Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 8 de março de 2015

OS DEZ MANDAMENTOS - 1ª leitura

REFLEXÃO DOMINICAL
3º Domingo da Quaresma
8.3.2015 Ano B
1ª Leitura - Ex 20,1-17
OS DEZ MANDAMENTOS
Queridos amigos e irmãos em Cristo.
Iniciamos no Êxodo com os mandamentos da Lei de Deus que constitui o núcleo de toda a moral bíblica. Significa, então, que embora toda a Sagrada Escritura seja inspirada por Deus, a moral ditada por Deus pode-se resumir nos dez mandamentos e dentre eles, o maior de todos que o amor a Deus e aos irmãos acima de tudo.
Mandamento é ordem, é lei e como tal deve ser observado. Mas não podemos deixar de levar em conta o que podemos chamar de lei moral, ritual ou cultual.
Também a Igreja leva em conta o progresso da Revelação dentro do Novo Testamento.
Naturalmente que quem respeita o decálogo esta cumprindo a Lei de Deus. Porém, não se pode ficar literalmente nos dez preceitos, pois circunstâncias fazem com que neste universo de comportamentos humanos a Igreja (católica) como detentora da sucessão apostólica e do magistério possa dar a sua interpretação e adequação sem alterar o essencial.
Não me parece difícil entender esses preceitos pela clareza dos termos: honrar pai e mãe, não matar, não pecar... Porém outros provocam discordâncias principalmente com os protestantes.
Os 3 primeiros mandamentos dizem respeito a Deus e os 7 últimos se referem ao relacionamento com o próximo.
Os mandamentos citados no catecismo católico dá a impressão de que os três primeiros foram alterados. Mas não é o que ocorre porque ao citar: 1º Amar a Deus sobre todas as coisas; 2º Não tomar seu santo nome em vão; 3º Guardar os domingos e festas, preserva o decálogo bíblico, porém numa forma popular: quem ama a Deus sobre todas as coisas não possui, nem adora outros deuses; quem não comete adultério, não peca contra a castidade. E com relação ao sábado para o domingo aconteceu já no tempo dos Apóstolos e marca o dia da ressurreição de Jesus, portanto, o Dia do Senhor, sem esquecer que o próprio Jesus afirmou que “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”.
Afinal irmãos e irmãs, os Mandamentos existem para que os respeitemos, porém levando em conta a abrangência do “Amar a Deus sobre todas as coisas” tendo Ele mesmo afirmado: “Eu sou o Senhor teu Deus”, e sem se deixar levar pelo fundamentalismo interpretativo que incorre em erro quando afastado da interpretação da autoridade magisterial da Igreja.
Aquele que consegue por em prática esses mandamentos faz a vontade de Deus e com certeza sendo um fiel seguidor de Cristo e sua Igreja.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.

Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário