Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 3 de julho de 2016

PEDRO O PRIMEIRO PAPA




REFLEXÕES DOMINICAIS – 03.07.16
2ª Leitura e Evangelho: 2Tm 4,6-8.17-18;  Mt 16,13-19
Solenidade de São Pedro e São Paulo
PEDRO, O PRIMEIRO PAPA
“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” É a pergunta de Jesus que ecoa até hoje.
Se essa pergunta fosse dirigida a você, como responderia? Diria que Jesus é um filósofo, um médium evoluído, um revolucionário, um homem bondoso, um curandeiro, ou um “João qualquer” que pode ter o seu nome lançado aos ventos para que cada um use-o a seu bel-prazer como rótulo de religiões?
No Evangelho de hoje Mateus conta que Jesus teve a curiosidade de saber sobre o que os homens do seu tempo diziam a seu respeito.  João Batista, Elias, Jeremias, um profeta...  Foram algumas das evasivas respostas até que dirigindo-se a Pedro Jesus ouviu o que esperava. Disse Pedro: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
Se essa pergunta fosse lançada aos crentes católicos e de todas as outras denominações cristãs, teríamos unanimidade nas respostas? Certamente que a grande maioria responderia corretamente, mas infelizmente muitos deixariam a desejar.
Foi a resposta correta do apóstolo Pedro que convenceu Jesus a escolhê-lo e nomeá-lo chefe da sua Igreja, da futura Igreja Católica: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".
Irmãos e irmãs, Pedro foi o primeiro a dirigir a Igreja de Jesus aqui na terra e depois dele, um a um por séculos e séculos até hoje a Igreja Católica que apesar de algumas tribulações jamais perdeu sua direção sob a chefia universal do sucessor o Papa Francisco
É essa direção segura sob as luzes do Espírito Santo e a promessa de Jesus que contempla a humanidade -  embora ainda falte chegar a muitos -  que abriu os corações dos homens para enxergarem pela fé e por atos concretos que Jesus é Deus e Salvador, que reservou a Bíblia como livro inspirador dos ensinamentos de Deus ao alcance de todos, que aprendemos sobre sua Nossa Senhora e todos os Santos,  e tudo o mais que diz respeito ao Sagrado.
Jesus nos pede a perseverança, confiança, fé, oração, fidelidade, como virtudes que pela Igreja abrem caminho para o céu.
Paulo teve essa experiência e confessou um dos mais lindos votos de confiança pouco antes de morrer: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”.
Paulo ressalvou, portanto, que ele não era o único merecedor da coroa dos justos, mas todos os que vivem em Cristo Jesus.
Salve Cristo! Salve o Papa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário