Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

FELIZ ANO NOVO CRISTÃO - 2017



A dinâmica do tempo foi delineada por Deus desde a Criação do Mundo conforme se depreende do Gênese: “Sobreveio a tarde e depois a manhã”.  “Um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” (II Pd 3,8), ou “Para tudo há um tempo, para cada coisa um momento debaixo dos céus. Tempo para nascer, morrer, plantar, colher, chorar, rir, calar, falar, amar, odiar, guerrear, viver em paz, etc.” (Ec 3,1-8). 

Portanto, nossa vida aqui na terra depende de momentos.  Daí o surgimento de um calendário que o homem estabeleceu para contar os dias, meses e anos de modo a fazer com que fiquemos mais situados no tempo, de grande utilidade para as necessidades civis e religiosas.

E assim evoluiu desde os Astecas, os Maia, os Romanos passando pelo Imperador de Roma Julio Cesar com o Calendário Juliano que nós utilizamos até hoje como calendário cristão que tem como ano 1, aquele em que Cristo nasceu, além dos calendários dos não cristãos como os judeus e muçulmanos.

Ainda no Eclesiástico 3,11 vemos que todas as coisas feitas por Deus são boas a seu tempo e estão compiladas em nossos corações para a vida inteira, sem que, contudo, possamos compreendê-las de um extremo a outro devido as nossas limitações.

Significa então estimados irmãos que a historia do passado alimenta o presente e nos projeta para o futuro vivendo intensamente o dia de hoje. Somos cristãos e contemplamos o calendário cristão civil como meio de organizar nossas ações.

Logo, como religiosos cristãos, aproveitamos o tempo que nos é disponibilizado aqui na terra para uma etapa vindoura após nossa morte quando experimentaremos um tempo eterno que dependendo da nossa escolha será como declarou São Paulo, para receber a coroa dos justos no Céu; ou longe de Deus num estado de alma que conhecemos como Inferno.

Compreendemos, então, o sentido dos votos de feliz ano novo que não se reserva única e exclusivamente para os bens materiais, mas acima de tudo e especialmente, para uma vida espiritual no paraíso celeste junto de Deus e todos os santificados.

Por issso o desejar UM FELIZ ANO NOVO sem levar em conta as tendências ideológicas, religiosas, de crenças, levados somente pela solidariedade humana sem prestar atenção às raízes do tempo e da historia tem seu valor estimulante e efeitos positivos de congraçamento.

Contudo, não se pode deixar de meditar sobre o sentido mais profundo da mensagem que sai da exclusividade materialista para adentrar na intimidade espiritual com Deus e com a vida terrena cheia de PAZ.

Falamos sobre os auspícios de UM ANO NOVO CRISTÃO por que a origem está em Deus e no cristianismo. 

O CRISTÃO não pode ficar limitado aos cartões ou mensagens previamente gravadas, nem pode partir de quem não desfrute em seu coração dos princípios básicos da vida, do respeito, da moral, da fraternidade, da honestidade, e com a profundidade sobrenatural da fé demonstrada e vivida como consequência de uma religiosidade consciente e responsável. Afinal, nosso calendário é cristão, e somos cristãos. 

Por conseguinte, não tem sentido a mensagem de um feliz ano novo quando, por exemplo, bombardeiam nos horrores das guerras, pregam o fanatismo religioso criminoso matando e ferindo inocentes “em nome de Allah” e cometem barbáries contra a humanidade, nem daqueles que mesmo tendo sido um dia acolhidos como cristãos renegaram os princípios e valores do cristianismo e se encontram submersos na vida profissional do pecado praticando crimes e causando maldades aos próprios irmãos. 

Resta então, a mim e a vocês que julgamos ter consciência da nossa fé em Jesus Cristo e procuramos vive-la com sinceridade e respeito ao Sagrado, aproveitar do nosso calendário da vida e medi-lo neste final de ano para saber até onde nos revestimos das graças do Senhor colocando-as em prática para uma vida verdadeiramente fraterna. 

Com essa dimensão material, religiosa e espiritual, podemos, aí sim, desejar um FELIZ ANO NOVO CRISTÃO na certeza de que o viver bem cada coisa a seu tempo nos dará o prazer e alegria desta vida terrena, nos conduzirá para o caminho da vida plena na comunidade em que vivemos e para junto de Deus.
FELIZ ANO  NOVO!
dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário