Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 26 de outubro de 2014

AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

REFLEXÃO DOMINICAL
30º DTC – Ano A – 26.10.2014
Ex 22,20-26; 1Ts 1,5c-10;  Mt 22,34-40
Amar a Deus sobre todas as coisas
Prezados amigos e irmãos em Cristo.

1ª LEITURA
        Pode parecer um tanto estranha a primeira leitura do Êxodo quando fala em empréstimo de dinheiro sem juros ou penhor de suas vestes, mas atento aos primeiros versículos compreendemos que Deus fala do respeito, da sensibilidade, da maneira fraterna pela qual devemos receber não apenas os estrangeiros, mas também nossos irmãos do mesmo local da nossa moradia.
        Um estrangeiro, aqui, pode ser entendido como aquele vindo de outros países ou até mesmo de outras cidades ou Estados do mesmo país.
        Qualquer um, qualquer pessoa, portanto, que se aproxime de nós é, de certa forma um estrangeiro, assim como  nós em relação eles.  E a lição é das boas maneiras.
        A orientação do Senhor é no sentido de que, sejam pessoas do nosso convívio ou não, merecem acolhida, respeito e muita expressão de amor. Os órfãos e a viúvas simbolizam essas pessoas. E o Senhor se mostra bastante severo ao prevenir que aos que maltratam serão punidos à espada.
        O texto recomenda particularmente respeito aos pobres ao advertir os exploradores de que não se deve tirar deles o pouco que tem, principalmente suas esperanças nem ferir seus sentimentos.
        É oportuno lembrar dos preconceitos territoriais e de etnias muitas vezes estimulados por interesses políticos, patrimoniais, sociais e até religiosos, que levam à divisão dos próprios irmãos entre si.
         Deus é misericordioso. Por isso sejamos nós também misericordiosos.
        O Êxodo fala sobre princípios natos.

2ª LEITURA
        São Paulo, já no Novo Testamento, aponta Jesus como acolhedor e ao falar aos Tessalonicenses extensivamente a todos nós, apresenta-se como apóstolo que soube como se comportar diante dos seus ouvintes, deixando evidente que ele e seus irmãos no apostolado foram dignos e coerentes com aquilo que ensinavam e se colocam como testemunhas a serem imitadas.
        Portanto, quem imita os ministros da Igreja imita também Jesus e cada um deve se tornar evangelizador ensinando a acolher e transmitir a Palavra de Deus com a força do Espírito Santo.
        Cada católico, então,  deve ser propagandista da sua fé como crente exemplar, deixar do comodismo que tem levado muitos deles ao papel de simples ouvinte e a jogar nas costas dos bispos, presbíteros e diáconos a missão evangelizadora.
        A messe é grande e poucos os operários. São Paulo quer exatamente que cada cristão, cada católico, seja um operário e servidor de Cristo. E chama-se aqui a atenção voltada para a reflexão do Êxodo, de que esses ministros ordenados, por sua vez,  sejam os primeiros a abrir as portas da Igreja para outros irmãos no mesmo ministério e para os leigos.
        Bom seria que um dia, toda a igreja com seus crentes pudessem alcançar o ideal cristão do conhecimento e vivência plena da fé a ponto de dignamente reunirem nas igrejas os irmãos e fazerem de cada família um pequeno grupo comunitário, aonde a Palavra de Deus fosse estudada, difundida e vivida, num ato de profunda ação de graças.
EVANGELHO
        No Evangelho, irmãos, Mateus reproduz os ensinamentos de Jesus com destaque ao amor acima de tudo.
        Narra que um fariseus perguntou a Jesus para experimenta-Lo,  sobre qual era o maior dos mandamentos e Jesus respondeu que era o primeiro,  amar a Deus sobre todas as coisas, com toda a força do coração, da alma e do seu entendimento. Mas colocou como segundo, amar o próximo como a si mesmo.
        Irmãos e irmãs. Jesus ensina que não existe separação entre Deus e os homens. Existe uma integração real, espiritual, que formam a comunhão entre Deus e os homens.  Por isso que amar a Deus está atrelado também ao amar os irmãos como se estivesse amando a si próprio.
        Aqui aponta uma das grandes dificuldades humanas para aqueles que não se alimentam da fé. Se não soubermos amar e perdoar nossos irmãos, não estaremos prontos para amar incondicionalmente a Deus. E acrescenta Jesus que todos os demais mandamentos dependem destes primeiros.
        Como é oportuno no dia de hoje estas reflexões. Dia da eleição presidencial que trouxe à tona muitos comportamentos e condutas escondidos, revelações de promiscuidade politica-moral, e até revanchismos entre irmãos levados por ideais políticos nem sempre sinceros.  Deus não é contrário às lutas pelos ideais políticos desde que não contrariem as regras morais, e pecam aqueles que sabendo das inconveniências, mesmo assim preferem escolher os injustos e incapazes por interesses pessoais acima dos interesses da nação e pelo bem comum. Mas de qualquer forma, a lição serve também para que, passados esses momentos de luta democrática, os homens saibam reencontrar a paz e viver em harmonia uma vez que o bem maior está em amar a Deus e ao próximo.
No amor de Cristo
Dc Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário