Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

terça-feira, 26 de março de 2013

A SEMANA SANTA -3-


A SEMANA SANTA – III
                   Pinceladas sobre a Semana Santa extraídas do livro VIVENDO A SEMANA SANTA, dos autores Pe. Antonio Carlos de Oliveira Souza,  Pe. Jose Luiz Majella Delgado, Pe. Luiz Carlos de Oliveira e Pe. Jose Ulysses da Silva, todos C.Ss.R, in Vivendo a Semana Santa, Editora Santuário, Aparecida SP[1].

Segunda, Terça e Quarta-feira Santas

·        A celebração da segunda-feira e terça-feira da Semana Santa não remonta aos primeiros tempos da liturgia da Igreja. A quarta-feira, porém, tinha uma celebração em que se fazia ao menos uma liturgia especial da Palavra. Temos assim duas celebrações: pela manhã, uma reunião comunitária simples com a liturgia da Palavra. Ao anoitecer, uma celebração eucarística (missa).
·        Podem-se diversificar as celebrações e atividades nesses dias como, na segunda-feira, Celebração Penitencial para Adultos, na terça-feira Procissão do Encontro de Maria com Jesus (Verônica),  na quarta-feira Celebração Penitencial para jovens, via-sacra[2] 

Quinta-feira Santa

·        Hoje, celebra-se a quinta-feira Santa conforme orientação do Vaticano II;
·        Pela manhã, a bênção dos santos óleos e a consagração do crisma são ocasião para reunir o clero em torno do bispo. Torna-se, assim, um dia sacerdotal com a renovação das promessas próprias dos sacerdotes, durante a missa crismal. E a concelebração é um sinal da unidade do sacerdócio.
·        A Missa é celebrada na catedral da diocese.
·        Celebra-se também a instituição da Eucaristia, ceia em que Jesus despediu-se do sacerdócio ministerial para a perpetuação de seu Corpo e Sangue no meio de nós como Presença de Compromisso, Partilha e Missão.

Missa do lava-pés

·        Na missa vespertina recorda-se o exemplo de Jesus que quis lavar os pés dos discípulos, dando-nos o testemunho de serviço e humildade.
·        Após a comunhão e a oração pós-comunhão, inicia a transladação do Santíssimo tomando-se a reserva eucarística, ladeada de velas acesas, até o lugar da reposição do Santíssimo e os fiéis passam, então, a fazer a guarda (vigília) de Jesus até o dia seguinte, momento de sua morte.



[1] Pesquisa pelo Diac. Narelvi
[2] Celebrações para a Semana Santa, de Luiz Miguel Duarte, Antonio Lucio da Silva Lima e Sebastião Celio Pereira, Edições Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário