Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 4 de março de 2012

É BOM ESTARMOS AQUI - Quaresma - 1ª parte


 Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18; Rm 8,31b-34; Mc 9,2-10

Reflexão Dominical – 2º Domingo da Quaresma - Ano B – 04.03.2012
1ª PARTE

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Hoje o texto bíblico do AT traz o sacrifício de Abraão. Uma narrativa impressionante: Deus que provar a fé de Abraão mandando que sacrificasse seu filho Isaac. Aos nossos olhos, algo inadmissível.
Pois bem! Você é livre para aceitar como um fato realmente acontecido assim  como narrado, ou uma maneira de expor a fé de Abraão. Contudo, a verdade é única: Deus jamais seria tão cruel assim. Por isso parece-me mais lógico que o fato bíblico tem um sentido profético que leva ao que aconteceu com Jesus, isto é, o Pai (Deus Criador) entregando seu único Filho Jesus à morte para a remissão dos pecados, mas que ressuscita e vivo continua como homem e como Deus.
O importante na narração bíblica é a confiança, a fé, a obediência a Deus que Abrão demonstrou ter.
Deus não quer sacrifícios humanos. Deus é o Senhor da Vida. Em Abraão aprendemos que a qualquer chamado de Deus a nossa resposta deve ser: “AQUI ESTOU”, e que Deus não quer que pratiquemos maldades ou injustiças. Abraão era um homem que deixou tudo para centrar a sua vida unicamente em Deus.
A questão está em discernir exatamente, qual é a vontade de Deus: a vontade de Deus católica, protestante, espírita, budista, muçulmana, judaica, ou de qualquer outra crença.
A conclusão deve ser única. E se todas as religiões estão falando do mesmo Deus, então tem coisa errada, pois que não pode existir uma verdade para cada crença.  Aqui entra a responsabilidade para os que optaram pelo cristianismo que também peca quando se divide entre católicos e protestantes. Um dos dois também está errado no seu procedimento.
Na medida em que somos católicos apostólicos convertidos e assumidos, cumpre-nos sentir e interpretar o chamado e a vontade de Deus segundo a nossa  fé e propósitos manifestados no batismo, e revestidos dos parâmetros da Igreja Católica como Voz de Cristo.
Seguros, então, da vontade de Deus podemos  tirar de Abraão a lição de que Deus espera de nossa parte obediência e confiança que se estende na pessoa de Jesus Cristo.


São Paulo fala, então, dessa doação de Deus que por Jesus se entregou a nós, e faz um desafio: Se estamos com Deus, quem será contra nós?
Aqui encontramos uma das medidas da fé. Afinal, somos cristãos católicos ou não? Acreditamos realmente em tudo aquilo que Jesus ensinou e confiou  à sua Igreja que para nós é a católica? Estamos aceitando o que ela nos transmite com sustentação na Tradição, na Bíblia e no Magistério da Igreja há mais de dois mil anos?
Se SIM for a resposta, ficará mais fácil viver a religiosidade porque Jesus que está à direita do Pai, intercede por nós.
CONTINUA
Para ver as duas partes, clicar em ASSUNTOS - REFLEXÃO DOMINICAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário