Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 8 de março de 2015

DESTRUI, ESTE TEMPLO E, EM TRÊS DIAS EU O LEVANTAREI - Evangelho

REFLEXÃO DOMINICAL
3º Domingo da Quaresma
8.3.2015 – Ano B
Evangelho - Jo 2,13-25
DESTRUI, ESTE TEMPLO E, EM TRÊS DIAS EU O LEVANTAREI.

Irmãos em Cristo.

No Evangelho narrado por João sentimos a seriedade e responsabilidade dos que dirigem e seguem a Igreja de Cristo e a mensagem da ressurreição.

Repercutindo também no desleixo religioso de muitos fiéis, encontramos ações administrativas preocupadas com a manutenção da parte material da igreja, necessária, mas esquecem-se da prioridade da parte pastoral.

Na narrativa do Evangelho a ação dos vendedores e cambistas não ocorreu dentro do Templo propriamente dito, mas em seu espaço externo parte integrante do Templo. A falta de respeito provocou a ira de Jesus que reagiu usando do chicote e os transgressores foram expulsos.

Hoje não precisamos chegar a tanto, mas precisamos, sim, tomar cuidado com o comportamento de alguns “colaboradores” e participantes de confraternizações festivas que se excedem nos seus comportamentos.

Irmãos e irmãs, Jesus quer respeito na sua Casa. Não apenas dentro do Templo, mas fora também, pois sua casa é Casa de Oração e não de exploração ou diversões inconvenientes.

A intervenção até raivosa de Jesus teve também um sentido pedagógico para chamar a atenção para o zelo que se deve ter pelos locais de encontros religiosos a ponto de os discípulos lembrarem-se do que estava escrito: “Devora-me o zelo pela tua casa”.

Os judeus que se aproveitavam do Templo de Jerusalém para seus cultos e comércios, indignados questionaram Jesus para saber até onde Ele poderia se opor ao costume pedindo um sinal de comprovação e enigmaticamente Jesus responde: “Destruí este templo e em três dias o levantarei”.

Jesus se referia ao seu próprio corpo colocando-se acima do próprio Templo. O Templo material poderia ser destruído ao contrário de Jesus que como Deus, morto ressuscitaria em três dias.

Para cada um de nós nosso Templo de Jerusalém é a nossa Igreja Matriz ou das comunidades eclesiais na paroquia em que vivemos. É a Casa de Oração onde se prega a Palavra anunciando o Evangelho e a esperança da ressurreição.

Nesta quaresma nos preparamos para a Páscoa da Ressurreição. Naquele tempo os apóstolos testemunharam a ressurreição de Jesus e lembraram-se dessa passagem bíblica e acreditaram.

Podemos nos considerar eleitos para essa felicidade sentindo a realização da ressurreição na comemoração da Páscoa que se aproxima uma das datas mais importantes do cristianismo porque a ressurreição de Cristo é uma confirmação definitiva e plena da sua divindade cuja ressurreição é assegurada também a nós todos.

Jesus esteja com vocês.
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário