Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 26 de outubro de 2014

AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

REFLEXÃO DOMINICAL
30º DTC – Ano A – 26.10.2014
Ex 22,20-26; 1Ts 1,5c-10;  Mt 22,34-40
Amar a Deus sobre todas as coisas
Prezados amigos e irmãos em Cristo.

1ª LEITURA
        Pode parecer um tanto estranha a primeira leitura do Êxodo quando fala em empréstimo de dinheiro sem juros ou penhor de suas vestes, mas atento aos primeiros versículos compreendemos que Deus fala do respeito, da sensibilidade, da maneira fraterna pela qual devemos receber não apenas os estrangeiros, mas também nossos irmãos do mesmo local da nossa moradia.
        Um estrangeiro, aqui, pode ser entendido como aquele vindo de outros países ou até mesmo de outras cidades ou Estados do mesmo país.
        Qualquer um, qualquer pessoa, portanto, que se aproxime de nós é, de certa forma um estrangeiro, assim como  nós em relação eles.  E a lição é das boas maneiras.
        A orientação do Senhor é no sentido de que, sejam pessoas do nosso convívio ou não, merecem acolhida, respeito e muita expressão de amor. Os órfãos e a viúvas simbolizam essas pessoas. E o Senhor se mostra bastante severo ao prevenir que aos que maltratam serão punidos à espada.
        O texto recomenda particularmente respeito aos pobres ao advertir os exploradores de que não se deve tirar deles o pouco que tem, principalmente suas esperanças nem ferir seus sentimentos.
        É oportuno lembrar dos preconceitos territoriais e de etnias muitas vezes estimulados por interesses políticos, patrimoniais, sociais e até religiosos, que levam à divisão dos próprios irmãos entre si.
         Deus é misericordioso. Por isso sejamos nós também misericordiosos.
        O Êxodo fala sobre princípios natos.

2ª LEITURA
        São Paulo, já no Novo Testamento, aponta Jesus como acolhedor e ao falar aos Tessalonicenses extensivamente a todos nós, apresenta-se como apóstolo que soube como se comportar diante dos seus ouvintes, deixando evidente que ele e seus irmãos no apostolado foram dignos e coerentes com aquilo que ensinavam e se colocam como testemunhas a serem imitadas.
        Portanto, quem imita os ministros da Igreja imita também Jesus e cada um deve se tornar evangelizador ensinando a acolher e transmitir a Palavra de Deus com a força do Espírito Santo.
        Cada católico, então,  deve ser propagandista da sua fé como crente exemplar, deixar do comodismo que tem levado muitos deles ao papel de simples ouvinte e a jogar nas costas dos bispos, presbíteros e diáconos a missão evangelizadora.
        A messe é grande e poucos os operários. São Paulo quer exatamente que cada cristão, cada católico, seja um operário e servidor de Cristo. E chama-se aqui a atenção voltada para a reflexão do Êxodo, de que esses ministros ordenados, por sua vez,  sejam os primeiros a abrir as portas da Igreja para outros irmãos no mesmo ministério e para os leigos.
        Bom seria que um dia, toda a igreja com seus crentes pudessem alcançar o ideal cristão do conhecimento e vivência plena da fé a ponto de dignamente reunirem nas igrejas os irmãos e fazerem de cada família um pequeno grupo comunitário, aonde a Palavra de Deus fosse estudada, difundida e vivida, num ato de profunda ação de graças.
EVANGELHO
        No Evangelho, irmãos, Mateus reproduz os ensinamentos de Jesus com destaque ao amor acima de tudo.
        Narra que um fariseus perguntou a Jesus para experimenta-Lo,  sobre qual era o maior dos mandamentos e Jesus respondeu que era o primeiro,  amar a Deus sobre todas as coisas, com toda a força do coração, da alma e do seu entendimento. Mas colocou como segundo, amar o próximo como a si mesmo.
        Irmãos e irmãs. Jesus ensina que não existe separação entre Deus e os homens. Existe uma integração real, espiritual, que formam a comunhão entre Deus e os homens.  Por isso que amar a Deus está atrelado também ao amar os irmãos como se estivesse amando a si próprio.
        Aqui aponta uma das grandes dificuldades humanas para aqueles que não se alimentam da fé. Se não soubermos amar e perdoar nossos irmãos, não estaremos prontos para amar incondicionalmente a Deus. E acrescenta Jesus que todos os demais mandamentos dependem destes primeiros.
        Como é oportuno no dia de hoje estas reflexões. Dia da eleição presidencial que trouxe à tona muitos comportamentos e condutas escondidos, revelações de promiscuidade politica-moral, e até revanchismos entre irmãos levados por ideais políticos nem sempre sinceros.  Deus não é contrário às lutas pelos ideais políticos desde que não contrariem as regras morais, e pecam aqueles que sabendo das inconveniências, mesmo assim preferem escolher os injustos e incapazes por interesses pessoais acima dos interesses da nação e pelo bem comum. Mas de qualquer forma, a lição serve também para que, passados esses momentos de luta democrática, os homens saibam reencontrar a paz e viver em harmonia uma vez que o bem maior está em amar a Deus e ao próximo.
No amor de Cristo
Dc Narelvi

terça-feira, 21 de outubro de 2014

BRASILEIROS, FIQUEM ATENTOS!


BRASILEIROS, FIQUEM ATENTOS!


Lembramos pelo testemunho e pela história, da Ditadura Militar e das reclamações contra a permanência dos militares no poder durante 20 anos.
Com esforço do povo, conquistou-se novamente a DEMOCRACIA com a REDEMOCRATIZAÇÃO e a CAMPANHA DAS DIRETAS JÁ.
E o regime militar chegou ao fim.
No dia 15 de janeiro de 1985, TANCREDO NEVES foi eleito presidente vindo a falecer em seguida, mas foi o primeiro presidente eleito pós ditadura militar.
Aprendemos a lição de que a perpetuação dos detentores do poder, mesmo que DEMOCRATICAMENTE, pode levar à uma DITADURA INDIRETA.
O PT governou o Brasil com Lula durante oito (8) anos, com Dilma mais quatro (4), e agora quer sua reeleição por mais quatro (4) o que daria ao governo petista dezesseis (16) anos no comando da nação, somente quatro anos a menos da Ditadura Militar. Sabemos que se reeleita for, Lula voltará a concorrer como seu sucessor na presidência da República para mais quatro anos e depois mais quatro . . .
Portanto, existe um risco previsível de que o PT comande o Brasil por muito mais tempo do que o tempo da ditadura militar. E o Brasil não vai bem bastando lembrar do que vem acontecendo na saúde publica com pobres morrendo por falta de assistência médica, na segurança pública com os assaltos, roubos, assassinatos, na educação com alunos despreparados e violentos contra professores, o tráfico e consumo de drogas, vandalismos, corrupção e tantas outras desordens que os brasileiros sentem na pele e sofrem. Por isto CONVÉM MUDAR!
Por coincidência, hoje disputa democraticamente a presidência do Brasil, um NETO DE TANCREDO NEVES, AÉCIO NEVES, com grande experiência política em cargos diferentes como deputado, governador e senador com comprovada capacidade, credenciado assim para concorrer à Presidência da República.
Por isso irmãos brasileiros, as comparações sobre antecedentes, capacidade e propostas entre os dois candidatos foram feitas e você é livre para escolher, mas ciente de que “todo o povo tem o governo que merece” e que um eventual erro será injustificável. Contudo, na minha lógica, AÉCIO NEVES traz na sua trajetória bagagens herdadas do proeminente avô TANCREDO NEVES e um ânimo patriótico comprovadamente maior do que a sua concorrente.
Vamos interromper a pretendida corrente da perpetuação presidencial, confiando a administração política do Brasil ao único que pode no momento falar em “governo novo, idéias novas”, AÉCIO NEVES. Vale à pena confiar nele.

domingo, 19 de outubro de 2014

FOMOS ESCOLHIDOS E CHAMADOS POR DEUS.


REFLEXÃO DOMINICAL
Ano A – 19.10.2014
1ª Leitura: Is 45, 1.4-6

2ª Leitura:  1 Ts 1,1-5b
Fomos escolhidos e chamados por Deus

Amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Qual será a missão de cada  um nesta terra?

Somos filhos de um mesmo Pai divino, nascemos naturalmente de um pai e uma mãe. E de repente essa geração de irmãos explode entre bons e maus, religiosos e descrentes, pobres e ricos, sadios e enfermos, e como se estivéssemos praticando o esporte do cabo de guerra, cada qual se esforçando para puxar o outro para o seu lado. Vejam, por exemplo,  os traficantes,  os corruptos, os aborteiros, os criminosos, ou os Ministros de Deus, os professores, os pais de família, os jovens bem educados, os administradores públicos bem intencionados, homens e mulheres como cidadãos conscientes das suas responsabilidades . . .

Qual dos lados será o mais forte?

Isaias fala sobre um ungido, Ciro, que foi conduzido por Deus para quebrar o orgulho dos reis, dos poderosos, para deixar livres espaços para a procissão dos aliados em nome do Senhor, não permitindo que se fechem os caminhos. 

Isso Deus fez por causa daqueles que estão ao seu lado, e Isaias deixa bem claro que Deus conhece os chamados chamando-os pelo nome.

Mas também aparece queixa do Senhor por aqueles escolhidos mas que não O reconheceram. 

Deus, então, não apenas chama pelo nome seu escolhido, mar o arma, isto é, dá-lhes as ferramentas necessárias para a Messe onde quer que estejam.

Nessa passagem bíblica existe um segredo aberto: Não há outro caminho, outra  crença, outra vida, a não ser o seguimento do Senhor Deus.

E vocês, meu irmão e irmã, já pensaram nisso? Já lembraram que Deus te conhece e te chamou pelo nome justamente para que um dia não venham a dizer que não sabiam que o chamado de Deus era para  vocês.

São Paulo, junto com Silvano e Timóteo na segunda leitura, não falam para uma pessoa,  mas para a Igreja,  lembrando que estão atentos nas orações pelo progresso espiritual da comunidade e reconhecem, a exemplo de Isaias, que eles pertencem ao numero dos escolhidos, e que chegaram à conversão e conhecimento de Jesus não apenas pelo Evangelho na escuta da Palavra, mas também mediante a força do Espírito Santo.

O mundo está precisando de mais desportistas cristãos para somarem ao grupo dos que disputam o cabo de guerra, não para serem arrastados pelos grupos pecadores, mas, ao contrário, para vencê-los não com o intuito de mostrar superioridade ou poder, mas para que se juntem aos bons, aos eleitos de Deus num grupo coeso onde todos se conhecem pelo nome e pelas suas boas ações. Isto é estar no lado de Deus! Você tem uma missão importante nesta vida. Não perca sua oportunidade porque sempre existirá o risco dos fracos sucumbirem. 
Louvado seja Deus

Dc Narelvi

Mudança!!!


A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS. EVANGELHO

REFLEXÃO DOMINICAL
29  DTC – ANO A – 19.10;.2014
EVANGELHO: Mt 22,15-21
A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS.
  
Amigos e irmãos em Cristo.
Mais uma pegadinha preparada pelos fariseus e partidários de Herodes contra Jesus.
Primeiro elogios preparando o ambiente para o bote. Colocam Jesus no top dos perfeitos, não como simpatizantes, mas como traiçoeiros e raposas fazendo-se de ovelhas com a intenção principal de derrubar o líder Jesus. E em seguida lançam o desafio perguntando-Lhe se era licito pagar impostos a Cesar.
Já coloco em evidencia que apesar do amor ao próximo, da humildade, uma lição está clara: algumas vezes precisamos responder com colocando como certa rudeza quando somos colocados em cheque por algo que não devemos culpa e nem nos compete.
HIPÓCRITAS!   Foi o imediato “chega pra lá” que Jesus deu neles. Hipócritas porque escondidos na pergunta estava a intenção de colocar Jesus na incomoda posição de, se contra, ser considerado  conivente com o sistema e  inimigo da ordem romana,  e se a favor, então  estaria concordando  que os romanos usurpassem  um poder que pertencia a Jahwéh colocando no sentido de que tudo, exatamente tudo, somente fosse permitido por Deus.  “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.'
Jesus deixou bem claro que o homem tem um compromisso em primeiríssimo lugar para com Deus, porém, não exclusivamente a Ele.
Fomos criados por Deus e nos coube viver em comunidade. Quando Deus criou o mundo e o homem, entregou tudo nas mãos dos homens. E é assim desde que o homem passou a ter discernimento das suas responsabilidades seja em família, seja na sociedade.
César e Deus sintonizam bem que vivendo em sociedade o homem deve se envolver com as coisas materiais individualmente e também coletivamente. E hoje, às vésperas da eleição presidencial, o Evangelho serve para chamar a atenção sobre o dever patriótico que repercute no interesse e defesa da sociedade composta pelo povo brasileiro chamando-os ao exercício da cidadania sem nenhuma exclusão, nem mesmo da Igreja com seus pronunciamentos, nem a nós diáconos permanentes que como clericos estamos envolvidos também com os interesses laicos, políticos e sociais do povo.
Jesus mandou olhar para um lado da moeda, o lado de César.  Mas existe ainda e sobretudo o outro lado dessa moeda e que vale muito mais, o LADO DE DEUS.
Sem deixar de participar da vida social e comunitária, nada se deve fazer em detrimento a uma ordem maior que é a vontade de Deus.
A alerta de Jesus é de que, mesmo que tenhamos a obrigação de agir e de servir aos nossos governantes, defender nossos irmãos,  as entidades caritativas, os movimentos que defendem a vida e o bem comum, não devemos nos  submeter  exclusivamente às coisas materiais, mas acima e antes de tudo conciliar as necessidades sem jamais se afastar da direção de Deus como pessoas e cidadãos exemplares.  
O mundo pertence a Deus, mas está em nossas mãos,  e a defesa da natureza que também é nossa irmã de criação, por abrigar os seres vivos e em especial os homens,  nos leva a exercer a dupla função de servos do próprio homem  na terra e de obreiros marchando sob as luzes do Espírito Santo pelo caminho que é Jesus com o objetivo maior de chegar à Casa do Pai.  
Jesus Cristo, hoje e sempre
Dc Narelvi

domingo, 12 de outubro de 2014

Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Solenidade

REFLEXÃO DOMINICAL
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

SOLENIDADE: 12.10.2014 – ANO A

Prezados irmãos e filhos de Maria.
Talvez vocês estranhem a introdução, mas vou começar a anunciar Maria, para quem não a conhece bem.
Maria é filha de São Joaquim e Santa Ana (apócrifos) teria nascida pelo ano 20 aC, considerando-se que por questão de erro de cálculo do  calendário solicitado pelo Papa,  Jesus então teria nascido pelo ano 7 da nossa era.
Mas, mantendo o calendário tal qual se encontra hoje, Jesus nasceu, então, no inicio da nossa era já que o calendário inicia com o seu nascimento. E Maria teria 16 anos de idade.  
Pela tradição oral, Maria teria deixado este mundo com aproximadamente 72 anos de idade sem passar pela experiência da morte porque não tinha pecado, era imaculada, e foi assunta ao Céu em corpo e alma. Por isto que a Igreja prega que no Céu apenas duas pessoas estão em corpo e Alma, Jesus e Maria, enquanto que os demais falecidos e salvos encontram-se apenas com suas almas.
Desde o inicio do cristianismo Maria foi homenageada sob diversos títulos, como, v.g. Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Porto, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Rocio, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, etc. etc.  MAS SEMPRE É A MESMA E UNICA MARIA.
Hoje a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Maria recebeu esse nome porque no ano de 1717 muitos pescadores estavam a pescar no rio Paraíba, vila de Guaratinguetá, São Paulo, e três deles, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, lançavam suas redes, e nada de peixe.
Em dado momento,  Joao Alves ao recolher sua rede percebeu um pequeno volume e viram que se tratava do corpo de uma pequena imagem de barro, faltando a cabeça.
Lançaram a rede mais abaixo e o mesmo pescador ao puxar sua rede veio nela a cabeça da imagem.
Pela semelhança com a representação da imagem de Nossa Senhora da Conceição a imagem foi recomposta e passou a ser venerada sob o titulo de Nossa Senhora da Conceição Aparecida porque ela foi “aparecida” no rio, e negra. Inicialmente a imagem ficou guardada na casa de um dos pescadores Felipe,  por cerca de 15 anos, mais tarde construído um rustico altar e a imagem colocada à devoção pública onde se ajuntavam devotos para a reza do terço e outras devoções[i].
Milagres foram acontecendo até que em 1.745 foi inaugurada a primeira Igreja pobremente construída, e as romarias eram constantes.
Em 1743 Dom Frei João da Cruz, Bispo do Rio de Janeiro aprovou a nova Igreja e culto. A data da festa passou por datas diferentes, 8 de dezembro, 7 de Setembro, e a partir de 1953 definitivamente passou a ser 12 de outubro.
No local formou-se um povoado chamado de Aparecida (distrito). Por volta de 1734 foi construída a Capela do Morro dos Coqueiros, inaugurada em 1745. No ano de 1955 iniciou-se a construção do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e no ano de 1984 foi declarada pela CNBB Basílica de Aparecida Santuário Nacional[ii].
Portanto, Nossa Senhora Aparecida é um título atribuído à Maria Mãe de Jesus, detestada por muitos protestantes que extravasando seus ódios e ignorâncias como fez o pastor Sergio Von Helder da Iurd (Igreja Universal de propriedade de Edir Maceno) no dia santo de N.Sra. Aparecida, feito um doido possesso, passou a surrar a imagem. Vejam irmãos, se não é coisa de louco. Dizem que depois se arrependeu e que até teria sido curado por intercessão dela. Não sei se é verdade, mas ficou registrada a ridícula maneira de pregar o evangelho, além de tantos outros infieis delinquentes que entram nas Igrejas para quebrarem imagens católicas, sob os efeitos da doutrina do ódio e da ignorância.
Mas o que importa para nós católicos é o que a imagem lembra e representa. Respeitamos as imagens dentre elas a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. A fúria dos tentados pelo demônio podem quebrar o barro, mas jamais destruirá a fé em Cristo e nos seus ensinamentos.
Nossa Senhora, sob qualquer título, vem intercedendo por todos nós, inclusive pelos protestantes hoje chamados de evangélicos ou crentes, cujos atributos já pertenciam antes de Lutero criar o protestantismo, aos católicos. Ressalvamos que felizmente nem todos eles agem assim, pois temos irmãos evangélicos dignos e que vivem sua fé com equilíbrio e sinceridade.  
Mas hoje é dia de alegria. DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, MÃE DE JESUS CRISTO E  QUE POR RAZÃO DESSA MATERNIDADE NINGUÉM PODE SE ATREVER A FALAR MAL DA MÃE DE JESUS.
Continuemos, irmãos católicos, a venerarar imagem de Nossa Senhora.
A reflexão dominical que apresentarei em separado falará sobre a intercessão de Maria Junto a Jesus.
E viva Nossa Senhora.
Com as bênçãos de Maria
Diac. Narelvi




[i] Rainha do Brasil, edição 1995
[ii] http://www.portalvale.com.br/cidades/aparecida/historiadeaparecida.php

MARIA NAS BODAS DE CANÁ - Evangelho

REFLEXÃO DOMINICAL
Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
12.10.2014 – Ano A
Evangelho: Jo 2,1-11
Maria nas Bodas de Caná

Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo


Quem falou pra vocês que Maria não intercede?

O Evangelho relata exatamente uma intercessão de Maria preocupada com inesperada falta de vinho no casamento de amigos em Caná da Galiléia.

Tão logo Maria percebe a aflição dos anfitriões da festa, sem que ninguém a tenha solicitado, ela toma a iniciativa de resolver a situação usando de seu filho Jesus. "Eles não têm mais vinho". E Jesus reclama justificando que ainda não era chegada sua hora para milagres.

Notem irmãos, que Maria não desiste. Ao contrário assume sua autoridade de mãe que confia no filho e determina aos serviçais:  “Fazei o que ele vos disser".

Jesus não escapou do pedido da mãe e mandou aos que estavam servindo que enchessem as talhas de água até a boca. E eram bastante, seis talhas com capacidade para mais ou menos cem litros cada uma.
 
E o vinho foi levado ao mestre-sala que experimentou, gostou,
e Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala".

E eles levaram ao mestre-sala que experimentou o vinho sem saber que fora transformado da água, pois somente os que presenciaram, isto é os que estavam servindo é que sabiam.

O comentário do mestre-sala foi dos mais elogiosos ao apresentar o vinho ao noivo que ainda recebeu de graça um elogio sobre a qualidade da bebida, como fosse de propósito deixar o vinho melhor para servir por ultimo.

Irmãos e irmãs, o Evangelho confirma ter sido este o inicio dos sinais de Jesus que pelo milagre da transformação da água em vinho manifestou sua gloria e seus discípulos creram nele.

A história da Igreja Católica tem confirmado sobre os incontáveis milagres que Jesus operou a pedido de Maria.

Certamente que Jesus não depende de Maria ou de nenhum outro santo para satisfazer as necessidades dos aflitos, porque como Deus age por si mesmo.

O que esperamos hoje é que os católicos continuem fiéis à Igreja de Jesus, continuem amando Nossa Senhora seja qual for seu título honorifico, e que busquem na Igreja, nas Missas e nos Sacramentos, os milagres que necessitamos.

Mas por Nossa Senhora, o caminho para se chegar a Jesus encurta porque ela é Mãe Dele e disso temos convicção, razão pela qual a amamos na espiritualidade do Céu e veneramos suas imagens que servem de instrumentos de evangelização.

Muitas vezes não vemos nem sentimos, mas com certeza Jesus opera milagres o tempo todo, não por determinação teatral de falsos profetas, mas porque ele quer.

Maria foi a motivadora do primeiro milagre de Cristo, e continua até hoje, rezando e intercedendo não apenas por nós crentes católicos, mas em favor de todos os crentes em Cristo e até dos descrentes para que graças abundantes desçam sobre a humanidade, não apenas para que os homens sejam felizes na terra como aconteceu nas bodas de caná, mas principalmente para que o Povo de Deus caminhe pelo caminho reto da justiça e da paz e encontre na vida celeste futura, o convívio com todos os Santos de Deus.   
Maria intercessora, rogai por nós.

Dc Narelvi