Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sexta-feira, 29 de março de 2013

A SEMANA SANTA -4-



A SEMANA SANTA – IV


                        Pinceladas sobre a Semana Santa extraídas do livro VIVENDO A SEMANA SANTA, dos autores Pe. Antonio Carlos de Oliveira Souza,  Pe. Jose Luiz Majella Delgado, Pe. Luiz Carlos de Oliveira e Pe. Jose Ulysses da Silva, todos C.Ss.R, in Vivendo a Semana Santa, Editora Santuário, Aparecida SP[1] e outras fontes


Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor:


·        Às 15:00 horas deve iniciar a celebração em comemoração da morte do Senhor Jesus.

·        O altar deve estar sem toalhas, flores ou  velas. Será preparado somente na hora da comunhão;  terminada a comunhão, ele é novamente desnudado. O ambiente, neste dia, deve ser de total silêncio.  No início, todos ficam de joelhos, em profundo silêncio, contemplando o mistério da Paixão do Senhor. Depois do momento de silêncio, todos se levantam para iniciar a celebração.

·        Não há celebração da eucaristia-missa, mas apenas leituras bíblicas e orações em comemoração da paixão  e morte do Senhor,  e rito da comunhão.

·        É feita procissão com a cruz conduzida pelo diácono que a ergue por três vezes cantando: “Eis o lenho da cruz do qual pendeu a salvação do mundo” e o povo responde: Vinde, adoremos!”.

·        A cruz é apresentada e todos fazem a adoração  beijando-a;

·        Terminada a celebração, em seguida prossegue com a exposição e adoração pública à cruz, em silêncio e oração.



[1] Pesquisa pelo Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário