como um simples servo aprendiz  para depois animá-lo e encorajá-lo para a conversão.

         Não se vê na profecia nenhuma reação de Jesus contra seus algozes, ao contrário, até os favoreceu oferecendo-lhes as costas e sua face sem evitar os bofetões e cusparadas porque tinha no Pai total confiança e não se abateu certo que no final de tudo, sairia altivo porque sua missão teria a eficácia esperada. 


2ª PARTE



         Chegado o tempo, São Paulo testemunha na sua carta a que ponto chegou Jesus, que se despojando de todo o seu Ser divino quis permanecer e resistir como homem pronto para seguir o seu destino que era a Cruz.

         A grandiosidade de Jesus fez com que Paulo enaltecesse a exaltação de Deus colocando seu Filho acima de todo o nome e que em Seu nome todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame: 'Jesus Cristo é o Senhor', para a glória de Deus Pai.”

3ª PARTE



         Lucas exprime muito bem a caminhada que levou Jesus a Jerusalém, e quis ele entrar montado num jumentinho para proclamar-se a si mesmo como o Messias e o Rei dos Reis, adotando um costume dos reis do Antigo Testamento que usavam desse animal que eram considerados preciosos, e usados somente pelos reis, famílias reais e nobres  quando entravam na Capital.

         Realmente foi uma entrada triunfal. Apesar do que aconteceria mais tarde, Jesus foi aclamado Rei.

         Enquanto Jesus passava o povo o aplaudia e fazia de suas roupas, mantos, ramos e folhas de árvores, um grande tapete para enobrecer a passagem de Jesus. E gritavam: “Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!”.

         É o entusiasmo de quem acredita em Jesus. Tão forte que o próprio Jesus contra-argumenta os fariseus declarando que “se eles se calarem, as pedras gritarão”.



         Este é o nosso Jesus!

         Veio a este mundo como nós, nascido de Maria. Ensinou e mostrou o caminho para a Salvação. Sofreu sem reclamar e assim derrotou os poderosos. Foi humilde como o seu povo. Sofreu sem reagir. Crucificado, morreu. Mas venceu e ressuscitou e fomos nós os contemplados com o troféu.

         Ensinou ainda Jesus que ninguém conseguiria calar o Povo de Deus que O segue ao usar da expressão “as pedras gritarão”.

          Ouviremos ainda o grito do CRUCIFICA-O, cujo grito será sufocado pela Páscoa da Ressurreição porque Cristo é Deus, é eterno, e as suas mensagens de paz, de reconciliação, de vida, permanecem conosco justamente porque naquele dia que lembramos na 5ª feira Santa, Jesus instituiu a Eucaristia para que, pela SANTA MISSA, perpetuasse o Calvário e sua ressurreição e pudesse continuar  presente conosco VIVO E REAL.

         Somos convidados a optar, ou pelo CRUCIFICA-O, ou PELA SUA ENTRADA TRIUNFAL EM NOSSAS VIDAS.

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Diac. Narelvi

3 comentários:

  1. Boa....Vamos aproveitar e pensarmos nos outros dias..eles escondem muitos significados que o homen tem que aprender e colocar em prática....tem um que deveriamos usar todos os dias ..."Não faça aos outros o que vc não gostaria que fizessem contigo".É o meu carro chefe.o resto é consequência.
    Um amigo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Narelvi...
    É de muito aprendizado as suas postagens sempre com as explicações e comentários, bem elaborados , acrescentando em nossas vidas uma reflexão para que possamos ser criaturas melhores para nós mesmas e para o nosso próximo.
    O nosso grito é para os dirigentes da nossa nação e de todo o mundo que sigam os exemplos de amor e humildade de Jesus.
    Uma Páscoa abençoada para vc e seus familiares.
    Um forte abraço cheio de admiração.

    ResponderExcluir