Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 18 de março de 2012

IRA E MISERICORDIA - JESUS NÃO VEIO PARA CONDENAR O MUNDO - Quaresma

Reflexão Dominical - 4º Domingo Quaresma Ano B – 19.03.2012
2Cr 36,14-16.19-23; Ef 2,4-10; Jo 3,14-21

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo:

Quando se trata de Deus, sempre sustento e faço as minhas interpretações apoiado nos ensinamentos católicos, olhando para a Sua essência que é o amor absoluto. Difícil, então, imaginar Deus raivoso, com ódio, ou irado.
Não é correto, portanto, imaginar um deus que fira, mate ou ofenda, que agarre o pecador “pelo colarinho” e aos trancos e  barrancos o atire para os sofrimentos desta vida ou para o fundo dos infernos como se fosse um vingador.
Por outro lado, sendo Deus um Espírito que pensa, que age, que decide, enfim, que ama, logicamente é dotado de sentimentos. E, se Deus é essencialmente bondade, quando enxerga na sua criatura humana condutas e instintos impróprios, contrários aos seus princípios, somos levados a aceitar que Deus fique ressentido, entristecido e até aflito, e como conseqüência, reaja contra o pecador com uma ira que não se confunde com a ira humana, mas revestida de misericórdia fazendo sentir o seu senso de reprovação por caminhos que apenas Ele sabe quais, mas que no final convergem para a libertação e paz no Senhor.
No livro de Crônicas II hoje citado, aprendemos que o Senhor Deus não se cansava de dirigir a sua palavra por meio dos mensageiros chamando a atenção contra as infidelidades dos chefes dos sacerdotes e do povo pelas suas praticas pecaminosas e profanação ao templo mas que, mesmo assim, mantinham-se com seus desprezos e zombarias, atitudes desafiadoras contra Deus que reage com sua infinita sabedoria.

Então meus irmãos, é justamente essa certeza de paz que Deus nos concede que nos faz entender quando São Paulo destaca a misericórdia divina. Justamente quando estávamos maculados, mortos pelas nossas falhas, com Cristo Deus nos deu a vida e a salvação propondo-nos uma preparação pela prática de boas obras como alimentação espiritual que nos  conduz à conversão.
Estamos próximos a comemoração da ressurreição de Jesus. Aleluia, visto que com Cristo também nós ressuscitaremos e gozaremos da eternidade no Céu pela graça e pela fé.

Diz um ditado: "Um olhar vale mais que mil palavras". Verdade!

Jesus falando a Nicodemos lembra-lhe da serpente de bronze  colocada no alto de um poste e o seu sentido profético que se manifestou quando Jesus foi levantado na cruz “para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (v.15).
Não era a serpente de bronze que curava os envenenados pelas serpentes, mas a fé em Deus. Olhar para aquele poste exigia um olhar para cima. Olhar para cima é procurar Deus. O milagre da cura, portanto, vinha diretamente do Senhor.
Olhar para Jesus crucificado também nos leva a olhar para o alto. É nesse olhar silencioso em forma de oração que recebemos o que é mais importante: a cura da nossa alma.
Imagine-se agora, meu irmão, na Igreja. Na Santa Missa o celebrante é Jesus. O Sacrário está lá, numa posição mais elevada. Momento da Consagração! O nosso olhar deve estar aberto e em direção a Jesus no Pão e no Sangue consagrados. Da Eucaristia vem o nosso socorro. Pena que muitos ainda costumem nesse momento fechar os olhos e abaixar a cabeça ... Cristo é a luz; não prefira as trevas; não feche os olhos para Jesus pois quem nele crê não será condenado.
Ouçamos, pois, a palavra de Deus que nos vem pela oração e pela voz dos seus enviados. Não sejamos infiéis a Jesus e à sua Igreja. Não tenha medo de Deus mas faça tudo para não entristece-Lo.  Creia e faça parte dos ressuscitados para Cristo.
Que as imagens que nós católicos usamos sejam como o poste e a serpente de bronze: instrumentos que por si só de nada valem mas que, quando colocados como sinais de fé são como setas que nos fazem olhar para o alto e nos ajudam a enxergar Deus Trino como luz que nos ilumina e acolhe. 
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diác. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário