Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 22 de julho de 2012

A FÉ É UM EXERCÍCIO DE CRENÇA



Reflexão dominical – 22.07.2012 – Ano B
16º DTC
Jr 23,1-6; Ef 2,13-18; Mc 6,30-34

  Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

PARTE 1

Como andam os nossos católicos? Estarão sendo fiéis? E bem orientados?
Em certa ocasião fiz um breve comentário na despedida de uma Missa (função do diácono) e por inspiração do Evangelho do dia educadamente e didaticamente comentei sobre aqueles que fazem a sua  Igrejinha particular, do seu jeito. Eu me referia àqueles que acham que não precisa participar das missas dominicais, nem confessar, nem casar na Igreja, nem viver os sacramentos; dos que participam da Missa lá na Aparecida uma vez por ano dando-se por satisfeitos,  dos que trocam a Missa dominical pela Missa de quarta feira de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, dos que vão à Igreja somente na sexta feira santa da quaresma para ver Jesus morto,  e lá uma vez ou outra, vão à Missa em alguns domingos e ainda se acham no direito de comungar  como se estivessem com suas almas angelicamente preparadas para a Eucaristia (AT. Não me refiro às ausências das Missas por motivos justificáveis).
         A quem caberá a culpa por essa falta de zelo cristã católica? Certamente que aos próprios católicos que culturalmente muitos trazem uma tradição descomprometida do Evangelho, com a Palavra de Deus e com os deveres de católico que devem ter aprendido na catequese, e pela omissão de quem deveria ensinar continuamente.
         É verdade que a educação é um patrimônio intelectual  que adquirimos e que ninguém nos rouba. Entretanto, também é verdade que se abandonarmos o exercício dessa educação, da formação contínua, perderemos esses valores pela nossa própria falta de interesse.  E o resultado está aí com as enormes filas para a comunhão levando no coração uma lista enorme de pecados não arrependidos, outros vivendo um sincretismos religioso até chegar um dia em que possivelmente mudará para qualquer denominação evangélica e então passará a afirmar incoerentemente: “Agora encontrei Jesus!” (???).

PARTE 2

         Jeremias reparte esse descaso naquele tempo também com aqueles que dirigiam os rebanhos. Falando em nome do Senhor, diz: “Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem”. “Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações”.
Hoje, o descendente de Davi já chegou e com certeza a advertência do Senhor ainda prevalece.  Jesus é uma realidade presente e que reina “como rei e sábio” para fazer valer a justiça na terra e tranquilizar àqueles que O seguem fervorosamente.

PARTE 3

Na sua mensagem São Paulo tranquiliza no sentido de que se antigamente as pessoas se achavam longes de Deus, hoje estão bem próximas de Cristo pelo seu sangue trazendo a unidade e a paz, reconciliando-nos com Deus, e que graças a Jesus em um só Espírito temos caminho livre para chegar ao Pai.

PARTE 4

No Evangelho aprendemos que há necessidade de que nos retiremos  algumas vezes do tumultuado ambiente em que vivemos para passar um tempo de meditação, e avaliemos a nossa vida civil, familiar e cristã. São os momentos de retiros, de encontros de formação, etc.
Jesus fez assim; retirou-se com seus apóstolos para descansar e meditar. Visto pelo povo teve compaixão deles porque lhes pareciam ovelhas sem pastor. E passou a ensinar-lhes.
 Irmãos bispos, padres, diáconos, e religiosos, e todo o povo católico, esse é um dos grandes caminhos para que vocês reabasteçam a sua fé, retomem as forças do Evangelho para renovar a vocação ministerial, saber ensinar, educar e acolher os rebanhos que estão sob seus cuidados, e da mesma forma os fiéis em geral honrando o seu batismo e a opção religiosa católica, procurem a formação, os retiros, e conscientizem-se de que a liturgia, a catequese, os sacramentos, os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja e tantos outros documentos eclesiásticos  existem para que a sua alma seja educada e aperfeiçoada para uma vida religiosa exemplar a ponto de fazer com que, também vocês passem a ser procurados por tantos que parecem ovelhas sem pastor, como fizeram com Jesus, transformando-se em instrumentos de paz e de luz para os que buscam Cristo e a Salvação.   
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
 Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário