Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 18 de dezembro de 2016

EMANUEL : DEUS ESTÁ CONOSCO



 Resultado de imagem para EMANUEL DEUS ESTA

4º Domingo do Advento. 18.12.16
Is 7,10-14; Rm 1,1-7; Mt 1,18-24

Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
      
Isaias narra um momento difícil do Reino de Judá, em Jerusalém. Um tempo de guerra em que o Rei Acaz, descendente de Davi enfrentava um inimigo poderoso que eram os Assírios, não confiáveis, materialistas e corruptos e que não professavam a mesma fé. Situação difícil que deixava Acaz preocupado e amedrontado.
Imperava na época uma promessa de Deus feita para o profeta Natã de que manteria o Reino de Davi em segurança.
Porém, o Rei Acaz com seu exercito fraco e com previsível derrota,  não acreditava nessa promessa preferindo confiar nos homens do exercito Assírio a quem pediu ajuda.  
Isaias interveio prevenindo de que uma vez conseguida a conquista com o exercito Assírio, a cobrança viria pela colonização do Reino de Judá colocando em risco a fé e a pureza da religião do povo de Judá.
Isaias recomenda a Acaz que pedisse ao Senhor o envio de um sinal. Para não tentar o Senhor, Acaz não pede, mas mesmo assim o Senhor, como sinal, disse: “  Eis que UMA VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO, E LHE PORÁ O NOME DE MANUEL”. A mulher de Acaz teve o filho mas o Reino de Judá foi derrotado.
Derrotado o Reino de Judá, a expectativa do EMANUEL – Deus está conosco, ficou para um outro rei, Filho de Davi que fosse realmente DEUS CONOSCO, Jesus Cristo.  

Chegado o tempo, Maria estava prometida em casamento a José e antes de viverem juntos ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.  
José que ainda nada sabia e para não macular a imagem de Maria resolveu abandona-la em segredo. Mas um anjo apareceu em sonho a José e revela o propósito de Deus: 'JOSÉ, FILHO DE DAVI, NÃO TENHAS MEDO DE RECEBER MARIA COMO TUA ESPOSA, PORQUE ELA CONCEBEU PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. ELA DARÁ À LUZ UM FILHO, E TU LHE DARÁS O NOME DE JESUS, POIS ELE VAI SALVAR O SEU POVO DOS SEUS PECADOS'.
Cumpria-se a profecia: EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO. ELE SERÁ CHAMADO PELO NOME DE EMANUEL, QUE SIGNIFICA: DEUS ESTÁ CONOSCO.'
José, leal companheiro de Maria, a aceitou como esposa.

Irmãos e irmãs.
Nesta aproximação do Natal a nossa atenção é chamada para confiar mais nas promessas de Deus do que nas promessas dos homens. Os desvios morais, a corrupção, o descaso à religião, os interesses pessoais de políticos e religiosos de seitas infiéis, na maioria das vezes em que estendem às mãos esperam algo em compensação.
Com Deus é diferente. Saibamos avaliar das vozes humanas o que vem de bom e útil e façamos delas metas de vida para a humanidade, afinal fomos criados por Deus e somos seus preferidos. A nós do Povo de Deus, compete administrar este mundo no direcionamento da vida em comunidade, em família, democraticamente, socialmente, politicamente, visando o bem comum.
Contudo, não sejamos ingênuos com os maldosos, corruptos, falsos crentes,  que estendem suas mãos aos irmãos para recolhe-las com riqueza e astucias.
Deus é o sinal de tudo. Que as atitudes humanas sejam avaliadas pelo comportamento de cada um, principalmente no que diz respeito à sua formação espiritual e religiosa que devem ser sinceras e justas.
EMANOEL É DEUS CONOSCO. Nada, absolutamente nada deve vigorar neste mundo que não esteja de acordo com a vontade e planos de Deus. Que venham os políticos e grupos sustentar que o Brasil é um estado laico. Mas não nos deixemos levar por essa ideia quando que na verdade, com raríssimas exceções, a laicidade do povo brasileiro é relativa, pois que se de um lado o governo material politico não é da Igreja, a nossa consciência, os nossos propósitos, nossos anseios, a nossa crença são superiores aos impulsos governamentais e devem ditar as diretrizes que conduzirão o país porque pertencemos e somos UMA NAÇÃO DO SENHOR.
DEUS CONOSCO é DEUS em todos os lugares. E Agora, Deus se fazendo homem, tornou-se em JESUS CRISTO DEUS VISIVEL E SALVADOR. E NÓS SOMOS DE CRISTO.
            
São Paulo na carta aos romanos de hoje, apresenta-se como fazemos hoje nas saudações iniciais das celebrações para em seguida colocar-se como servidor e apóstolo de Jesus não por conveniência, mas por vocação para proclamar a todos o Evangelho de Cristo.
E com que ótimo propósito nos lembra a todos que somos também chamados a sermos discípulos de Jesus Cristo, não somente o Papa, bispos, presbíteros e diáconos, religiosos, mas todo o Povo de Deus que milita na missão da Igreja, e de um modo especial os leigos que ocupam ministérios importantíssimos nas pastorais e linha de frete da comunidade.
Mais uma semana e estaremos comemorando o aniversário de Jesus Cristo. E Ele quer somente um presente: que sejamos homens e mulheres, verdadeiros crentes revestidos das graças de Deus, pessoas boas, justas, fraternas,  que aprenderam amar a Deus na Trindade sobre todas as coisas demonstrando gratidão, perseverança, carinho, confiança na Santa Igreja Católica presépio vido de Jesus.
Que o Senhor Jesus Cristo esteja sempre com você.
Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário