Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quinta-feira, 14 de maio de 2015

“Desculpe, mas existe um erro ai, Jesus Cristo fundou uma igreja sem nome, sem idolatria, sem culto a santos e sem missa. Portanto, não creio em hipótese alguma que ele tenha fundado a Igreja Católica, Apostólica, Romana. Ele nunca foi de Roma, era judeu” Anonimo.

RESPOSTA:
Boa noite. Obrigado pela intervenção e espero que você leia. Obrigado pela forma educada do comentário.  Respondo em partes devido ao espaço para comentário:

1. Jesus fundou uma igreja sem nome.
             Concordo que Jesus fundou uma Igreja sem nome.  Mas para entender de religião é preciso mais do que ler a bíblia pinçando uma palavrinha aqui, outra acolá. Precisa de teologia, de exegese bíblia, de uma boa catequese, história, tradição, e vontade de buscar a verdade.
            Bem, na verdade Jesus não veio a este mundo com a missão de “fundar” uma igreja, uma religião. Nem a católica e menos ainda dos protestantes.
            Sua Missão foi salvar a humanidade. Por isso Deus se fez homem em Jesus Cristo como o Messias, o Salvador. E para sua missão escolheu primeiramente os doze apóstolos e fez diversos discípulos.
Mas Jesus escolheu primeiro os doze apóstolos, por quê?
Somente para tê-los como amigos, companheiros? Não! Jesus os instruiu e concedeu-lhes poderes para que dessem continuidade à sua obra. E os apóstolos deram prosseguimento por sucessão (apostólica), senão a igreja já teria desaparecida nos primeiros séculos com as mortes dos doze apóstolos.  
Veja, numa pequena amostragem bíblica, o que Jesus disse aos apóstolos:
Jo 20, 21-23. “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. 22. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.
Mt 16, 18-19; 28 18-20: “Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”; “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.
A Igreja está fundada na reunião de pessoas. Como essas pessoas eram CRISTÃS, elas eram chamadas simplesmente de CRISTÃOS, isto é, seguidores de Cristo. Então, se no inicio não havia um nome próprio, eram conhecidas como Cristãos. Podemos, então, aceitar que o nome da Igreja fundada por Jesus era IGREJA CRISTÃ simplesmente.

2. Sem idolatria.
             Perfeitamente!
 3. Sem culto aos santos.
             Primeiro você não pode esperar encontrar na bíblia um receituário de regras de tudo o que se possa imaginar existir na terra. Na bíblia não diz como se celebra a Missa, nem os cultos protestantes, ou como se ganha dinheiro (embora alguns protestantes deem prioridade ao evangelho da prosperidade), se você vai ser engenheiro, casado, solteiro, honesto ou desonesto etc. etc.
            É preciso, então ter discernimento e aprender com quem tem autoridade para ensinar.
            Jesus não trouxe consigo, a tiracolo, os santos, mas ensinou como ser santo. Por isso somos todos chamados à santidade. Eu e você também!
            Santos são todos aqueles que viveram no amor de Cristo e morreram perseverando na fé. Logo, todos os que estão no céu, SÃO SANTOS.
            “Cristo aperfeiçoou os ensinamentos do Antigo Testamento, e abriu para nós o reino dos céus, o Paraíso (Lc 23, 43)”. 
 “A devoção ou culto dos Santos, como é praticado na Igreja Católica e teve sua origem na Igreja Primitiva ou Apostólica, que era dirigida, ou pelos Apóstolos diretamente, ou pelos santos Bispos que os Apóstolos mesmos estabeleceram para substituí-los, e não tardiamente, no século IV, como falsamente pretendem os protestantes”.
            Portanto, o culto aos santos existe porque sabemos por doutrina de fé, ensinamentos bíblicos, magistério da Igreja e tantos outros ensinamentos, e também todos os que acreditam na santificação dos justos sabem, que estando eles no Céu merecem nosso culto de louvor porque eles são exemplos, testemunhas de cristo, e intercessores junto a Jesus.
“Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. (Sabedoria 3,1)”.
“Em Lucas 16,19-51, na parábola do rico e do pobre Lázaro, Jesus apresenta a sobrevivência consciente tanto dos justos como dos injustos.”
“A morte para os cristãos é o encontro com Cristo, como nos diz São Paulo (II Cor 5,1)”.
“Os mortos são seres conscientes para os cristãos (I Pe 3, 18-19; 4, 6)”  - “Com a morte somos julgados imediatamente (Hb 9,27) ( RM 14,10) (II Cor 5, 10) e vamos para o céu ou para o inferno (Lc23,42), (Mt 25,34), (Mt 25,41)”. 
Aliás, ser santo não significa ser leitor ou decorador da bíblia, nem simplesmente batizado, mas “perseverar na fé, dando testemunho, como nos diz a própria escritura: ”Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor”! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mt 7,21)” 
Bem, de qualquer forma você aceita a existência do santo (triste seria se não aceitasse).
Prestamos culto aos santos como agradecimento, memória, amor, e também pedimos a intercessão: “Os santos podem interceder por nós, e são nossos mediadores, pois quem ora pelo outro está sendo mediador entre o outro e Deus (Dt 5, 5), (Jer 15, 1 ss), um exemplo claro disso, vemos nos Atos dos Apóstolos, como Deus fazia milagres pela mediação de São Paulo: 11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários, 12 de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos. " (At 18,11-12).
"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações e intercessões e ações de graça em favor de todos os homens"  (I Timóteo 2:1), se podemos orar em vida, também podemos orar na presença do senhor após a morte (Fl 1, 21, 23), (II Mac 15,12-15), (Lc 16, 19 e ss), (Lc 20, 37-38), (Apoc 6,9-11), (Apoc 8,3-4)”.
Até na parábola do rico avarento, Jesus nos mostrou a possibilidade dessa intercessão (Lc 16, 19 e ss), em que o homem rico, já falecido intercede por seus parentes em vida.
Naturalmente que nem tudo está escrito na bíblia e nem tudo Jesus falou aos apóstolos. Por isso mandou o Espírito Santo. Por isso com os apóstolos fundou sua Igreja que mais tarde passou a ser chamada de CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA, no ano de 1516, na REFORMA PROTESTANTE.
“Entre o culto que prestamos a Deus e o culto que prestamos aos Santos há esta diferença: que a Deus adoramo-Lo pela sua infinita excelência, ao passo que aos Santos não os adoramos, mas só os honramos e veneramos como amigos de Deus e nossos intercessores junto dEle”
Portanto, irmão, não podemos dizer que Jesus fundou sua Igreja sem permitir aos cristãos que prestassem culto aos santos. Aliás, somente não presta culto aos santos quem não tem santos no Céu. Nós temos!

4. Sem missa.
             Irmão querido. A Missa esta intrinsecamente ligada a Cristo. Missa é Eucaristia, uma celebração Eucarística. A primeira Missa foi celebrada pelo próprio Jesus quando instituiu a Eucaristia. Ele disse: “Isto é meu corpo, isto é meu sangue, fazei isto em memoria de mim”. Até hoje, o celebrante da Missa é o próprio Cristo na pessoa do bispo ou do padre.
            E os apóstolos obedeceram celebrando a missa não como ela é hoje com seus rituais, pois que a missa se resume somente na CONSAGRAÇÃO. O que vem antes e depois apenas enriquecem a devoção e passaram a fazer parte da Missa.
Os Apóstolos não celebravam a Eucaristia? Não liam e pregavam as Escrituras nas grutas, nas casas, e até escondidos? Não cantavam nem louvavam?
            Diga-me uma coisa: Jesus quando fundou a Igreja, fundou o “culto evangélico?” Claro que não porque Ele não fundou nenhuma Igreja Evangélica (Protestante), que foram fundadas por homens na maioria renegados católicos, somente depois de mais de 1.500 anos de catolicismo.   

5. Jesus nunca foi de Roma, era judeu.
             Alguém, alguma vez, disse pra você que Jesus era Romano? Certamente que Jesus éra Judeu. Todo o mundo sabe.
            A Igreja cristã (católica) foi fundada em Jerusalém no ano 30, e somente porque Pedro foi para Roma e era o chefe da Igreja (Papa) a Igreja Cristã passou a ser chamada de CATOLICA (porque é universal), APÓSTOLICA (porque vem dos apóstolos) e ROMANA porque com São Pedro instalou-se em Roma.   
            Espero tê-lo ajudado. Grato.
Ó Jesus, com todo meu coração eu me uno a Vós.


Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário