Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

quarta-feira, 13 de junho de 2012

COMO ENTENDER DEUS E O MUNDO DESDE SEMPRE?

 4ª-feira da 10ª Semana Tempo Comum- Ano B - 13.06.2012
Evangelho: Mt 5, 17-19 
MOMENTO DIÁRIO DE PAZ

Irmão em Cristo.

Você certamente estará notando as mudanças de comportamento das pessoas, e acompanhando, também os das religiões.

Mas afinal, o que muda? O homem ou a religião, ou Deus?

É comum não somente ouvirmos falar, mas também darmos os nossos palpites sobre os usos, os costumes, a simplicidade do antigamente e a tecnologia, a ciência, a moral dos novos tempos. E desde nossos avós e antepassados ouvimos falar que “antigamente não era assim”, como também que  “as crianças são o nosso futuro” que pela mesma lógica nunca chega porque o futuro sempre estará à nossa frente.  
São compreensíveis as mudanças porque afinal, o homem evolui em todos os sentidos.  Nessa trajetória da vida não podemos negar os valores de outrora nem supor que o futuro sempre será melhor.  Então, busque-se o equilíbrio em Deus olhando para o passado  e projetando o futuro.

Uma coisa é certa: os valores humanos, o conhecimento do bem, do certo e do errado, sempre fizeram parte da humanidade. A direção a ser tomada, o caminho a ser seguido para se encontrar a felicidade, Deus nos deu a conhecer desde o início. Tenha certeza de que os desvios  e os passos errados são nossos.

O homem recorre a fontes escritas seja a Bíblia, Torá, Alcorão, Hadith, Tanakh, Talmud, Codificação Espírita de Allan Kardec ou outras literaturas conforme a crença escolhida para sentir-se com Deus, mas acabam quase todos convivendo com interpretações conflitantes, conceitos diferentes sobre Deus impondo-se por isto discernir com consciência e fé sobre qual religião seguir.

Outra coisa também é certa: Não existe um deus para cada um, nem para cada crença ou religião, assim como não existe um Céu para cada grupamento religioso. Deus é um só que o símbolo de Fé Niceno-Constantinopolitano, dos católicos e de todos os cristãos assim professa:  “Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da Terra. De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não-criado, consubstancial ao Pai . . . ”.

Por mais que se diversifiquem as culturas e as religiões, os costumes de cada povo e nação, todos nós, um dia, nos encontraremos com esse único e verdadeiro Deus prestando as nossas contas e caberá a Ele decidir sobre os destinos escolhidos.

Daí, então, a necessidade da procura dentro dessa diversidade de costumes e comportamentos humanos, de um ponto comum entre os homens quando se tratar da busca de Deus.

Para os cristãos, Deus já está definido e reconhecido em Jesus Cristo que veio justamente para a unidade, corrigir as falhas primitivas mediante o perdão e aperfeiçoar os Filhos de Deus mediante a conversão para que todos possam fazer parte do mesmo Reino de Deus.    

Aos cristãos, então, a grande responsabilidade de anunciar Jesus para além das nossas fronteiras internas e externas, sabendo que enquanto a terra existir, não se permitira que nada seja mudado  daquilo que Deus  ensinou, “ nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra”, “ensinar os outros a fazerem o mesmo que nós cristãos fazemos segundo a doutrina de Cristo” conforme nos ensina o Evangelho de hoje.

Com essa prática entenderemos Deus e o Mundo, e o passado, presente e futuro fundir-se-ão num único tempo segundo a própria visão de Deus pela força do maior dos mandamentos: “Amai-vos uns aos outros”. 
Diac. Narelvi. Muita paz pra você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário