Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 24 de maio de 2015

PENTECOSTES

Reflexão dominical
PENTECOSTES – 23.05.15 – Ano B
At 2,1-11; 1Cor 12,3b-7.12-13; Jo 20,19-23
       
Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE
         Hoje é dia de cantar “Parabéns a Você” à Igreja Católica, Apostólica, Romana.
         Foi lá, naquele dia em que se cumpriu a promessa de Jesus da vinda do Espírito Santo que nasceu oficialmente a Igreja fundada por Jesus.
        Deus criou tudo, Jesus veio trazer a Salvação e os homens chamados disseram sim e juntaram-se a Ele. Os apóstolos tinham um chefe, Pedro. Estava formada a Igreja. Faltava descer sobre ela o Espírito Santo.
         Da ressurreição até a Ascensão de Jesus, quarenta dias. Mais dez de retiro no cenáculo até a descida do Espírito Santo, igual a cinquenta dias. Daí o termo Pentecostes que é de origem grega, e o significado é quinquagésimo, ou cinquenta dias.
         Obedientes e confiantes, depois que Jesus subiu ao Céu, os Apóstolos e também Maria permaneceram no cenáculo, fechados e com medo dos judeus, mas em oração como crentes sinceros dessa nova Igreja que se formava. Nove dias e noites, e no décimo dia o prometido Espírito Santo desce sobre todos eles e em Maria também. Alegria! Alegria!
         Aí, então, acontece o encorajamento dos apóstolos e discípulos que após um barulho vindo do céu como se fosse uma forte ventania encheu o cenáculo e línguas de fogo pousaram sobre cada um deles. Era o sinal do Espírito Santo. Desapareceram os medos. Saíram e foram proclamar o Reino sem receio algum. Muitos dos que estavam em Jerusalém foram atraídos pelo barulho e uniram-se aos missionários do Espírito Santo e mesmo sendo os ouvintes pessoas de diversas regiões falando línguas diferentes, entendiam perfeitamente as mensagens dos corajosos e fiéis apóstolos. E maravilhados começaram a formar a primeira comunidade da Igreja Cristã que veio a ser chamada de Católica, Apostólica, Romana, séculos depois.

2ª PARTE
             São Paulo, na sua carta aos Coríntios, ensina que ninguém pode se julgar de Jesus, viver os seus ensinamentos e sua Igreja, a não ser por obra do Espírito Santo.
         E fala nos dons.
         Quantos de nós fugimos das nossas responsabilidades cristãs católicas usando do subterfúgio de que não sabemos o que fazer. Mas os dons que nos são dados não deixam ninguém fora do contexto dos servidores de Cristo.
         Cada um sabe e pode fazer alguma coisa, e todos são importantes. Na Igreja existe espaço para todos. Os ministérios, as atividades, são diferentes mas um mesmo é o Espírito. Por isso formamos um só corpo como Igreja e como Filhos de Deus.

3ª PARTE
         Era um domingo. Jesus chega onde estavam os apóstolos, discípulos e Maria e colocando-se no meio deles para indicar que Jesus é o centro de tudo, com a voz de quem é a própria paz, a primeira coisa que diz é: “A PAZ ESTEJA CONVOSCO”.
         E acontece a maior outorga de poderes divinos que se possa imaginar, que é o poder de representar Jesus aqui na terra. “Como o pai me enviou, também eu vos envio”. “RECEBEI  O ESPÍRITO SANTO. A QUEM PERDOARDES OS PECADOS, ELES LHES SERÃO PERDOADOS; A QUEM OS NÃO PERDOARDES, ELES LHES SERÃO RETIDOS”.
         Foi como conceder uma procuração. Sob a luz do Espírito Santo, os Apóstolos, nossos primeiros bispos, receberam toda a autoridade de Jesus que transferiu o envio que recebeu do Pai para eles, apóstolos. E até para perdoar pecados.
Irmãos e irmãs. O tempo é próprio para nos encorajarmos religiosamente e espiritualmente falando. Não apenas o povo leigo em geral, mas também os ministros ordenados que dirigem a Igreja busquem nesta solenidade algo mais na sua vida religiosa fazendo dela uma fraternidade constante, abrindo espaços na sua paróquia para que todos possam exercer seus dons, para que não haja disputa de atribuições clericais, e que Jesus seja o centro das atenções e focado mais do que todos no presbitério e em toda a  nave da Igreja. Que os irmãos sentem lado a lado uns dos outros e escutem a Palavra de Deus com a mesma alegria e aceitação como aquela que aconteceu lá em Jerusalém.
Falamos em renovar a Igreja. Mas na verdade nós é que precisamos de renovação e isso acontecendo teremos uma nova Igreja.
Que o Espírito Santo desça sobre todos nós e que o espírito evangélico que existe em nós nos anime para viver e anunciar Jesus!  
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Com Jesus e Maria.

Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário