Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 5 de outubro de 2014

É PRECISO APRENDER PARA ENSINAR - 2ª LEITURA.

REFLEXÃO DOMINICAL
27º DTC – Ano A – 05.10.2014

2ª leitura: Fl 4,6-9
É preciso aprender para ensinar
Amigos e irmãos em Cristo Jesus.
As Sagradas Escrituras nos ensinam a confiar em Deus. Podem influenciar as iniquidades, os lobos vestidos de ovelhas, os falsos milagreiros, os templos mercantis, os erros ou as pragas que destroem as vinhas, mas jamais o mal vencerá o bem.
São Paulo é quem nos assegura em nome do Senhor Jesus a não cair em desanimo, mas a confiar e depositar nas mãos de Deus as nossas aflições. A paz de Deus é o melhor dos remédios e protegerá nossos  corações e nossos sentimentos.
São Paulo consola seus discípulos advertindo-os que uma vez doando-se inteiramente a Cristo, tudo o mais se tornará fácil, bastando ocupar-se com as coisas boas e justas que a vida nos proporciona.
Mas São Paulo chama a atenção ainda, do cuidado que devemos ter sobre o aprender, de quem aprender.  E é muito claro ao colocar-se como aquele que ensina bem. “Praticai o que aprendestes e recebestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes”, significando que o aprendizado está também na observação da convicção e do testemunho de quem ensina. E mais, o mestre deve ser um homem de Deus.
Não se aprende sobre Deus de um ateu, nem sobre religião de quem não é religioso, e dentre esses, em sendo você um católico, o Mestre deve ser Jesus Cristo que se faz ouvir principalmente através da sua Igreja na voz dos Papa, bispos, presbíteros e diáconos, com a colaboração inegável das forças vivas da Igreja quando bem preparadas.
Portanto, ninguém pode ensinar o que não sabe. Qualquer católico de boa vontade pode preparar-se religiosamente, culturalmente, espiritualmente, para, com confiança, ensinar e encaminhar os irmãos ao caminho da paz e da salvação. Ensinar não significa dar palpites ou interpretações pessoais à moda Lutero, mas sobretudo, capacitar-se para ensinar e transmitir aos seus discípulos como porta voz da Igreja e de Cristo. Isto é o que se chama falar em nome de Cristo, como São Paulo fazia.
É bom lembrar do etíope de que nos fala o Ato dos Apóstolos, encontrado por Filipe. Lia um trecho bíblico sobre Isaias e questionado por Felipe se estava entendendo, o eunuco respondeu: “Como é que posso, se não há alguém que me explique?” E Felipe o ensinou.
É assim meu irmão. Todos precisamos de um Felipe em nossas vidas para nos ajudar a entender o que a Bíblia e a Igreja nos ensinam sobre Cristo e o Reino dos Céus, para que, saindo da ignorância religiosa, não incorramos em erros ou interpretações fúteis.
Deus seja louvado.

Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário