Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 1 de março de 2015

TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR - IMPONHA SUA CONFIANÇA EM DEUS

REFLEXÃO DOMINICAL
2º Domingo da Quaresma – Ano A – 01.03.2015
TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR - IMPONHA SUA CONFIANÇA EM DEUS
1ª Leitura - Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18
2ª Leitura - Rm 8,31b-34
Evangelho - Mc 9,2-10

Amigos e irmãos em Cristo.
1ª PARTE
            Você, por acaso, já não passou por momentos difíceis em sua vida a ponto de faltar confiança em Deus? Acredito que sim! E desanimamos porque sempre queremos impor os nossos desejos e anseios e quando não conseguidos no momento nos indignamos, até.
            Somos crentes e como tais acreditamos em Deus e somos seguidores de Cristo e confiantes no Espírito Santo. Essa lógica nos leva a refletir sobre a intensidade da nossa confiança no Pai.
Pegando lá o AT, no livro de Gênesis hoje proposto para reflexão dominical, apreendemos que muitas vezes Deus nos põe à prova e nos coloca em situações as vezes inesperadas.  Para Abraão a prova foi terrível: sacrificar seu próprio filho. Como Abraão era fiel ao Senhor, logicamente sentiu dor em seu coração pelo ato que lhe fora proposto praticar. Porém, se Deus mandou é porque sabe o que está fazendo, assim naturalmente pensou o patriarca, e aceitou. No instante da consumação do holocausto, Deus manda seu anjo que o chama pelo nome e impede a consumação: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único”.
            Por isso Abraão foi abençoado e tornou-se chefe de uma numerosa família cuja descendência se multiplicou e por ele a terra foi abençoada.
2ª PARTE
            Irmãos e irmãs. Não foi algo assim que aconteceu com Deus Pai em relação a Jesus? São Paulo diz que Deus não poupou seu próprio filho que na cruz morreu por todos nós.
            O gesto de Deus revela o amor incondicional que tem pelos homens demonstrando que Ele é por nós. E se é por nós, quem se atreverá a ser contra nós? É o selo de garantia da proteção divina que continua hoje e sempre porque Jesus está ao lado do Pai intercedendo por nós.
3ª PARTE
           No Evangelho acontece a transfiguração de Jesus. Transfiguração significa mudança da aparência de Jesus e não mudança da essência de Jesus, isto é, ali Jesus não foi transformado em Deus, mas revelou que sempre foi Deus.
            Revelação porque naquele momento Jesus se mostrou como Deus. O seu rosto resplandecente como o sol e suas vestes brilhantes e brancas sinaliza Jesus na sua aparência divina, como no Céu. A voz de Deus anuncia a Sua divindade e nas figuras da nuvem, Moisés (lei) e Elias (Profeta), deixa claro que em Jesus se manifesta a divindade, todas as leis e todos os profetas como único Senhor de quem provém todas as coisas.
            Pedro, Tiago e João foram levados ao monte por Jesus e testemunharam aquele momento de ambiente celeste. Justifica-se o medo dos apóstolos pelo inesperado.  Mas por medo ou não, compreendemos que o momento era de plena paz celestial o que motivou Pedro a propor construir três tendas para Jesus, Moisés e Elias. Não pediu para eles, apóstolos, numa demonstração de humildade e submissão a Deus compreendendo que estavam ali como servidores de Cristo e que diante da revelação encontravam-se prontos para dar continuidade a Missão que Jesus lhes confiaria.
            Coragem, confiança, paciência e muita fé é o que nós crentes devemos dispor na providência divina e alegria por pertencermos a este rebanho que reunidos na Santa Missa e Eucaristia nos estimula também a propor a Jesus: Mestre é bom estarmos aqui, neste Templo, junto do Senhor e de todos os seus Santos.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário