Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de março de 2015

AMAMOS PELA FORÇA DO AMOR INTERIOR - 1ª leitura

REFLEXÃO DOMINICAL
5º Domingo da Quaresma
22.03.2015 – Ano B
1ª leitura Jr 31,31-34
AMAMOS PELA FORÇA DO AMOR INTERIOR

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.
O profeta Jeremias exerce sua missão profética entre os anos  627/626 aC. e fala sobre uma nova aliança, portanto, diferente da anterior.
O Senhor lembra a aliança anterior quando tirou o povo das terras do Egito e imprimiu os dez mandamentos em pedra ao que ele chama de aliança externa, isto é, suas leis foram ditadas e impressas em pedra assim como hoje temos nossas legislações impressas em papeis.
Sabemos que as legislações escritas servem para orientações, normas e penalizações. As pessoas leem e devem colocá-las em prática. São regras externas que norteiam o comportamento humano. Alguns homens as compreendem e obedecem enquanto que outros não se importam com elas. Assim aconteceu aos israelitas com os Mandamentos depois que foram tirados do Egito. Muitos seguiram os mandamentos de Deus enquanto que outros violaram.
Essa nova aliança consistia em fazer com que os homens aprendessem a seguir os Mandamentos e desejos de Deus, não por se encontrarem impressos como regra externa, mas para que os conhecendo interiormente pusessem em prática através das suas atitudes e relacionamentos humanos comandados por seus próprios sentimentos.
Ninguém ama porque a lei manda amar; ninguém é feliz porque alguma norma conceitua a felicidade; ninguém pode amar a Deus, a si mesmo ou os irmãos porque o mandamento assim estabelece.
Os sentimentos de um modo geral são frutos do nosso interior. As lições que aprendemos em casa, na escola, na Igreja, todos os preceitos que regem a vida dos homens, podem vir preparados em compêndios didáticos ou legislativos. O homem pode decorar tudo, até a bíblia, porém, o resultado eficaz não pode estar nas letras impressas, mas naquilo que ficou gravado no seu íntimo, no seu coração, e o satisfaça interiormente.
Por isso o Senhor fala através de Jeremias: “Imprimirei minha lei em suas entranhas e em seus corações”; “Serei seu Deus e vocês meu povo”.
Realmente, quando aprendemos as boas lições morais, cristãs, e as depositamos em nossos corações, as regras escritas ficam em segundo plano.
Um simples convite transmitido em palavras: “Conhece o Senhor” bastará para que O conheçam, e conhecendo interiormente Deus, a fé será muito mais forte e tornará os fiéis mais confiantes no perdão misericordioso do Senhor.
O trecho do livro de Jeremias de hoje termina com a afirmação mais importante para os que dobram seus joelhos diante do Senhor. Deus depois que perdoa nossos pecados esquece-se deles.
Uma razão bem forte para aqueles que tendo seus pecados perdoados, sentem-se abrigados por Deus para uma nova vida, uma nova aliança interior sem receio nem vergonha do seu passado porque libertados dos pecados estes não contam mais nem devem ser lembrados porque deixaram de existir.
Que hoje, todas as leis e preceitos, principalmente os religiosos que vem de Cristo e da Igreja, não fiquem nos folhetos e paginas dos livros, mas que permaneçam gravados nos corações para serem colocados em prática por ato de amor e não porque regras escritas assim estabelecem.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo. 
Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário