Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 31 de maio de 2015

SANTISSIMA TRINDADE 2015

REFLEXÃO DOMINICAL – 31.5.2015

SANTISSIMA TRINDADE – 2015
1ª LEITURA - DT 4,32-34.39-40; 2ª LEITURA - RM 8,14-17;
EVANGELHO - MT 28,16-20

        Mais uma festividade que alegra os corações dos crentes cristãos católicos. O mistério da Santíssima Trindade, crença NUM ÚNICO DEUS EM TRÊS PESSOAS que a Igreja Católica assegurou pelo seu Magistério como verdade revelada desde as origens da raiz da fé vivida pela Igreja, principalmente através do Batismo.
       Não professamos três deuses, mas um só Deus. As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro. A Unidade divina é Trina.
            Nas saudações das celebrações já o presidente dirige-se aos fiéis: “A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS E A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO ESTEJAM COM TODOS VOCÊS” (2 Co 13,13; 1 Cor 12,4-6; Ef 4,4-6), e no sinal da cruz: “EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO” que todos os católicos fazem, já professamos nossa fé no DEUS TRINO e não nos envergonhamos de demonstrar traçando na direção da fronte ao peito e do ombro direito ao esquerdo a cruz. É O SINAL DO CRISTÃO.
            Podemos dizer que na Trindade única, é como se cada um tivesse uma função: o PAI é o criador, o FILHO é o salvador, e o ESPÍRITO SANTO o Santificador.
    “... que Ele é o Pai que criou o universo e que o governa com sabedoria e amor; cremos que Ele não permaneceu no Céu, mas na sua Imagem o Filho, ele veio para este mundo e se fez um de nós; cremos que Ele realiza o seu projeto de amor com a sua força, o Espírito” [1]. São as “funções da Trindade do Pai, Filho e o Espírito Santo CUJA CRENÇA TODAS AS RELIGIÕES CRISTÃS DEVEM À IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA QUE ASSIM CONFIRMOU NOS PRIMEIROS SÉCULOS COM A AJUDA DOS CONCÍLIOS ECUMÊNICOS DE NICÉIA (325) E CONSTANTINOPLA (381)[2] E SANTOS PADRES.
            Moisés nos faz encantar  com a TRINDADE. Ele desafia os incrédulos e quem mais quiser saber, mandando perguntar aos povos que nos antecederam desde a criação, aos quatro cantos do mundo se ouve algum acontecimento semelhante a esse do nosso Deus que fala do meio do fogo e de qualquer lugar ou situação. Deus está presente aos nossos próprios olhos e o gravamos em nossos corações como o único Senhor lá em cima do céu e cá embaixo da terra. E recomenda: GRAVA EM TEU CORAÇÃO QUE NÃO HÁ OUTRO IGUAL A ELE. E quem guardar os seus mandamentos e se põe como filho terá a garantia de uma vida plena de felicidade[3].[4]

             São Paulo ensina, então, que aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus SÃO FILHOS DE DEUS. Deus entra em nossa vida porque é nosso PAI e CRIADOR e não nos faz escravos do medo. Impossível ao que crer ceder ao medo se tem como força interior a Santíssima Trindade.
            Devido a Trindade somos levados ao grau de herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Quanta honraria e motivo de certeza da nossa unidade com Deus.

O Evangelho segundo Mateus comprova que nós católicos estamos seguros do caminho certo em nossa religiosidade porque somos abrigados por um templo muito mais soberano do que qualquer outro que está por aí criados pelas mãos dos homens renegados do catolicismo, porque junto com Jesus Cristo, onze discípulos foram se encontrar com Ele na Galiléia e foi para eles que Jesus falou: 'TODA A AUTORIDADE ME FOI DADA NO CÉU E SOBRE A TERRA.  PORTANTO, IDE E FAZEI DISCÍPULOS MEUS TODOS OS POVOS, BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, E ENSINANDO-OS A OBSERVAR TUDO O QUE VOS ORDENEI! EIS QUE EU ESTAREI CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ AO FIM DO MUNDO'.
Essa ordem de Jesus com autoridade transmitida aos apóstolos e sucessores, nos dá a certeza da religião certa, da fé insubstituível, pela sucessão apostólica que nos une há mais de dois mil anos e conta com a garantia da proteção e presença de Jesus até o final dos tempos.

            Para que possamos servir de exemplo e testemunho da verdade, para que a paz governe a nossa vida, para que tenhamos a força de verdadeiros missionários de Cristo, inclusive orando pelos que abandonaram a Igreja de Cristo,  invoquemos:
            Santíssima Trindade, que sois um só Deus, - Ajudai-nos;
Santíssima Trindade, que sois um só deus, tende piedade de nós.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi



[1] Celebrando a Palavra – Ano C, pag. 205 – Fernando Armellini
[2] Pergunte e Responderemos – 1991, pag. 11
[3] Celebrando a Palavra – Ano C, pag. 205 – Fernando Armellini
[4] Pergunte e Responderemos – 1991, pag. 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário