Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 29 de julho de 2012

A UNIDADE E MULTIPLICAÇÃO DA FÉ



Reflexão dominical – Ano B – 29.7.2012
2Rs 4,42-44; Ef 4,1-6;  Jo 6,1-15

Queridos amigos e irmãos em Jesus Cristo.

1ª PARTE 

Parece estranho falar em multiplicação da fé, se fé é um dom de Deus que está dentro de cada um. Logo, a fé já está multiplicada inclusive desde o Batismo pela imposição do Espírito Santo. O que falta, é despertar a fé que está em você. Mas o termo “multiplicação” serve assim mesmo.
Inicio hoje pela Carta de São Paulo aos Efésios pela importância que tem, principalmente neste tempo em que Deus já não esta sendo divinizado, a religião está sendo banalizada, e até mesmo os que permanecem se deixam levar pelo lado profano deste mundo prejudicando a si próprio  e a outros com seus testemunhos negativos de lealdade à Igreja, inclusive muitas vezes envolvidos num sincretismo religioso que demonstra a falta de coerência católica cristã.
Ninguém desconhece que a Igreja Católica vem perdendo o número de fiéis que debandam para Igrejas de origens protestante. Sabe-se, também, que esses retirantes ou eram católicos descomprometidos, isto é, não praticantes, ou eram praticantes sem formação religiosa, ou, excepcionalmente, por falta de melhor atenção dos irmãos e/ou dirigentes espirituais.
Evidentemente que não me refiro aos que nasceram no seio dessas Igrejas, nem estou deixando de reconhecer que nelas existem muitos seguidores dignos, piedosos, fiéis, e merecedores da Salvação, cujos méritos e merecimentos estão assegurados pela indispensável Igreja Católica Apostólica como depositária da fé, das obras e dos testemunhos dos Apóstolos, visto que as graças e bênçãos de Deus  que dela provém pela Santa Missa alcança e beneficia a todos, indistintamente.  

2ª PARTE 

Contudo, a verdade é que São Paulo por amar tanto Jesus e ter sido um dos maiores missionários da cristandade, sentiu-se apegado a Ele, e com sua experiência pregou o amor e a tolerância entre as pessoas e, acima de tudo, fez uma alerta para a unidade dessa nova Igreja assegurando que essa unidade em Cristo está no reconhecimento de que existe “uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos”.
Perde o vínculo original com Jesus, portanto,  quem renega a sua fé, entenda-se, a crença num cristianismo único pressupondo também uma única Igreja Cristã, renega o batismo que recebeu ainda quando criança ou adulto, e mesmo mantendo o mesmo Deus e o mesmo Jesus, acaba dividindo  o cristianismo e peca na medida em que passa a se comportar como se existisse para cada religião cristã um Deus ou um Céu especial para cada denominação, e um Jesus diferente como se aquele que conheceu quando católico não servisse mais.  
A questão, então, segundo Paulo, está na preservação da vocação cristã recebida de Jesus através da primeira Igreja  Cristã, e aprender a superar as dificuldades que acontecem dentro dela usando de paciência, de humildade, e de confiança nos ensinamentos do Salvador que fala por meio das Sagradas Escrituras e de seus ministros.
3ª PARTE

O Evangelho narrado por João envolve o mesmo tema de 2Rs 4, 42-44 que fala na repartição do pão e da cevada para que ninguém passasse fome nem sede, com Jesus multiplicando um pedaço de pão e os peixes em quantidade tal que alimentou a todos os que o procuraram para ouvi-lo.
Jesus primeiro organizou a comunidade impondo uma disciplina favorável para o atendimento: que sentassem!
Certamente que também devemos procurar fazer com que nossos irmãos sofredores não passem fome. Mas encontramos neste Evangelho uma segura orientação para a vida espiritual e saibamos fazer com que os que não conhecem Cristo sejam convertidos, e tenhamos motivação excelente para alimentar espiritualmente os cristãos carentes de fé.
A Igreja precisa também ser atenciosa,  organizar-se e organizar o povo para a Evangelização, e estar disponível para as boas obras e para o anúncio da Boa Nova de Cristo sem que seus dirigentes venham a cair no egoísmo ou centralização de poderes, fugindo dessa tentação assim como Jesus fez quando quiseram proclamá-lo rei. Todos somos convocados para essa missão, sendo que, com certeza, se reconhecermos Jesus como O Profeta Salvador, se cada um fizer a sua parte, Jesus operará o milagre da multiplicação da fé e a lição de Paulo acontecerá estimulando os católicos a perseverarem, e aos afastados retornarem, para que verdadeiramente, haja “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo e um só Deus e Pai de todos” vivendo a comunhão e a fraternidade como um só Povo de Deus.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo.
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário