Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 9 de outubro de 2011

Você quer ser escolhido?


Reflexão Dominical – 28 DTC – Ano A – 09.10.11
 Is 25, 6-10ª; Fl 4,12-14.19-20; Mt 22,1-14

 Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Estamos juntos neste enorme mundo, mesmo que cada um dentro da sua cidadezinha.  Isto nos faz lembrar que todos somos como se fossemos um.
O homem, por natureza, não sabe viver . O isolamento deprime, maltrata, inutiliza o ser humano quer seja na afetividade, na cultura, na família ou na sociedade ou em qualquer outra circunstancia.
E nesse convívio, nos deparamos com tipos diferentes. Homens, mulheres, brancos, negros, ricos, pobres, honestos, desonestos, trabalhadores, ociosospessoas boas, pessoas maldosas, sóbrias, desmedidas, drogados,  religiosos, não religiosos, e até quem goste de Big Brother e outras futilidades

Existe, então, uma cadeia ou teia no dizer do profeta Isaias, que nos envolve a todos.   Saber conviver nesse emaranhado de comportamentos e pessoas é o ponto crucial.
Precisamos, então, aprender a conviver nesse meio, até mesmo dentro da intimidade de nossas próprias famílias,  procurando aproveitar da sabedoria que Deus nos deu para convivermos reconhecendo uns aos outros com  capacidade tal que nos permita saber separar o joio do trigo. Afinal, pertencemos a uma comunidade heterogênea
         O ditado “Diga-me com quem andas que eu te direi quem és!” tem sua aplicação válida, mas não significa realmente que sempre seja assim.
         O importante é aproveitar do convívio para enriquecer-se das coisas sábias e úteis, e saber dizer não para o que não presta.  E mais: o teu lado bom deve ser tão suficientemente forte que você possa usar da sua influencia para melhorar quem precisa.
         Segundo Isaias, é o que  Deus espera e aponta para cada um de nós atuando para que essa cadeia ou teia se dissolva para as atitudes pecaminosas, e que se conserve e fortaleça entrelaçando numa unidade interminável todos os que optarem pelo caminho do amor e da fraternidade.

Na carta de hoje de São Paulo aos Filipenses conta o seu modo de vida dizendo que sabia  como viver tanto na miséria como na abundância, que aprendeu a passar fome e a fartar-se de comida. E que sempre soube agradecer pelos momentos em que foi apoiado nas suas dificuldades testemunhando que a força vem de Deus que sempre proverá todas as necessidades de seus amados filhos.
         Essa partilha e convivência é o que nos torna melhores dentro da diversidade com as graças do Senhor que é Deus e Pai
        
         Aprendemos, então, e com a parábola de Jesus dos convidados para a festa que Mateus narra, que todos são chamados para a unidade em Cristo.
         As diferenças citadas em Isaias e na Carta de Paulo encontram no Evangelho de hoje uma narrativa que nos faz  compreender que somos chamados para uma convivência harmoniosa em sociedade, em paz, possível em torno de um nome: JESUS CRISTO.
         Diz a parábola que uma festa foi marcada. Vários foram os convidados e o Rei mandou seus empregados  chamá-los mas não quiseram vir. Insistiu mais uma vez e nada adiantou e até mataram os empregados.
         Como a festa estava preparada, o Rei mandou, então, convidar todos os que fossem encontrados pelo caminho, e o salão de festa ficou cheio. A esses o Rei ofereceu o banquete e deu atenção sem abandonar a condição digamos assim, de um bom comportamento a exemplo daquele convidado sem traje de festa que podemos interpretar como não adequado às regras, que acabou sendo expulso. Fácil, então, meus irmãos, compreender o que Jesus quis dizer com a advertência: muitos são chamados, e poucos são escolhidos.”
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário