Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 8 de julho de 2012

A VÓZ DO PROFETA


Reflexão dominical – 14º DTC – Ano B – 08.07.2012
Ez 2,2-5; 2Cor 12,7-10; Mc 6,1-6

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo:
  1ª PARTE

 Muitos pensam que profeta é um homem extraordinário, que se coloca num palco diante de milhares de pessoas carentes de fé e de coerência religiosa buscando emprego, saúde ou solução para as encrencas familiares, e que ao serem vistos empolga-se aos altos brados como se tivesse autoridade sobre Jesus, mais o comandando do que invocando na base do “determino” e passa a “expulsar diabos” e “fazer milagres” subjugando o povo simples e desorientado que em sua maior parte vai a procura de cura física ou enriquecimento pessoal sem importar-se com o sagrado que é o principal. Outros transformam o altar num empilhado e emaranhado local de instrumentos musicais, microfones e cantores deixando Jesus escondido lá no Sacrário atrás deles, praticamente desaparecendo do cenário onde Ele é quem deveria ter a sua presença em destaque.  
O profeta é homem simples, filho de homem, que sentindo o chamado de Jesus dedica todo ou parte do seu tempo para o serviço da Igreja procurando levar a mensagem da conversão espiritual.
O Senhor assim chamou Ezequiel: "Filho do homem, põe-te de pé que vou falar contigo". Ezequiel aceita o convite e põe-se a ouvir o que o Espírito de Deus quer dizer-lhe. Era para uma missão: ir a uma nação rebelde falar com os israelitas que se afastaram e se revoltaram contra Deus, isto já há gerações, “homens de “cabeça dura e coração de pedra”.

 2ª PARTE

         Pois bem, a missão de Ezequiel era cumprir o que Deus pediu, sem importar se ele seria ouvido ou não. O importante, falou o Senhor, é que os destinatários da mensagem ouvissem a voz do profeta, ao menos eles ficariam sabendo que um profeta esteve ali.
         Ezequiel talvez não tivesse qualidades excepcionais, mas era um homem temente a Deus pronto para servi-Lo. Não sabia gritar, nem impressionar, nem prometer empregos ou curas. Mas sabia o que Deus queria dele: que falasse sobre o coração bondoso de Deus, o amor ao próximo, a sua misericórdia, e acima de tudo, do convite para uma vida santa no Céu. Isto é, que fizesse a sua parte, o resto era por conta de Deus.
         Irmãos, sem menosprezar as qualidades ou dons que os homens têm, o profeta não se mede pela sua eloquência, pelas suas vestes, pelos templos suntuosos, pela manipulação da crença ou da fé, mas pela sua humildade e disponibilidade para a diaconia do serviço a Deus.
         Permita-me colocar-me como exemplo na medida em que por circunstâncias alheias à vontade de Deus não estou exercendo temporariamente o meu diaconato em plenitude, restando-me recorrer ao recurso do blog como pequeno profeta onde escrevo o que penso ser o pensamento de Deus ciente de que talvez a maioria não leia, outros façam uma leitura dinâmica e outros se entreguem a uma piedosa leitura completa. O que importa para mim é que as mensagens sejam enviadas e cheguem aos seus destinatários que são os meus amigos e irmãos, e tenho certeza que de uma maneira ou de outra, o recado de Deus chega lá como uma pequena semente que com a graça de Deus um dia dará frutos.
 3ª PARTE

         O profeta deve se espelhar em São Paulo que suplica a Deus para que não seja tentado a se exaltar e que aceita uma reação externa como que a controla-lo mediante sofrimento para que não ultrapasse os limites da humildade. 
         São Paulo então confessa que pediu em reza para que a sua palavra fosse comedida, quando Deus o conforta: Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta”.
         É, meu irmão e minha irmã, muitas vezes é na fraqueza, na humildade, que o profeta se destaca  e faz com que Cristo habite nele, pois como diz São Paulo, “quando eu me sinto fraco, é então que sou forte”.
         Vejam irmãos, que Jesus, o maior dos Profetas porque é Deus, ensinava nas sinagogas e não era precedido de apresentações. E a assembléia ouvia os seus ensinamentos e se admiravam da sua sabedoria. E daí vinha a grande curiosidade: quem era aquele considerado um homem qualquer que até em tom de pouco caso comentavam:  Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Jose, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?”.
         Interessante que Jesus chega a reconhecer que '”Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”, lembrando de um ditado do nosso tempo: “santo de casa não faz milagre”.
         É isso aí, meus irmãos. A vida do profeta é assim. Incompreendido algumas vezes, desconsiderado por alguns na sua própria terra . . . mas feliz porque sempre muitos o ouvem e o respeitam, e porque está a serviço de Jesus o que faz continuar a sua missão, em que pese saber que nem sempre encontrará nas suas missões pessoas de fé, de coração aberto, porém, certo de que esses poucos não devem retirar o ânimo de servir, de anunciar, de viver o seu ministério e a sua vocação, pois sempre existirá espaço para a pregação da Palavra de Deus.  
         Até acho que uma das virtudes do profeta é a teimosia. Estamos fazendo a nossa parte pois tudo vale pelo Reino.  
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi.

2 comentários:

  1. Felipe Honório Malucelli10 de julho de 2012 às 08:11

    "Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."

    Sábias palavras Vô, um grande beijo,
    de seu neto,
    Felipe.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu neto-filho.
    Parabéns pela colocação. Em Mateus,24, Jesus fala exatamente sobre os falsos profetas que estão por aí, em todos os lugares, inclusive em igrejas afastadas que usam o nome de Jesus para desviar o rebanho da verdadeira Igreja de Cristo, e as vezes até dentro dela dando contra testemunho. O que Jesus quis dizer é isso mesmo que você escreveu. Jesus deu a sua vida por nós e nos ensinou como segui-Lo. A palavra certa é: "cuidado com os falsos profetas".
    Deus te abençoe. Um beijão, e bom trabalho.
    Vô Nario.

    ResponderExcluir