Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 24 de março de 2013

A SEMANA SANTA - 1 -

                   Pinceladas sobre a Semana Santa extraídas do livro VIVENDO A SEMANA SANTA, dos autores Pe. Antonio Carlos de Oliveira Souza,  Pe. Jose Luiz Majella Delgado, Pe. Luiz Carlos de Oliveira e Pe. Jose Ulysses da Silva, todos C.Ss.R, in Vivendo a Semana Santa, Editora Santuário, Aparecida SP[1] e outras fontes.

A maior data do calendário cristão:

O Ministério Pascal é considerado o fato primordial da nossa fé e o centro de todas as celebrações litúrgicas cristãs. Historicamente e teologicamente, o ano litúrgico surgiu e se desenvolveu como ação pascal e da redenção de Jesus. Examinando os dias da celebração da paixão, morte e ressurreição do Senhor, percebemos que são núcleo das celebrações e constituem o que chamamos de Semana Santa.”

Origem:

·        Ao lado do domingo, como o dia habitual da comemoração da morte e ressurreição do Senhor, desde muito cedo na história da Igreja apareceu uma comemoração anual da Páscoa de Jesus.
·        Um novo sentido da Páscoa Judaica é manifestado por Paulo: “Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães não fermentados de pureza e de verdade (ICor 5,7-8).
·        Houve controvérsia sobre o dia da comemoração anual do ministério pascal com dois grupos celebrando em ocasiões diferentes, pelos cristãos da Síria e da Ásia Menor, e os cristãos de Roma na maior parte das igrejas.
·        O Concilio Ecumênico de Nicéia, em 325, colocou fim às disputas sobre a data da Páscoa, prescrevendo que deveria ser celebrada no domingo depois da primeira lua cheia da primavera.
·        O primeiro Concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, definiu a data da Páscoa. Mais tarde, em 1582, o papa Gregório XIII (que mandou fazer algumas adequações no calendário, por isso é chamado de calendário gregoriano) seguiu a definição do Concílio de Nicéia, que havia estipulado a Páscoa sempre no primeiro domingo depois da Lua cheia que ocorre no dia ou posterior a 21 de março. No entanto, esta data não é definida pelo movimento lunar, mas sim pelas Tabelas Eclesiásticas - projeções da posição do astro desenvolvida pela Igreja. Por esse cálculo foi que a Páscoa deste ano acontecerá no próximo dia 31[2].
·        A liturgia do tríduo sacro constitui assim o núcleo da celebração do Mistério Pascal e que, posteriormente, com o Domingo de Ramos e os três dias que o seguem, vão constituir o que chamamos hoje de SEMANA SANTA.

Teologia da Semana Santa

·        A tradição do povo quis recordar os últimos acontecimentos histórios de Jesus de Nazaré.
·        Trata-se de um memorial que deve ser atualizado pelos fiéis, A Semana Santa é semana de encontro com o Cristo-Ressuscitado.
·        As celebrações religiosas são a recordação dos últimos acontecimentos da vida terrestre de Jesus de Nazaré.


[1] Pesquisa do Diac. Narelvi
[2] http://professor-josimar.blogspot.com.br/2012/04/curiosidade-como-se-define-data-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário