Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O VALOR DA AMIZADE




5ª-feira da 10ª Semana Tempo Comum – 14.06.2012 – Ano B
Evangelho - Mt 5,20-26
MOMENTO DIÁRIO DE PAZ

Irmão e irmã em Cristo:

Amizade, companheirismo e amor são virtudes e sentimentos que levam as pessoas a uma convivência feliz e harmoniosa.

Faltando os dois primeiros predicados o amor enfraquece ou até deixa de existir. Por isso que as expressões “amigo” e “companheiro” devem soar como “irmão”.

O próprio Jesus mostra o valor da amizade quando, já perto do seu martírio, em clima de despedida de seus discípulos reforça o mandamento do amor, enfatizando  que o amor se demonstra pela doação ao outro e faz uma das mais belas declarações de amor e amizade: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas eu vos chamo amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu vos dei a conhecer (Jo 15, 12-15).

Sabemos que tudo o que fere qualquer dos mandamentos é grave e é pecado. Contudo, Jesus lembrando o que foi dito aos antepassados com relação a NÃO MATAR, classifica o agente do crime como réu condenado pelo tribunal, e compara com a ofensa moral dirigida  ao irmão (amigo) como gravidade tal que sujeitará o ofensor ao inferno.

E aqui lembramos da oportunidade da reconciliação pessoal para poder aproximar-se do altar para o recebimento da comunhão.

Não se pode comungar em estado de pecado, mas Jesus chama a atenção para uma condição indispensável para entrar em comunhão com Deus. Antes, diz, se você lembrar que algum amigo (irmão) tem alguma coisa contra você, primeiro vai procurá-lo , reconcilie-se com ele, e somente depois faça a sua oferta, a sua comunhão.

Reconheçamos a dificuldade que muitas vezes encontramos  de se reconciliar com o adversário, especialmente quando ele é o causador da ruptura, mas a humildade, a vontade de vencer o fracasso, e a confiança nos ensinamentos de Jesus, fortalecem e encorajam para o pedir ou oferecer o perdão.

Essa reconciliação é tão importante, que mesmo que o opositor rejeite perdoar ou ser perdoado, quem toma a iniciativa para a reconciliação e o arrependimento confessado a Deus, tira o peso da consciência e do pecado e purifica a alma.

Impossível, portanto, viver a plenitude do amor sem exercitar a amizade e o companheirismo.

Alias, quem reza a oração do Pai Nosso sabe muito bem da condição que impomos a Deus com relação ao perdão: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

A amizade e o amor salvam e fazem a felicidade dos homens.  

Muita paz pra você.
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário