Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sábado, 30 de março de 2013

A SEMANA SANTA -5-



A SEMANA SANTA – IV

 Pinceladas sobre a Semana Santa extraídas do livro VIVENDO A SEMANA SANTA, dos autores Pe. Antonio Carlos de Oliveira Souza,  Pe. Jose Luiz Majella Delgado, Pe. Luiz Carlos de Oliveira e Pe. Jose Ulysses da Silva, todos C.Ss.R, in Vivendo a Semana Santa, Editora Santuário, Aparecida SP[1].

Sábado Santo:

·        A celebração da noite do Sábado Santo abrange diversas partes: 1. A celebração da luz; 2. A celebração do círio; 3. A liturgia da Palavra; 4, A liturgia Batismal; 5. A liturgia eucarística.
·        A celebração da luz é o inicio da comemoração da Ressurreição do Senhor.  Esse fato é a nossa vitória, garantia de nossa fé. As cerimônias são um convite à alegria, à esperança;
·        A benção do fogo é símbolo da luz, da fé que procede do Cristo, pedra fundamental da Igreja;
·        O círio Pascal provém do costume romano de iluminar a noite com muitas lâmpadas. Passou a ser símbolo do Senhor Ressuscitado.
·        Colocam-se, ainda, no círio, cinco grãos de incenso, numa espécie de cravo de cera vermelha, rezando: Por suas santas chagas, suas chagas gloriosas, Cristo Senhor nos proteja e nos guarde. Amém.
·        O círio é aceso com a chama do fogo.
·        O diácono conduz o círio e por três vezes canta: “Eis a luz de Cristo”. E todos respondem: “Demos graças a Deus”.
·        Todos ascendem suas velas a partir da chama do círio e entram na Igreja escura para depois ascenderem-se as luzes.
·        A liturgia da Palavra abrange as leituras bíblicas;
·        A liturgia Batismal inicia com a bênção da água e costuma-se fazer o batismo. Faz-se também a renovação das promessas do batismo.
·        A Liturgia Eucarística, com a apresentação das oferendas e a prece, atinge o clímax da celebração pascal.


[1] Pesquisa pelo Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário