Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

sexta-feira, 8 de julho de 2016

ASSIM CREMOS!




Questionamentos apresentados por um interlocutor - Vários assuntos.-08/07/2016 -
Dividi seu texto em versículos para desenvolver melhor as respostas.
1. Todos tem que refletir com Cristo Jesus, pois se dobrarmos nossos joelhos e abrirmos nosso coração aceitando a Jesus como nosso único Salvador, ele nos mostrará a verdade.
2. E a verdade está na Bíblia. Basta solicitar entendimento a Jesus e ele nos concederá a verdade. Irmãos errais por não examinar as escrituras, disse Jesus.
3. A igreja católica errou feio, pois se não tivesse errado não haveria separações.
4. Tenho 38 anos e já aprendi um pouco sobre religião. Um homem justo perante Deus não tem salvação? (errais por não examinar as escrituras). Religião não salva. Até Abraão foi justificado pela fé. E ele não tinha religião. A igreja de Jesus é aquele que faz a vontade de meu pai, ou estou errado?
5. Será se todos os discípulos de Jesus tendo orado a Deus pelo perdão dos pecados de Judas Iscariotes ele receberia perdão depois de sua morte? Jesus disse: Ai daquele que trair o filho do homem, bom lhe seria não ter nascido.
6.Eu tenho certeza de que a maioria das igrejas tem pessoas justas por isso a minha preocupação é imitar a Jesus Cristo o único intercessor entre o céu e a terra, ou teve outro que padeceu por mim na cruz? Irmãos buscai e vos será mostrado. A paz de meu Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja convosco. Busquemos a Cristo que é mais importante e amemos um ao outro que é o que nos dá a salvação. Ósculos a todos.

RESPOSTAS:

1.  É VERDADE!

2. A verdade está na Bíblia, sim, o problema está na sua interpretação. Contudo, Deus é infinitamente maior do que tudo o que se encontra na Bíblia. Veja Jo 21,25.

No episódio narrado em Mt 22,29, Jesus respondeu aos saduceus que estavam enganados quanto a ressurreição porque não conheciam, ou não entendiam, ou não compreendiam “as escrituras e o poder de Deus”.

Portanto, Jesus não condicionou o entendimento ou conhecimento da verdade na simples leitura ou decoreba da bíblia, mas compreende-la. Acima de tudo, o leitor da bíblia precisa sentir a intenção de Deus com outros auxílios como oração, magistério da Igreja, teólogos, exegetas, estudos... e ajuda do Espírito Santo.  Interpretar isoladamente a bíblia pode levar a enganos. Veja o que Filipe falou para o Eunuco em At 8,30-31.

A propósito, quantas igrejas evangélicas existem inclusive a sua muitas pregando diferentemente umas das outras USANDO A MESMA BÍBLIA?

3. Querido.  Os que deixaram a Igreja primitiva (católica) foram devido as consequências negativas do movimento PROTESTANTE liderada pelo Pe. Lutero. A Igreja Católica manteve-se coesa. Quem se multiplicou devido a livre interpretação da Bíblia e cada um por si, foram os protestantes (evangélicos), que continuam se dividindo.

A separação do cristianismo está bem explicada no texto principal.

4. Pois eu tenho 74 anos e por isso já aprendi muito mais do que você. E humildemente sou diácono ordenado da Igreja Católica.

A religião por si mesma não salva ninguém. O justo e quem tem fé salvam-se! Mas como verdadeiramente compreender o sentido de JUSTO e FÉ? E se não houvesse a “religião”, eu e você não teríamos a nossa. E veja como você se empenha para depreciar a católica e fazer valer a sua. Existem momentos em que mesmo o pecador é justo; todos os seguidores de uma crença religiosa têm FÉ. Por que então as diferenças? O que você me diz dos seguidores do Estado Islâmico que em nome de Alla sentem-se justos cometendo atrocidades contra pessoas e jurando fidelidade?

A religião é necessária e sempre existiu de uma forma ou de outra. Quem nos ensina sobre Cristo e Salvação para nós é a Biblia, a Tradição e o Magistério da Igreja, na religião; a Salvação é de Jesus mas passa pelo caminho da religião católica. A prudência então é estar na religião certa.

5. Amigo. NINGUÉM RECEBE PERDÃO DOS PECADOS DEPOIS DA MORTE. Mas pode receber o perdão e ser salvo até no ultimo momento da sua vida, e os discípulos podiam assim como nós hoje, orar pelos pecadores vivos para que se convertam e sejam salvas. Vocês não intercedem?

Você tem certeza de que Judas Iscariotes foi para o inferno? Eu não tenho, pois sendo Deus infinitamente bondoso e misericordioso, e por seu Filho Jesus Cristo ter trazido à humanidade a Salvação, eu te pergunto: Judas não pode ter se arrependido e recebido o perdão? Por que não? A salvação não é oferecida PARA TODOS?  

Talvez você esteja pensando no PURGATÓRIO. No purgatório não se apagam os pecados - pois quem morre em pecado vai para o inferno - mas purifica-se da ferida, digamos assim, que o pecado apesar de perdoado causou na alma.   A alma que vai para o purgatório já tem assegurado para si o Céu.

Quanto a Mc 14:21, realmente quem trai Jesus comete pecado de tal gravidade que é advertido com uma maneira severa de falar: “bom seria que não tivesse nascido”. Mas podemos tirar disso uma previa condenação? Aonde fica a mensagem de perdão que Jesus trouxe? Não seria incoerência achar que Judas, mesmo tendo traído não pudesse se arrepender em vida – hipótese perfeitamente aceitável – e tivesse que ir para o inferno? Jesus não o perdoaria?  O que dizer de Pedro que negou (ou traiu) Jesus três vezes? E os que condenaram Jesus à morte na cruz? Nós, com nossos erros e pecados não estamos traindo Jesus? Então quando Jesus disse que “É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus” (Mc 10,25) Jesus teria sentenciado todos os ricos ao inferno? Lembre irmão, que Jesus antes de morrer clamou ao Pai: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34).


6 O seu arremate é mais harmonioso. Ser imitador de Cristo é atitude da maior responsabilidade e é o que ele espera de nós. Pessoas justas em todas as igrejas... Intercessão... amor e paz... Ótimo! Mas esses sentimentos não podem ser superficial, preconceituoso, contrário à doutrina de Cristo, trilhar por caminhos paralelos ou bifurcados, pois “nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus” Mt 7,21.

Desejo que você avance para aguas mais profundas conforme disse Jesus em Lc 5,4 e ouvimos seguidamente do nosso Papa, e tenho certeza de que encontrará o que procuras.
Na paz de Cristo.
Dc. Narelvi.  
Recomendo:
 http://livrodiacononarelvi.blogspot.com.br/2011/05/como-aconteceu-separacao-do.html?showComment=1468023485151#c355944092448276084

2 comentários:

  1. "5. Amigo. NINGUÉM RECEBE PERDÃO DOS PECADOS DEPOIS DA MORTE."
    Pois não era exatamente isso que vendia a igreja católica com as chamadas "indulgências", um dos motivos do protesto de Lutero?
    (Lutero, a propósito, não tinha a intenção de criar o cisma da igreja.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta.
      Irmão anônimo. Jamais a Igreja “vendeu” indulgencia para o perdão dos pecados após a morte. Já foi bem exposto e qualquer bom cristão bem formado sabe disso. Até mesmos os bem conscientes protestantes sabem. Quanto a Lutero, pai dos protestantes, precisa ser bem estudado, refletido e entendido. A indulgência sempre existiu. Na Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina do Papa Paulo VI diz no canon 1: Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos.
      O Pe. Paulo, no site http://noticias.cancaonova.com/brasil/indulgencias-padre-paulo-explica-o-que-sao-e-quais-seus-efeitos/ ensina: “Para que as pessoas entendam o que é indulgência é necessário entender antes o que é pena temporal. Quando vamos nos confessar o sacerdote perdoa a pena eterna. Por causa dos nossos pecados, nós merecemos o inferno, então, o sacerdote perdoa os nossos pecados e com isso nós seremos salvos. / Mas, ao mesmo tempo, o pecado tornou o nosso coração pior, nosso coração não está pronto para entrar no céu. Se eu me confessar e morrer imediatamente após a confissão, eu estou salvo, mas não estou santo. Por que ainda não amo a Deus de todo o coração, de toda alma e todo o entendimento. Então, a pessoa que morre nesta situação vai para o purgatório e, ali, purifica-se. / A indulgência é a remissão deste tempo do purgatório. A absolvição sacramental livra a pessoa do inferno e a indulgência livra a pessoa do purgatório.
      Portanto, meu irmão, não confunda “Venda de indulgência ” que nunca ocorreu, com “concessão de indulgência” que é gratuita. O beneficio da indulgência encontra espaço para as almas do purgatório.
      Não pense você que basta confessar os pecados e pronto, já está livre. Eu te pergunto: VOCÊ JÁ CONFESSOU OS PECADOS SEGUNDO AS REGRAS DA SUA IGREJA? Tenho certeza que sim, assim como tenho certeza que você voltou a pecar e voltou a confessar. Porque? Porque somos fracos, pecadores na essência pelo pecado de Adão. Por mais que nos arrependamos dos nossos pecados e confessemos, preservamos em nosso intimo a tendência pecaminosa e pecamos novamente.
      Pois bem, para entrar no Céu, ser Santo, não basta estar perdoado dos pecados, mas precisa, acima de tudo, que a alma esteja plenamente liberta dessa mancha, dessa tendência. Se você morrer perdoado estará apto para entrar no céu, mas não enquanto essa tendência não desaparecer porque você levaria para o Céu essa tendência e lá no céu você conservaria seus “maus instintos” e tentação de pecar. Assim Deus não quer. Para essa situação existe o purgatório para liberar o sentimento tendencioso do pecado e as indulgências são meios eficazes para expurgar da alma essa tendência (palavra que estou repetindo propositadamente porque fortemente explicita a situação). Somente depois é que gozará em plenitude do Céu, como verdadeiro santo. Ressalvo que aqueles que ao morrerem não guardam no coração ou na alma esses resquícios de pecado, não precisarão nem do purgatório, nem das indulgencias.
      Quanto a Lutero, na verdade ele não queria terminar com a Igreja Católica e menos ainda fundar o protestantismo. Mas sua maneira de conduzir o protesto como livre interpretação da bíblia ou a Sola Scriptura, e apoio dos adeptos, levou a essa confusão toda das seitas protestantes.
      Leia: http://diacononarelvi.blogspot.com.br/2016/12/lutero-e-as-indulgencias.html

      Excluir