Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 30 de outubro de 2011

PEDRA DE TROPEÇO OU SERVO DO SENHOR

Reflexão Dominical -  31º DTC - 30.10.2011
 Ml 1,14b - 2,2b.8-10; 1Ts 2,7b-9.13; Mt 23,1-12

Prezados Amigos e irmãos em Jesus Cristo.

         Malaquias, um profeta do tempo pós-exílio, em Jerusalém, presencia um momento de vacilo dos valores judaicos quando o povo perde a confiança em Deus até duvidando do seu amor.
         Diante dessa apatia, Malaquias se impõe para que a confiança em Deus seja restaurada, mas acaba culpando em grande parte os sacerdotes que tratavam de forma desigual as camadas sociais, deixando de lado o caminho da Lei e dos Mandamentos confundindo os crentes que se viram desorientados na sua caminhada com Deus.
         Certamente que os “sacerdotes” a que se referiu são aqueles do Antigo Testamento mas que também eram ministros sagrados.
         O episódio aplica-se nos dias de hoje quando vemos comunidades desanimadas como que tomadas pela mesma doença daquele tempo de Malaquias.
         O chamado do profeta é por uma reação imediata e eficiente. Experimentar e fazer valer o amor de Deus é o compromisso dos católicos que através dos animadores de comunidades e dos sacerdotes de hoje deve ser a meta das pregações ensinando que “o grande rei, o Senhor dos exércitos” é o único Deus a quem devemos seguir, amar e obedecer.
         De fato, em que pese a Igreja compor-se de todo o povo de Deus, são os dirigentes da linha de frente – presbíteros e bispos – os principais responsáveis pela condução da religiosidade do povo, os quais, auxiliados também pelos ministros ordenados os diáconos, e os animadores de comunidades, pastorais e ministérios extraordinários, devem assumir o sacerdócio comum e levantar a bandeira de Cristo como fieis servidores, despojados de preconceitos e de autoritarismo, e jamais deixarem-se conduzir como se fossem funcionários da Igreja.  
         Àqueles que prejudicaram a religiosidade judaica  Deus os chamou de “pedra de tropeço”. Também hoje elas existem e estão por aí como obstáculos à boa vontade de muitos fiéis.
         Malaquias termina dizendo: Acaso não é um só o pai de todos nós? Acaso não fomos criados por um único Deus? Então, por que cada um de nós é desonesto com seu irmão, violando o pacto de nossos pais?”.

São Paulo
         São Paulo na sua primeira carta aos Tessalonicenses,  revela-se bem ao contrário daqueles maus sacerdotes e dirigentes de comunidades a que se referia Malaquias.
         Com que ternura e tamanho carinho Paulo se dirigia aos seus irmãos.  Além do Evangelho, até a própria vida daria à sua comunidade a quem se apresentou como “mãe que acalenta os seus filhinhos”. E com humildade agradece a Deus pelos seus irmãos que acolheram a sua pregação da Palavra de Deus.
         É assim, meus irmãos, que o Evangelho deve ser anunciado. É assim que o Evangelho deve ser vivido como fruto de doutrinadores e seguidores que não vivem uma fé superficial, mas firmes na doutrina cristã o que leva a abraçar a fé com convicção.

         No Evangelho de hoje, Mateus em nome de Jesus é enérgico. Lembra Malaquias.
         Critica os mestres da Lei e os fariseus porque “eles falam e não praticam”. “Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo”, “só para serem vistos pelos outros”.
         O orgulho, a vaidade, a prepotência, são comportamentos que não condizem com o apostolado e a pregação de Cristo. Ninguém deve servir-se do seu cargo ou da sua função, seja no quotidiano da vida ou seja na vida religiosa, para sobrepor-se aos irmãos. É Jesus quem diz: Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.”
         Portanto, meus irmãos, sejamos fortes e corajosos no caminho do bem e da justiça. Jesus quer isso de mim e de você mas sem perder o rumo da humildade e da acolhida. Fomos todos chamados por Deus para algum serviço, por isto façamos o melhor possível.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diac. Narelvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário