Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 30 de agosto de 2015

PARA SER CRISTÃO NÃO BASTA A LEI, MAS SENTIR E VIVER O AMOR DE DEUS - 30.8.15


REFLEXÃO DOMINICAL
1ª leitura Dt 4,1-2.6-8; 2ª Leitura - Tg 1,17-18.21b-22.27; Evangelho - Mc 7,1-8.14-15.21-23
30.8.2015 – Ano B
PARA SER CRISTÃO NÃO BASTA A LEI, MAS SENTIR E VIVER O AMOR DE DEUS
Amigos e irmãos em Jesus Cristo.
Deuteronômio
      No plano humano, como conduzir uma comunidade politicamente organizada a não ser através de normas que disciplinem as regras de condutas tanto dos que lideram como dos liderados?  E não basta estabelecer as regras, mas também se faz necessário prever penas para os que descumprem os preceitos.
      Pois bem, no plano divino também precisa de uma legislação.  Não precisaria caso os homens tivessem levado a serio o dom da vida como a recebeu na criação.
      A conduta errante dos homens submeteu-os então a preceitos estabelecidos para que, conhecendo-os, pudessem discernir sobre o certo e errado.  É o que Moisés dita nesta leitura mandando ao povo de Israel ouvir e cumprir as leis sem nada dela tirar ou acrescentar, porque provém de Deus. 
      A Lei de Deus – não qualquer lei de adoradores de deuses -  é para se por em prática e, em assim sendo, assegurará a formação de uma sadia comunidade ou nação.
Evangelho
Esse por em prática não significa fundamentalismo seguindo a lei ao pé da letra sem compreender sua mensagem, nem confundi-la com as citadas tradições inexpressivas de costumes dos fariseus e todos os judeus como lavar as mãos e tomar banho antes de comer pães prontamente reclamadas contra os discípulos de Jesus por inobservância desses costumes.   E não perderam tempo logo chamando a atenção de Jesus.
      A resposta de Jesus foi firme não no sentido de desmerecer o hábito de lavar as mãos e tomar banho, higiene necessária até hoje, mas contra a priorização de certos costumes e valores que em relação aos preceitos divinos devem ficar em segundo plano. É olhar para os que são íntegros, praticam boas obras, anunciam Jesus como Salvador e corrigi-los pela sua maneira humilde de vestir como se isso fosse mais importante. Respondeu Jesus: HIPÓCRITAS, HONRAM COM OS LABIOS, MAS TEM O CORAÇÃO LONGE DE MIM.
      O importante irmãos e irmãs, é usar das leis e regras divinas e religiosas como orientação assimilável e transformadora da conduta humana para o bem; é compreender o que Deus espera de nós quando lemos suas leis, por exemplo, a Bíblia.
      Não basta o esnobismo de citações decoradas da bíblia ou carrega-la como taboa de salvação, nem conduzir imagens de santos ou devoções mais propensas a tradições superficiais. Tudo isso é importante, mas desde que aproveitados para um conhecimento inteligente sobre a vontade de Deus e aprofundamento da fé.
      Jesus ensina ainda que as impurezas, os pecados, não é o que vem de fora, mas o que o homem expressa de dentro do seu coração, da sua consciência. Logo, mesmo sujeitos a essas intervenções externas precisamos dominá-las e desconsidera-las para peneirar e fazer sair do coração e da mente somente as coisas boas e úteis.
São Tiago.
      Lição sábia vem de São Tiago chamando a atenção para as coisas que vem do alto, do Pai celeste. Entender e assumir o papel de cristão católico é não se deixar contaminar pelos erros do mundo nem por uma religiosidade vazia, mas viver a religiosidade com afinco, de maneira participativa, não como assistente observador ou mero ouvinte.
      Ressalvo que nem sempre a culpa pela ociosidade participativa vem dos fieis, mas dos próprios dirigentes que promovem Missas desmotivadas, propositadamente ou inaptamente celebradas isolando a assembleia que fica entre o presbitério e auxiliares deixando o tempo passar ansiosos pelo retorno a casa. 
      Jesus não quer que façam da sua Eucaristia um desperdício de tempo. É preciso renovar. É preciso crescer. Os católicos e dirigentes precisam sair da mesmice, do egoísmo, procurar águas mais profundas, ser luz do mundo dentro e fora da Igreja se quiserem evitar fugas e fazer o Reino de Deus acontecer no coração dos homens.

Ó Jesus, com todo meu coração eu me uno a Vós.
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário