Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A FIGUEIRA SECA




6ª-feira da 8ª Semana Tempo Comum - Ano B
Momento Diário de Paz -  01.06.12

Irmãos em Cristo.

Interessante a história da figueira seca. Diz que Jesus sentiu fome, viu a figueira e foi até para colher algum fruto. Mas ao chegar havia folhas. Nada de fruto, porque não era tempo de figo. Ora, será que  Jesus não sabia que não era tempo da figueira dar frutosCertamente que sim!

Sabe, Jesus também nos olha como olhou para aquela figueira. Muitas vezes está à distância, se aproxima, quer conversar conosco para dizer ou ouvir alguma coisa. E quando chega perto, estamos nós insensíveis, desinteressados, sem nada para oferecer, nem uma mínima atenção a dar.  Jesus pode se mostrar surpreso, mas na verdade, ele sabia o que encontraria. Mas mesmo assim ele tenta.   

A figueira secou. O homem que se recusa a dar mesmo que seja um pouco de atenção a Jesus, não precisa de maldição porque seca por si mesmo na sua essência de vida. E quem não leva vida voltada para as coisas de Deus será um sério candidato para a derrocada espiritual e atrás disso, virão todos os dissabores sociais, familiares e tudo o mais que diz respeito às maravilhas deste mundo.   


Vejam o caso dos vendilhões do templo. Estavam , mesmo que na parte externa, mas no espaço do Templo e por isso precisava ser respeitado.
Quando Jesus viu, ficou indignado porque estavam transformando um espaço do espaço sagrado para exploração comercial ou cambial. Jesus não titubeou: chicote neles, derrubou mesas e cadeiras, soltou os animais e deve ter dado um forte brado:  FORA CAMBADA DE INFIEIS! E os repreendeu: “Não está escrito, minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”? Éh, casa de oração, e para todos ...

A figueira que não produz fruto, de nada valerá. O homem sem sentimentos, mesmo que viva à sombra do Templo ou das suas empresas, ao deixar  o principal que é a oração, o cuidado das almas, o amor ao próximo, para priorizar às coisas materiais também  não terá nenhum mérito diante de Deus.  

Pedro aproveitou para lembrar Jesus sobre a figueira seca, maspara entender que Jesus retruca ensinando que a figueira seca pode se recuperar e produzir frutos, o homem pode se converter e tornar-se digno. Basta ter em Deus ensina Jesus, e exemplifica usando da montanha obedecendo a um comando. Não temos tanta assim, mas Jesus nos ensina que uma coisa é possível: não guardar duvidas no coração mas acreditar; quem acredita por , faz as coisas acontecerem.

E termina o Evangelho com a lógica mais real para o cristão: “Quando estiverdes rezando,  perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados.”
            Jesus ajuda-nos a encontrar essa força.
Diac. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário