Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

MISSA TRIDENTINA






Boa tarde Diac Narelvi Carlos Malucelli! Qual sua opinião sobre esta afirmação dessa página católica? Entre outras afirmam a missa tridentina como leal a Cristo e a liturgia de Paulo VI como não válida baseada em cultos luteranos. Obrigado desde já. DEUS ABENÇOE
SANTAS MISSAS TRIDENTINAS NO BRASIL
A Santa Missa Tridentina de São Pio V, também conhecida como Missa Tradicional ou Missa em Latim, é a Missa do Santo Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, do rito válido, a Missa que se manteve preservada das reformas do Concílio Vaticano II e dos abusos litúrgicos.
Os Sacerdotes que celebram a Missa Tridentina são fiéis a Nosso Senhor Jesus Cristo e as Mensagens do Céu mais fidedignas nos recomendam essa maravilhosa Santa Missa, na qual a Igreja está sendo restabelecida contra os abusos do modernismo.
Aos interessados em participar da Santa Missa Tridentina, forneço abaixo os endereços das Igrejas no Brasil:
Página Facebook da Missa Tridentina em SP: https://www.facebook.com/missatridentina.sp/

RESPOSTA.
Leonardo, boa tarde, Na paz de Cristo.
Vamos separar: a) Missa Tridentina (Concilio de Trento), o ritual comum antes do Vaticano II. A Missa em latim, com o sacerdote de frente para o altar e de costas para a assembleia, cantos gregorianos...; b) Missa com liturgia de Paulo VI, pós concilio vaticano II com o sacerdote de frente para o povo e de costas para o Santíssimo e outras inovações sem prejudicar o essencial.

Na verdade, a não ser em discussão acadêmica, a Missa continua sendo a mesma com as diferenças marcantes que conhecemos: celebrada no vernáculo da região, o celebrante de frente para a assembleia, com introdução de cantos e gestos pela assembleia.

Obviamente que tanto a Missa tridentina como a atual de Paulo VI, mantém o mesmo sentido de ação de graças, com celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Alguns defensores da Missa Tridentina (Concilio de Trento) alegam algumas diferenças muito sutis como, v.g., antes, o sacrifício incruento acontecia no Altar, o sacerdote celebrava in persona Christi, de frente para Deus e de costas para a assembleia; depois com a Missa de Paulo VI toda a assembleia era celebrante e o sacerdote apenas presidia essa assembléia, por isso ao invés de Altar seria uma Mesa. E outras explicações doutrinárias interessantes, mas que não modificam a Santa Missa de sempre.

Portanto, o que assusta os tradicionalistas, é a maneira nova de participar da Santa Missa inclusive com a introdução de danças, outros instrumentos musicais além do órgão, palmas, pois que na verdade embora pareça em principio que danças, palmas, e outras manifestações externadas pelos fiéis não se coadunem com a paixão e morte de Jesus, tenha-se em conta que a Santa Missa não fica na paixão e morte de Jesus, mas termina com a sua ressurreição, e sua ressurreição é motivo de alegria.  Já ouvi um comentarista perguntar: “vocês aplaudiriam Jesus sofrendo e morrendo na cruz? Aqui, naturalmente que os ânimos alegres são conflitantes e incoerentes. Mas... Não esqueçamos que tudo depende do momento da Missa. 

Dizer que os sacerdotes que celebram a Missa Tridentina são fiéis a N.S.J.C, e que as mensagens do Céu são mais fidedignas do que as Missas atuais, é errado e seria o mesmo do que afirmar que os sacerdotes que celebram a Missa atual (de Paulo VI) não seriam fieis a Jesus Cristo e que as mensagens do Céu não seriam confiáveis é exagero porque o verdadeiro sentido da Missa não está desvirtuado. 

Outro ponto, dizer que a Missa de hoje não seria válida porque baseada em culto luterano, também não procede. Talvez essa comparação seja resultado de uma ideia de que havia na organização da nova maneira de celebrar, influencia protestante e que teria a presença de “seis” pastores protestantes mesmo que sem participação ativa.

De qualquer forma, a Missa Tridentina continua válida tanto quanto a de Paulo VI, com suas belezas espirituais e presenciais, livres para todos os cristãos.

Sem duvida, a Missa sempre é e será a mesma. E para quem gosta e tem saudades da Missa Tridentina (em latim), procure alguma Igreja que faz essa celebração e verás como é linda, maravilhosa e de uma espiritualidade profunda.

O assunto é muito mais amplo, por isso recomendo aos interessados maior aprofundamento.

FONTE: http://santopapabentoxvi.blogspot.com.br/2011/03/missa-tridentina-x-missa-de-paulo-vi.html

Recomendo participar da Missa Tridentina em Curitiba Igreja da Ordem
Endereço: Rua Mateus Leme, 01 - São Francisco – CURITIBA PR.
Horários de Missa: Todo terceiro e quarto domingo do mês às 10:00h
Contato: leandro.monteiro7@hotmail.com
Responsável: Padre Anderson Bonin
Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário