Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A PAZ ESTEJA COM VOCÊS!

 Reflexão dominical - Pentecostes – Ano A – 12.06.2011

At 2,1-11; 1Cor 12,3b-7.12-13;  Jo 20,19-23

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

A paz esteja com vocês!
Hoje, dia de Pentecostes, isto é, cinquenta dias depois da Páscoa.
Interessante a cronologia: Jesus é morto na cruz numa sexta feira. Ressuscita três dias depois, num domingo e permanece com os seus apóstolos e discípulos por quarenta dias. No quadragésimo dia é assunto ao Céu. Dez dias depois, num domingo, do nada e ultrapassando paredes, Jesus aparece no meio dos discípulos. E Jesus diz: A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. E em forma de línguas de fogo, cada um recebe o Espírito Santo.
O que faziam eles fechados no cenáculo[1]? Medo da perseguição e de serem mortos. Mas também fazendo o que Jesus lhes mandou: orando e esperando o Paráclito.
         E a primeira manifestação de Jesus é o desejo de paz: “A paz esteja com vocês”. E quando a promessa de Jesus se cumpre, o Espírito Santo provoca em todos uma transformação plena. Não mais homens medrosos, tímidos, escondidos, mas fiéis servidores de Cristo que cheios de coragem soltam suas vozes anunciando Jesus e os seus ensinamentos.
         Acontece naquele momento o nascimento da Igreja e a missão que se perpetua iniciando justamente pelo principal que é o perdão dos pedados. Não se pode falar de Igreja sem perdão. Nem de reconciliação sem perdão. E quis Jesus que o perdão não ficasse apenas na expectativa íntima do penitente, mas que fosse reconhecido de uma forma bem clara, como uma chancela. Alguém precisaria dizer em nome de Jesus “Eu te perdôo”.  E esse poder Jesus confiou pessoalmente  aos seus apóstolos e sucessores, que com autoridade fazem com que os que se arrependem pedindo perdão possam ouvir a voz de Deus: “Os teus pecados estão perdoados”.  

         E justamente pelo poder do Espírito Santo é que o anúncio dos apóstolos foi compreendido por pessoas de línguas diferentes. Cada um daqueles que se aglomeravam  puderam ouvir e entender a mensagem dos evangelizadores porque a força do amor milagrosamente traduz o anuncio na medida em que cada convertido abre o seu coração para as coisas de Deus.  Pessoas diferentes. Línguas diferentes. Mas todos envoltos num mesmo Senhor e Deus. São diferentes os dons, os ministérios e ações de cada um mas que formando um só corpo, tornam todos iguais em Cristo.

         É Pentecostes. É aniversário da Igreja que se tornou Católica. É dia de festa para todos os cristãos porque graças ao Espírito Santo aqueles primeiros apóstolos conseguiram com seus entusiasmos e muita fé, nos permitir hoje dizer que conhecemos Jesus. Mesmo para os que desistiram do catolicismo permanecendo cristãos, devem a essa mesma Igreja tudo o que basicamente aprenderam sobre Jesus.  

         O Espírito Santo está em nós. Por isso honremos todos os nossos ministérios ordenados e o sacerdócio comum dos batizados para que com coragem não nos deixemos abalar pelas pedras demoníacas que se colocam em nossos caminhos, visto que com a Luz do Espírito Santo alternativas de superação surgirão para que  Jesus, caminho, verdade e vida jamais deixe de ser anunciado como o Salvador.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diác. Narelvi


[1] Cenáculo significa “sala de jantar ou de cear”. Foi lá, no mesmo lugar,  que Jesus celebrou a sua ultima ceia e instituiu a Eucaristia, e apareceu no pentecostes aos discípulos e desceu o Espírito Santo sobre os Apóstolos.

Um comentário:

  1. Narelvi
    Você é sempre muito claro nas tuas explicações,a postagem de hoje também está ótima.
    Abraços
    Ligia

    ResponderExcluir