Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quinta-feira, 8 de março de 2012

M U L H E R



 8 de Março

Dia Internacional da Mulher

         O Dia Internacional da Mulher teve a sua inspiração num episódio dos mais tenebrosos: ano de 1987, 130 operarias de Nova Iorque lutam pelos seus direitos como trabalhadoras de uma fábrica.  Reivindicam melhores condições de trabalho e por isso foram reprimidas, trancadas e incendiadas. Todas morreram carbonizadas. Vergonha!
        
         Depois de muitos anos, uma conferência na Dinamarca estabeleceu o dia 8 de março como o “Dia Internacional da Mulher”, que a ONU, através de um decreto, oficializou a data em 1975.

         Hoje, você MULHER, conta com um dia especial no calendário mas que na realidade sabemos que você é importante todos os dias.  

      Lembrada a data no mundo todo, gostaria de lembrar de alguém que presenteou o homem com essa maravilhosa obra da criação: DEUS. “Não é bom que o homem esteja só;  vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” (Gn 2,18). Assim o Criador modelou a primeira mulher para fazer companhia ao homem. Mulher e Homem no Plano de Deus em igualdade de condições.
        
            Sintam o pensamento de Deus: Viu o Senhor que o homem  sozinho estaria perdido, desorientado; seria uma pessoa inútil como inútil teria sido a criação não fosse a EVA, nome sabiamente escolhido por Adão que significa MÃE DE TODOS OS VIVENTES. E de uma MULHER nasceu Jesus.

         Entretanto, a MULHER foi transformada pelo machismo de uma criatura importantíssima para uma pessoa subalterna, inferior.

             Mas na personalidade feminina existe um lado forte, valente, divino até, que na nossa história vem conquistando os seus espaços superando obstáculos, despontando na sociedade como alguém igual, plenamente capaz, que tem os seus direitos tanto quanto o homem. O homem pode posar de macho, de forte, de grandioso, de viril, mas já de saída perde para a mulher quando Deus a fez capaz de gerar no seu ventre uma outra pessoa, senhora do dom maternal.

          E não parou por ai. A conquista feminina não transformou a mulher, mas a colocou no seu devido lugar: forte, criteriosa,  inteligente, dotada de todas as qualidades humanas, capaz de conduzir o lar e este mundo tanto quanto e as vezes até melhor do que o homem.  No mundo todo, a exceção de alguns paises de tradição preconceituosa, a MULHER vem mostrando a sua capacidade intelectual e laborativa; Ocupam cargos públicos, políticos, fazem parte dos Tribunais, exercem profissões liberais com eficiência, educadoras por excelência a causar inveja aos homens.  Até as que não chegaram a faculdade, estão elas em toda parte, mesmo como donas de casa ou empregadas, liderando as famílias e comunidades.

       Contudo, não posso deixar de reconhecer que o maior brilho da mulher continua na sua feminilidade, na sua índole maternal, na sua ternura, aquela pessoa meiga que sem abdicar das suas opções pessoais ou profissionais se mantém MULHER.

            Sabemos que ainda não se alcançou o ideal. Muitas mulheres ainda sofrem preconceitos, perseguições, discriminações, maus-tratos, mas a luta pelo ideal da igualdade sem perder a feminilidade continua sendo que em qualquer circunstancia a MULHER sempre será especial.

Parabéns, mulheres. 
Diác. Narelvi

2 comentários:

  1. Parabéns... l
    Linda mensagem do dia da mulher, sempre falo nas nossas reuniões no grupo dos ASDL.
    Nós mulheres temos um pouco de Maria ,mulher de aparência frágil mas nos momentos de maior tristeza e sofrimento sempre firme em pé junto ao seu filho, cuidou com o maior amor para que hoje ele nos cuidasse.
    “há quem sustente que é o amor das mulheres que mantem o mundo em seu eixo”
    Com carinho...

    ResponderExcluir
  2. Narelvi
    Belíssima postagem.
    Parabéns e muito obrigada.
    Abraços
    Ligia

    ResponderExcluir