Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de janeiro de 2017

SUICIDIO.



Boa tarde Diac Narelvi Carlos. Poderia o senhor esclarecer qual o posicionamento da igreja mediante ao suicídio? Muito abrigado! Deus o ilumine.


Caro amigo e irmão Leonardo.


Situação difícil a ser enfrentada, principalmente pelos familiares, é o suicídio que certamente provoca além da dor da perda de um ente querido, uma insegurança com relação a vida após a morte. 


Quando nascemos recebemos o dom da vida. Deus nos deu a vida e não cabe a nós tira-la. Por isso o quinto mandamento  da Lei de Deus proibir matar alguém ou a si mesmo.  Daí a responsabilidade de cada um preservar a vida humana em qualquer circunstância. 


O Catecismo da Igreja Católica diz bem: “Somos administradores e não proprietários da vida que Deus nos deu”.


Sabe-se lá o que passa pela cabeça do suicida que o leva a extrema decisão.


A posição da Igreja Católica é contra o suicídio que num primeiro plano e segundo a própria  bíblia, é pecado. 


Contudo, não se pode concluir, a priori, que o suicida é um condenado às penas do inferno, visto que o julgamento é unicamente de Deus.


A Igreja limita-se a ensinar os preceitos de Deus e o caminho para a Salvação por Jesus Cristo. No caso do suicídio ela faz uma interpretação convincente de que a salvação ou não de quem pratica esse ato extremo depende das circunstâncias momentâneas. 


Ainda a respeito o catecismo ressalva que quando o suicídio é praticado, por exemplo, para servir de exemplo aos outros, diga-se, ainda, como uma maneira de desafio ou repudio a Deus, é pecado mortal.


Entretanto, se a pessoa é levada ao suicídio por “distúrbios psíquicos graves, a angústia ou o medo grave da provação, do sofrimento ou da tortura podem diminuir a responsabilidade do suicida”.


Considere-se que o único pecado que não é perdoado é aquele cometido contra o Espírito Santo, que no caso enquadra-se na hipótese do penúltimo parágrafo. Logo, todo o pecado é perdoado pelo arrependimento e pela misericórdia de Deus.  Em sendo assim, o suicida pode alcançar o perdão e a salvação conforme ensina o CIC: Não se deve desesperar da salvação das pessoas que se mataram. Deus pode, por caminhos que só Ele conhece, dar-lhes ocasião de um arrependimento salutar. A Igreja ora pelas pessoas que atentaram contra a própria vida.”


Por isso o suicida merece sepultamento cristão e que sejam celebradas missas e orações pela sua alma. 


Lembre-se que Judas Iscariotes, um dos apóstolos, depois de trair Jesus desesperado praticou o suicídio. Alguém pode assegurar que Judas perdeu a salvação? 


Catecismo da Igreja Católica, §§ 2280-2283.2325

Deus é misericordioso. Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário