Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 2 de outubro de 2011

CUIDAR DAS COISAS DE DEUS - SEJAMOS BONS OPERÁRIOS.

 Reflexão dominical - 27º DTC - Ano A - 02.10.2011
Is 5,1-7 ;  Fl 4,6-9;  Mt 21,33-43

Prezados amigos e irmãos em Jesus Cristo.

Isaias conta uma historia que revela um entusiasmo muito grande num investimento, e quando chega o resultado, tudo é desperdiçado.
Fala ele numa vinha muito fértil, mantida com todo o zelo e  experiência de agricultor e produtor, plantada com videiras selecionadas. Tudo bem organizado. Mas no final o que ele esperava não deu certo: das videiras vieram uvas selvagens, isto é, sem nenhuma qualidade.
O dono da vinha, então, procura alguma explicação junto ao seu povo de Jerusalém, cidadãos de Judá, contando o acontecido. Diz: Vejam a situação em que fiquei! O que será que deixei de fazer?
         E aborrecido e raivoso, resolveu desfazer tudo: demolir as benfeitorias, destruir as plantações, danificar a terra tornando-a improdutiva.
         Conclui o narrador explicando o sentido da parábola: a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e o povo de Judá, sua dileta plantação; eu esperava deles frutos de justiça - e eis injustiça; esperava obras de bondade - e eis iniqüidade.”
        
          Irmãos queridos.
         Vamos deixar de lado Israel, o povo de Judá. Vamos comparar com o povo de hoje e mais particularmente o povo da nossa comunidade.
         Deus preparou tudo e tudo tinha para dar certo. Mas o homem não soube cuidar dos bens do Criador. Não soube viver segundo os seus Planos. E tudo foi abaixo. O resultado da falta de atenção aos Planos de Deus levou o homem à desordem, ao pecado.
         Deus até poderia ter pensado em destruir tudo o que fizera acabar com o homem, destruir a sua própria Criação. Mas não fez embora  queixado contra a iniquidade.
Afinal, a Criação é de Deus. Nós pertencemos a Deus e Deus nos ama. Mas como Pai amado não poderíamos Dele esperar outra coisa a não ser a chance de recuperar tudo. Ou melhor: a chance de sermos recuperados, convertidos.
Deus, como vinhateiro por excelência, nada fez de errado. Se o resultado do que Ele plantou não correspondeu, a culpa foi nossa. Compete-nos, portanto, fazer a nossa parte porque tudo o que Deus Criou continua perfeito.
Jesus é a pessoa que veio do Pai para nos mostrar o caminho para essa recuperação. Foi morto pelos homens, assim como o filho do dono da vinha de que nos fala o Evangelho de hoje. Mas ressuscitou.

São Paulo na carta aos Filipenses tranquiliza-nos encorajando-nos a apresentar as nossas necessidades a Deus sem deixar de fazer aquilo que nos compete: trabalhar honestamente, ser “verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso”, manter-se fiel à Igreja de Cristo sem afastar-se da Missa e dos Sacramentos, enfim, fazer o que Jesus Cristo ensinou e confiou aos seus sucessores.

         A parábola de Jesus apresentada por Mateus também aproveita da plantação de uma vinha numa historia semelhante a narrada por Isaias apresentando um proprietário que tudo preparou eficientemente e a arrendou a vinhateiros.
         No tempo certo o proprietário mandou seus empregados para receber os frutos do arrendamento.
         Porém,.nas duas vezes que mandou seus empregados, foram apedrejados e mortos. Então pensou o proprietário que se mandasse seu próprio filho ele seria respeitado. Mas os vinhateiros também o mataram.
         O questionamento veio na pessoa dos sumos sacerdotes e anciões: “Com certeza o proprietário virá e mandará matar esses perversos”.
No final Jesus se posiciona como sendo ele a pedra angular, o marco de uma nova vida, de um novo caminho de restauração da humanidade. Não para vingar, mas para converter as pessoas para o bem e para a Salvação,  ressalvando o direito de escolha de cada um no sentido de ensinar que a Salvação é oferecida a todos, sem exceção, mas não é imposta. Aceita quem quiser, mas não sem antes saber que se não escolher pelo caminho do Senhor  o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.
Significa meu irmão, que consciente de que Jesus Cristo é o Senhor, e que tudo o que ele fez, ensinou e deixou para a humanidade é para ser assumido inteiramente por todos nós, e que esse caminho por Ele traçado e confiado está na sua Igreja, não podemos nos desviar sob pena de perdermos o Reino dos Céus.
É uma questão de querer. A Salvação é dom gratuito de Deus. Jesus morreu por nós. A lição do vinhateiro está dada.  A Salvação está plantada em seu coração. Basta cultivá-la.
Louvado seja N.S. Jesus Cristo
Diác. Narelvi

2 comentários:

  1. Diácono Narelvi, agradeço seus votos e desejo para o senhor e família o mesmo. Obrigado, Vânia.

    ResponderExcluir
  2. 04.10.11
    Amém Dr. Narelvi
    Que tenhas uma boa semana.
    Humberto Bicca Júnior

    ResponderExcluir