Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 9 de agosto de 2015

LEVANTA-TE, TENS UM CAMINHO LONGO A PERCORRER - 8.8.15

REFLEXÃO DOMINICAL
19º DTC  - Ano B – 9.8.2015
1ª Leitura - 1Rs 19,4-8; 2ª Leitura - Ef 4,30-5,2; Evangelho - Jo 6,41-51
LEVANTA-TE, TENS UM CAMINHO LONGO A PERCORRER

Dedico esta reflexão a todos os pais..
Dedico esta reflexão de um modo especial ao meu tio Demétrio Hauagge, irmão de minha mãe, cujo falecimento ocorreu ontem em São João do Triunfo, como sinal de certeza da vida eterna na Casa do Pai e meu pedido de perdão por não poder estar presente.

Amigos e Irmãos em Cristo.

1º LIVRO DOS REIS.
Elias comporta-se como um homem desanimado, cansado e faminto, e pede a sua morte clamando a Deus: “AGORA BASTA, SENHOR! TIRA-ME A VIDA”.
Deus intervém e quando adormecia a sombra de um junípero[i] um anjo aproxima-se e manda que se levante para comer. Saciou sua fome e sede e voltou a dormir.
Precisou o anjo falar novamente “LEVANTA-TE E COME, AINDA TENS UM CAMINHO LONGO A PERCORRER”.
Esse alimento mandado por Deus o fortaleceu tanto que foi suficiente para continuar sua caminhada até o monte Horeb, seu destino.
Queridos, acaso nós também já não passamos por situações como a de Elias?
Deus como Pai conhece nossas fraquezas e necessidades e não nos abandona, pois continua nos alimentando por Jesus Cristo com suas graças e na Santa Missa pela Eucaristia.
Quem é fiel, persevera, e busca na oração e na pratica religiosa nas Missas, alimentando-se do corpo de Cristo na Eucaristia ou comungando espiritualmente não está só, e sempre um anjo aponta para o crescimento material e espiritual e nos desperta quando voltamos a desanimar. Quantas vezes Deus deve ter soprado em nossos ouvidos: LEVANTA-TE, TENS UM CAMINHO LONGO A PERCORRER?
SÃO PAULO:
Que conselho maravilhoso dá São Paulo recomendando que não devemos entristecer o Espírito Santo que nos marcou como predestinados a encontrar definitivamente nossa libertação.
A lição primeira é a convivência harmoniosa e fraterna entre os homens, mulheres e crianças. O perdão deve ser humildemente concedido e pedido mutuamente procurando sempre imitar Jesus Cristo que em nome do Pai foi o primeiro a nos perdoar.
Deus não quer momentos, mas que o tempo todo estejamos em comunhão de paz entre os homens e consequentemente com a sua Divindade e tudo o mais que é celeste.
EVANGELHO:
Irmãos e irmãs.
Certamente que necessitamos do pão nosso de cada dia e que deveria não faltar nas mesas de todos os Filhos de Deus.
Por João Jesus ensina que Ele é o PÃO QUE DESCEU DO CÉU. É preciso que acreditemos nisso, que acreditemos que JESUS É O SENHOR.
Não podemos agir como os judeus que ouvindo a afirmação de Jesus de que era Ele o PÃO DO CÉU, em tom de menosprezo referiam-se a Ele como alguém comum: “Não é ele o filho de José e Maria?” Como pode dizer “QUE DESCEU DO CÉU?”.
Jesus que tudo vê e tudo sabe percebeu os cochichos e se impõe: Ninguém pode vir a mim se não foi pela atração do Pai.
De fato é nossa crença como católicos, que Jesus é Deus, é o Salvador, que veio a este mundo para nos reconciliar.
Nossa vida como seres humanos é passageira. Uns por pouco tempo, outros por muitos anos, e outros ainda até por minutos.
Mas o que nos consola é que a vida não termina aqui, ao contrário, inicia nesta terra e continuará na pátria celeste.
Jesus só pede uma coisa como o principal que leva a todas as outras devoções da Igreja: que creiamos para alcançarmos a vida eterna, desde já aproveitando do alimento espiritual que é JESUS NA EUCARISTIA.  “Quem comer deste pão viverá eternamente.  E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”, garantiu Jesus.
Por isso amados irmãos e irmãs, cultive muito a sua fé. Creia em Deus na Santíssima Trindade. Creia na Igreja Católica que não por acaso foi instituída por Cristo para que pudesse continuar presente e evangelizando até hoje e enquanto não voltar levasse a mensagem do amor e da salvação, da unidade numa só fé, numa só Igreja.
Irmãos, não escolham o caminho que parecendo fácil acaba não conduzindo a Deus. Mas escolha o caminho da verdade com a fé que Elias recobrou depois de alimentar-se, com a fé que São Paulo ensina pela humildade e comunhão com Cristo e sua Igreja.
Um feliz dia dos pais.
Dc Narelvi




[i] Junípero ou zimbro: árvore comum nos desertos da palestina onde os viajantes abrigavam-se debaixo dos seus ramos,  na sua sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário