Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 2 de agosto de 2015

EU SOU O PÃO DA VIDA - 2.7.15

REFLEXÃO DOMINICAL
18º D.T.C. - Ano B – 02.07.2015
1ª leitura: Ex 16,2-4.12-15; 2ª leitura: Ef 4,17. 20-24
Evangelho: Jo 6,24-35
JESUS É O PÃO QUE SE DÁ EM ALIMENTO

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Êxodo:
O livro do Êxodo revela um momento de dificuldade quando o povo, filhos de Israel, estava caminhando em fuga do Egito aonde se encontravam há séculos oprimidos pela escravidão. Liderava o grupo Moisés e Aarão.
Certamente que na partida toda euforia tomava conta deles porque conseguiram alcançar a tão esperada liberdade e retorno para sua terra.  Contudo, quase sempre o caminhar dos homens, por mais que entusiasmados estejam, é prejudicado por espinhos. E a cada passo a mais, o sofrimento do dia a dia vai desgastando as pessoas fisicamente, psicologicamente, emocionalmente. E as reações de desânimo começam a tomar conta.
Para eles, não mais importava o sofrimento passado, mas que naquele momento passavam por situação difícil, cansados e com falta de comida. E as queixas foram dirigidas justamente contra quem os conduziam para a liberdade. Chegaram a dizer que preferiam ter morrido lá no Egito onde pelo menos contavam com abrigo e sentavam próximos das panelas e podiam saciar a fome com carne. E agora, diziam eles, estamos enfrentando este deserto sujeito à morte por falta de alimento.
Diante disso o Senhor disse a Moisés que colocaria aquele povo à prova que foi logo transmitindo aos seus conduzidos que ao cair da tarde comeriam carne e pela manhã, pão.
E assim aconteceu. Codornizes surgiram em grande quantidade e quando o orvalho da manhã evaporou apareceram substâncias granulosas, finas como a geada sobre a terra, o maná do deserto, uma substância alimentar.
Surpresos, os israelitas perguntaram: “O que é isto”?  Moisés respondeu: «É o pão que o Senhor vos dá em alimento».
Irmãos e irmãs.
Ainda hoje, apesar da vida religiosa que temos nos sentimos presos ao nosso passado. Passado de sofrimento causado por tantas circunstâncias da vida e pela mentalidade de escravos, imaturos, apegados ao comodismo, até com certa saudade da escravidão do pecado. E alguém nos estende a mão convidando “vem comigo”!  E partimos confiantes numa vida nova e melhor.
Mas impacientes, não aceitamos sacrifícios, renúncias, e passamos como os israelitas, a falar mal de quem nos proporcionou a liberdade esquecendo que o Senhor é quem conduz e alimenta, não somente com o pão material, mas espiritual principalmente.
Os Moisés de hoje também estão nos consolando e entusiasmando falando sobre o pão que o Senhor nos dá em alimento, o pão da vida.
Sim, irmãos, confiança em Deus e disposição para recebê-Lo sempre no pão consagrado como alimento que nos eterniza como pessoas dignas e santas. É o milagre que nos transforma, tira de um passado ruinoso para novos caminhos de santidade com a certeza de que no final chegaremos à felicidade aqui na terra e na pátria eterna que é o Céu.
São Paulo:
Quando São Paulo escreveu aos Efésios, trazia justamente a ideia de que o crente não pode viver do passado, com seus pensamentos e ações presos aos maus costumes, crendices, erros, e até uma religiosidade desvirtuada pelo sincretismo conflitante com a doutrina cristã católica.
Portanto, se você, meu irmão, foi educado na fé católica, conheceu Jesus, recebeu os Sacramentos, não pode se deixar influenciar pelo modismo do relativismo religioso.
Tomar rumos diferentes daquele traçado por Jesus através da sua Igreja, mesmo que continue cristão, pode implicar em grave pecado.
O homem precisa, portanto, buscar a conversão todos os dias, deixar de ser aquele homem velho para se tornar um cristão renovado, revestir-se de um catolicidade convicta e bem instruído para não cair nas ciladas da vida.
Evangelho:
O homem pode descobrir Deus sozinho e isso acontece em comunidades diversas que ainda não contaram com a presença de missionários. Mas essa descoberta pode fragilizar por falta de uma melhor orientação e estrutura espiritualizada.
Para nós cristãos, o mestre que indica o caminho é Jesus que de propósito escolheu os Apóstolos/bispos, confiando-lhes a Igreja, formando um grande Povo de Deus.
A partir daí começamos a descobrir que Igreja é uma comunidade. O homem não deve viver sua religiosidade no individualismo, sozinho, como autodidata sob pena de cair no erro protestante da sola scriptura e da livre interpretação da bíblia causadora da existência de diversas seitas. “O Espírito disse a Filipe: Aproxima-te para bem perto deste carro. Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: Porventura entendes o que estás lendo? Respondeu-lhe: Como é que posso se não há alguém que mo explique? E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele”. At 8,29-31.
Por isso que naquele dia, a multidão foi ao procurar Jesus e o encontraram em Cafarnaum, no outro lado do mar.
Jesus os questiona num primeiro momento acusando-os de não estarem em busca de milagres, mas porque num encontro anterior foram saciados com pães. E aproveitou para evangelizar lembrando-os de que o alimento material é indispensável para manter o corpo, mas que existe um alimento muito mais importante que dura a eternidade que viria do Filho do homem, referindo-se a si mesmo.
Irmãos e irmãs. Diante das palavras de Jesus, despertou na comunidade presente a vontade de descobrir como aproximar-se das obras de Deus, pedindo um milagre. Jesus lembrou-lhes do maná a que se refere a primeira leitura do Êxodo, como pão dado por Deus e não por Moisés, e ainda que a obra de Deus está em confiar em Jesus. E mais, Jesus afirmou que era ele o pão da vida.
Irmãos, Jesus continua como pão da vida na Eucaristia que somente os católicos têm o privilegio de receber em comunhão.
Não existe segredo. Quem participa das Missas e comunga Jesus Eucarístico é porque acredita Nele, e nunca mais terá sede. Promessa de Jesus!
Por isso, não arrisque sua fé. Não repudie as graças que recebeu de Jesus, não o traia, mas persevere como bom católico e estará alimentado para o premio maior que será a gloria celeste.
Sou teu, para ti nasci, que queres, Jesus, de mim?
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário