Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

segunda-feira, 25 de março de 2013

A SEMANA SANTA -2-




A SEMANA SANTA – II


                   Pinceladas sobre a Semana Santa extraídas do livro VIVENDO A SEMANA SANTA, dos autores Pe. Antonio Carlos de Oliveira Souza,  Pe. Jose Luiz Majella Delgado, Pe. Luiz Carlos de Oliveira e Pe. Jose Ulysses da Silva, todos C.Ss.R, in Vivendo a Semana Santa, Editora Santuário, Aparecida SP[1] e outras fontes.
 
Domingo de Ramos

·        Data do século IV notícias sobre a celebração de Ramos – entrada de Jesus de Nazaré na cidade.
·        Alguns costumes provocaram formas celebrativas diferentes sem desvirtuar a essência, como no Oriente,na Espanha, na Gália e Roma.
·        O Vaticano II recolocou em vigor o quinto domingo da Quaresma antes da Páscoa: chama-se agora Domenica in Palmis de Passione Domine que vigora até hoje.
·        A reforma do Vaticano II prevê três tipos de celebração da entrada de Jesus em Jerusalém:
a)A primeira forma consiste numa procissão que vem de fora e tem como ponto de partida um lugar de reunião dos fiéis, fora da igreja. A celebração inicia-se com um cântico, por exemplo, Hosana ao filho de Davi.
b) A Segunda forma tem como cenário a própria igreja. Há uma entrada solene, os fiéis estão reunidos diante da porta da igreja, levando nas mãos ramos de oliveira ou de palmeira. Benzem-se os ramos, proclama-se o evangelho. Tudo se faz num local apropriado no corpo da igreja e, depois, o celebrante dirige-se à cadeira, onde reza a coleta da missa.
c)A terceira forma é mais simples e consiste num canto de entrada que comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Onde não se puder realizar nem a procissão nem a entrada solene na Igreja, pede-se que se faça uma celebração da palavra que recorde o episódio da vida de Jesus que se quer comemorar.




[1] Pesquisa pelo Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário